blogdejjpazevedo

BlogdeJJPAzevedo.com

Escrito por José Joaquim

Maldito Futebol Clube é um filme sobre a vida de um treinador do futebol inglês, lançado em 2012, e que continua atualizado nos dias de hoje. Brian Clough é o personagem principal, e que nos mostra a pressão que um profissional passa em qualquer equipe.

O presidente de uma grande empresa, ou mesmo os seus executivos, podem andar nas ruas, nas lojas sem questionamentos, mas se um treinador de futebol em qualquer parte do mundo, tiver tal liberdade será abordado pelos que gostam desse esporte, inclusive com várias provocações.

O filme retrata um personagem que era um atleta mediano, embora artilheiro nos clubes que defendeu, que o levou a Seleção Inglesa. Uma lesão grave prejudicou a sua vida profissional, passando sérias dificuldades, levando-o finalmente a carreira de treinador.

Conquistou com o Derby Country o título da 2ª Divisão, e levou o clube a Copa dos Campeões da UEFA.

O filme retrata o temperamento difícil de Brian, que rompeu com o seu assistente e posteriormente com o antigo clube, passando por outra fase de momentos difíceis, só retornando ao sucesso em 1975. Em 1974 fracassou no mesmo Derby County, e posteriormente assumiu o cargo de Don Revie, técnico do Leeds, desde que este tinha sido convocado para comandar a Seleção Inglesa.

Brian tinha uma fixação pelo trabalho de Revie e queria ultrapassa-lo, e nesta ânsia todo o seu projeto fracassou em seis semanas, desde que tentou uma renovação drástica, inclusive de métodos de trabalho no clube que não foi assimilado por seus atletas, levando-o ao insucesso.

Brian assimilou os seus erros, e verificou que o ser humano não aceita transformações bruscas, e muito mais o atleta de futebol, daí ao assumir em 1975, o time do Norttigham Forest, clube da 2ª Divisão, conseguiu leva-lo a conquista de títulos ingleses e ao Bi da Copa dos Campeões da Europa em 1979 e 1980.

O interessante do filme está em algumas entrevistas com atletas e dirigentes do futebol inglês da época de Brian, que falam sobre seus fracassos e seus sucessos, mostrando a sua personalidade. O roteiro mostra que o fator equilíbrio é fundamental para a montagem de uma grande equipe.

Não basta só o comprometimento, luta e inteligência, e a narrativa demonstra que se o trabalho partir de equívocos, o resultado será o abismo coletivo, onde todos cairão.

Brian Clough, faleceu no ano de 2004, e é considerado por parte dos desportistas ingleses, como o seu maior treinador.

O filme pode ser visto pela internet, o qual recomendamos a todos os profissionais o assistirem. Trata-se de um bom ensinamento.

Quantos profissionais como o Brian temos em nosso Brasil?

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar