* O Sport Recife no meio da turbulência com relação a saída do treinador Oswaldo de Oliveira que acertou contrato com o Corinthians, começa na manhã de hoje a semana decisiva na sua luta contra o rebaixamento.
A diretoria do clube afirma que nada sabia sobre o assunto do seu técnico, mas na verdade esses que negam foram os mesmos que mantiveram contatos com três agentes de treinadores, e tinham na ponta da lista Milton Cruz, que foi assistente técnico do São Paulo por muitos anos. Todos tinham conhecimento da tratativa do técnico com o clube paulista, inclusive os dirigentes rubro-negros.
Por outro lado as informações que colhemos é que independente da ida de Oliveira para o alvinegro paulista, seu destino já estava marcado no caso de uma derrota contra a Chapecoense.
Trata-se sem dúvidas de um evento importante e com um bom percentual de decisão para o rubro-negro da Ilha do Retiro, desde que em quatro jogos como visitante nesse returno não conquistou sequer um ponto.
Uma derrota poderá leva-lo para a zona da degola. A segunda decisão será no final da semana, jogando como mandante contra o Vitória, que é um dos que tentam fugir da foice do carrasco.
A torcida rubro-negra irá rezar para Nossa Senhora Aparecida para que seu time não tome o caminho do Gólgota.
NOTA 2- O JUVENTUDE E A SUA BASE
* O Juventude de Caxias já esteve por muitos anos na Série A Nacional, teve o seu momento de decadência e terminou batendo na Série C, onde permaneceu por muitos anos, e no último domingo conseguiu subir para a B.
Por outro lado o clube ainda está disputando as quartas de final da Copa do Brasil, tendo como adversário o Atlético-MG que venceu o jogo de ida realizado em Belo Horizonte, com o placar de 1x0. Tem chances de continuar na competição.
Empatar em Fortaleza e conseguir o acesso perante 60 mil torcedores contrários, representa algo que não pode deixar de ser debatido.
O clube sofreu uma metamorfose, através do planejamento de uma diretoria com os pés no chão. Os seus custos em 2016 chegarão ao valor de uma folha salarial do Internacional.
Gastará no futebol R$ 9,6 milhões nos 12 meses, inclusive nas escolinhas, e comissão técnica. Dos 32 jogadores da equipe principal, 18 vieram da base. O Juventude é o terceiro maior formador do Rio Grande do Sul, e os investimentos são feitos em jovens do próprio estado.
Voltamos ao tema que batalhamos a anos. A formação será a salvação do futebol de Pernambuco, mas para tal terá que ser bem feita, com uma boa estrutura. Existe um esgotamento de contratações que levam do nada para o nada, e mais um exemplo para comprovar tal fato vem do interior gaúcho.
NOTA 3- PALMEIRAS X CORINTHIANS
* Os dois melhores clubes do Brasileirão são aqueles com boas gestões, embora com modelos diferentes.
O Palmeiras tem uma governança monocrática, com um presidente rico que empresta dinheiro do seu próprio bolso.
Do outro lado, o Flamengo cujo modelo é o ideal, com uma governança corporativa que o transformou no maior clube do Brasil.
O alviverde domina a competição na liderança por 20 rodadas seguidas, e sempre com o rubro-negro em seu encalço. Em todos os sites de probabilidades, o clube paulista é o favorito absoluto.
Esses percentuais são tirados de acordo com as performances de cada um, e pelo que vem pela frente. O Flamengo leva vantagem por ter jogado menos do que o adversário, conta com o Maracanã lotado em seus três últimos jogos em casa, e está fora da Copa do Brasil.
Observando-se os adversários dos cinco próximos jogos da equipe alviverde, essa ganha de goleada com relação ao grau de dificuldade. Enfrenta o Cruzeiro, Figueirense, Sport, Santos e Inter. Deses só o time peixeiro está numa boa colocação, os demais lutam contra o rebaixamento.
Por outro lado o clube da Gávea joga contra o Fluminense, Internacional, Corinthians, Atlético-MG e Botafogo, ou seja, apenas um da parte mais abaixo, e quatro que lutam pelo G6.
Os amigos que visitam o blog poderão proceder com os seus cálculos, e acharem quem irá ser o campeão. O blog tem a sua opinião, e crava o Palmeiras para a conquista do troféu.
NOTA 4- MALDITO CALENDÁRIO
* O responsável pelo Calendário do futebol brasileiro deveria pagar uma penitência de joelhos sobre caroços de milho, assistindo jogos das diversas competições realizadas no Brasil, ouvindo os nossos narradores e comentaristas.
O Grêmio de Porto Alegre terá uma maratona de quatro jogos em dez dias, com uma viagem intercalada, ou seja 2,5 dias de diferença entre cada partida.
No dia 13 joga em casa contra o Atlético do Paraná, no dia 16 enfrenta o Santos na Vila Belmiro, no dia 19 é a vez do Palmeiras pela Copa do Brasil, em São Paulo e finalmente no dia 23, o Grenal.
Um crime contra os profissionais, e casa cheia nos Departamentos Médicos.
Só no Brasil de Del Nero.
NOTA 5- VIVA O FUTEBOL BRASILEIRO
* Passado seis meses do fim do Campeonato Mineiro, árbitros da Federação local ainda não receberam os pagamentos de alguns jogos apitados no torneio.
Compromissos no Módulo I, Módulo II, e confrontos das categorias de base não tiveram as suas taxas repassadas para os profissionais do apito.
O mais grave é que esses tiveram que arcar com os custos de deslocamento, alimentação e hospedagem do próprio bolso.
A Federação Mineira que enche as suas burras com as taxas cobradas, até o momento não tomou nenhuma providência para o tais pagamentos.
VIVA O FUTEBOL BRASILEIRO, O MAIS ORGANIZADO DO MUNDO.