blogdejjpazevedo

BlogdeJJPAzevedo.com

Escrito por José Joaquim

A Série B está mais embolada, do que as músicas do falecido embolador pernambucano, Manézinho Araujo. Pelo menos seis clubes estão na disputa do páreo que poderá leva-los a Série A Nacional de 2017. Avaí, Londrina, Brasil de Pelotas, Bahia, CRB e Náutico, são os candidatos para as duas vagas restantes. Trata-se de uma disputa cabeça a cabeça, e que irá depender de bons jóqueis para leva-los ao photochart  do disco de chegada.

A diferença do 4º lugar (Londrina), para o 8º, Náutico é de apenas 3 pontos. Nos nove jogos que foram realizados pela 28ª rodada, desde que o jogo Sampaio vs Vila Nova foi adiado para o dia 25, o mando de campo teve o seu peso. Foram sete vitórias para os donos da casa, e apenas uma dos visitantes e um empate. A força do mando será um ponto importante para a decisão final. Todos os pretendentes ganharam os seus jogos. Um fato inusitado.

As agencias de risco, ao contrário do que aconteceu com o Sport, aumentaram as notas do alvirrubro que passou a ter 24% de chances de chegar ao G4. Para que isso aconteça necessário se faz incrementar a sua performance como visitante que será fundamental para a corrida que chegou na sua reta final.

Entre os clubes que estão na disputa, (não colocamos Vasco e Atlético-GO), Avaí e Bahia são os dois melhores em aproveitamento como mandantes (76%), seguidos pelo Brasil de Pelotas (71%), Náutico (69%), Londrina (60%) e CRB (48%). O time alagoano com esse percentual leva uma boa desvantagem para os demais, demonstrando que será difícil acompanhar essa turma. Mancou no meio da pista.

Por outro lado como visitante, o melhor é o CRB (54%), seguido pelo Londrina (47%), Brasil de Pelotas (33,8%), Avaí e Náutico (31%) e Bahia (26%). O pernambucano e o baiano tem que melhorar um pouco mais a pontuação nesse item, que representa a sua maior dificuldade de chegada ao grupo maior.

O returno é fundamental para que os cálculos de chances sejam determinados. Nessas nove rodadas realizadas, o Avai se apresenta com um percentual de campeão, com 81,48% de aproveitamento, o dobro do líder Vasco da Gama. A seguir, um pouco distante o Bahia (66,67%), Londrina (63,08%), Brasil de Pelotas e Náutico (51,8%), e o CRB bem longe com 37,0%.

Procedendo-se com os cálculos, e se não houver uma melhora em alguns clubes, inclusive o Náutico, principalmente nos jogos como visitantes, as chances para o G4 estão assim determinadas: Vasco da Gama, 95%, Atlético-GO, que teve uma queda (84%), Avaí (56%). Londrina (46%), Bahia (40%), Náutico (24%) e CRB (22%). Na realidade o alvirrubro de Pernambuco saiu da UTI e está respirando sem aparelhos, e matematicamente tem chances de chegar entre os componentes do G4. Só depende de suas forças, e melhorar o percentual de visitante.

Por outro lado, o ponto mágico aumentou para 62 pontos, que é o percentual do atual 4º colocado (Londrina).  

O páreo está chegando ao seu final, e todos de binóculo às mãos acompanhando essa embolada sensacional, cantando o refrão:

¨Pra onde vai valente?

Vou pra linha de frente¨.

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar