* O jornalista Washington Rodrigues, do jornal o DIA, tem uma visão igual a nossa quanto ao trabalho de Tite e de sua comissão.
No último sábado esse escreveu um artigo bem interessante que veio ao encontro de um que postamos há pouco tempo.
O assunto foi o mesmo, a coletiva do trio de ouro, Tite, Edu Gaspar e Silvinho, que trataram os amistosos caça-níqueis como fossem importantes.
Por uma coincidência o jornalista citou que o técnico falou sobre a sua recente revelação, Alan, que terá 28 anos em janeiro, e focou o que sempre estamos mostrando, que a convocação o colocará na vitrine com possibilidades de um bom contrato na Inglaterra, desde que nesse país um jogador estrangeiro tem que ter pelo menos uma passagem por uma seleção que está no topo mais alto da FIFA.
Na verdade tal fato é uma realidade que acontece há muitos anos no sistema, quando jogadores estranhos entram na lista daqueles que irão jogar com a camisa do Circo.
Fred que estava na Ucrânia é um bom exemplo, foi para a Copa do Mundo na Rússia, não jogou, mas conseguiu um contrato milionário com o Manchester United. Os seus agentes choraram de alegria.
O mais interessante da coletiva e que não tínhamos observado, foi a descoberta de Edu Gaspar que a distancia da Inglaterra para o Brasil é menor do que a do Brasil para essa, e por isso a sua seleção não pode atuar nas gramados brasileiros por determinação da FIFA que limita as distancias, mas a seleção do Circo pode jogar na terra da Rainha.
São coisas de nosso futebol.
NOTA 2- NA SÉRIE B O G4 DO ACESSO AINDA NÃO ESTÁ DEFINIDO
* Faltando apenas cinco rodadas para o final da Série B Nacional, pelo menos as duas últimas vagas para o acesso ainda não foram definidas.
Com o encerramento da 33ª rodada, dois times do G4 venceram os seus jogos, Avaí e CSA, um empatou, o líder Fortaleza, e o Goiás teve mais uma queda ao ser derrotado pelo Avaí que tomou o seu lugar na vice-liderança. O time goiano está na 4ª colocação com 53 pontos.
O Vila Nova que poderia estar nesse grupo perdeu para o Londrina que completou a 7ª rodada invicta, e chegou perto do grupo maior com 50 pontos.
Com a vitória do Atlético-GO para o BOA, esse voltou a ter chances de voltar a Série A em 2019. Somou 51 pontos, dois a menos que o Goias, e de três para o CSA.
A luta continua embolada.
Na parte da degola pelo menos seis clubes estão tentando fugir da foice da Caetana, Boa que tem mais de 80% de chances de ser degolado, Sampaio Correa que chegou a dar uma pequena fuga mas retornou ao convívio dos desesperados, Paysandu, que a cada uma rodada rola mais rápido na ladeira, o Juventude que é o 17º com um ponto a menos do CRB e dois para o Brasil de Pelotas.
Entre esses teremos os quatro clubes que irão disputar a Série C de 2019.
O Fortaleza com 61 pontos necessita apenas de uma vitória para confirmar o acesso conforme a matemática, embora virtualmente já esteja classificado.
A competição continua equilibrada, mas com pouco publico, o que é lamentável.
NOTA 3- UMA GOLEADA ACACHAPANTE
* O fundo do poço chegou para o Real Madrid após a goleada de 5x1 ofertada pelo seu maior rival, Barcelona.
O time catalão dominou a primeira etapa, com uma superioridade total, com a posse de bola, toque rápidos.
O primeiro gol saiu aos 10', da autoria de Coutinho. Aos 27' o VAR foi utilizado, marcando um pênalti contra Suárez, que fez a cobrança e ampliou o placar. O Real totalmente desorganizado, não conseguia acertar os passes. Ficou entregue ao rival.
O time merengue acordou depois da volta do vestiário, e Marcelo diminuiu a vantagem. O jogo tornou-se equilibrado. Num contra-ataque, veio o terceiro gol do Barcelona (Suárez). Logo após mais um gol do atacante uruguaio, aumentando a goleada para 4x1. Aos 41' Vidal fechou o resultado com o quinto gol.
Tudo isso sem a presença de Lionel Messi.
A situação do técnico Lopetegui no comando do time merengue é desesperadora, desde que em cinco jogos, o Real não conquistou uma única vitória, com quatro derrotas e um empate nos últimos jogos. Não irá suportar, e segundo os jornais de Madrid, Antônio Conte será o próximo treinador.
São coisas do futebol.
NOTA 4- CEARÁ E ATLÉTICO-MG ENCERRAM A 31ª RODADA
* O último jogo da 31ª rodada do Brasileirinho será realizada na noite dessa segunda-feira no Castelão lotado, envolvendo o Ceará, 15º, com 34 pontos, e o Atlético-MG, 6º, com 46 pontos.
Ambos necessitam de uma vitória para as suas pretensões.
Com a sexta-melhor campanha do returno a equipe cearense mesmo perdendo o jogo continuará fora da zona da degola.
Isso ocorre porque o Vitória perdeu para o São Paulo e estancou nos 33 pontos, e quem assumiu a 17ª colocação foi a Chapecoense que venceu o América-MG, que fica atrás do alvinegro pelos critérios técnicos.
O Ceará precisa vencer esse encontro para colocar 3 pontos à frente dos seus adversários, e por estar jogando em casa que é o fator que poderá ajuda-lo a não ser degolado pela Caetana.
Do lado do time mineiro os três pontos serão importantes para as suas pretensões de uma vaga na Copa Libertadores.
Um jogo difícil, e uma derrota do time cearense irá complicar a sua vida, desde que depois desse jogo esse só terá mais três como mandante, ou seja 9 pontos a serem disputados.
Além disso tem muita gente secando-o nessa noite.
NOTA 5- OITO CLUBES QUE VENCERAM O RETURNO GANHARAM O TÍTULO DO BRASILEIRINHO
* Desde 2003 até 2017 foram realizados 15 campeonatos de pontos corridos, e as estatísticas mostram que os oito clubes que chegaram na liderança do returno conquistaram o título (53,3%).
Os números estão favoráveis ao Palmeiras que lidera com folga essa fase.