blogdejjpazevedo

BlogdeJJPAzevedo.com

Escrito por José Joaquim

Não existe a menor possibilidade do Brasil sair do marasmo em que se encontra, enquanto a educação continuar andando à passos de tartaruga. O nosso país é o maior exemplo de um péssimo sistema educacional. Isso se reflete nos esportes, que minguou no passar dos anos.

Até Marx, pai do socialismo, no seu famoso ¨O CAPITAL¨, afirmava que: ¨a educação no futuro unirá, para todas as crianças de uma certa idade, o trabalho produtivo com a instrução e a ginástica, e isso não apenas para aumentar a produção social, mas como único método de produzir homens completos¨. Isso foi escrito no século XIX, e estava certo.

A escola pública brasileira faliu, e com exceções pontuais não ensinam a cultura, e a formação esportiva. Pernambuco foi um estado que tinha bons equipamentos esportivos, em especial a cidade do Recife com seus Centros Sociais Urbanos, que uniam a educação com o lazer. Foram degradados, restando alguns como símbolos de um bom tempo.

Não temos uma referência para a formação de atletas, desde que a escola deixou de sê-lo, principalmente a pública que era um campo impulsionador dos esportes. Infelizmente o sistema faliu, e com isso, enterrou as possibilidades de um trabalho positivo na área de educação e lazer.

O Programa Terceiro Tempo, uma iniciativa do Ministério da Educação, foi uma boa proposta, no entanto descambou para a corrupção e desvio de verbas. Foi um Terceiro Tempo para aqueles que afanaram o dinheiro público. O interessante é que esse modelo foi copiado do governo francês, que obteve sucesso nos anos 60 e 70, com a recuperação dos esportes. A escola de tempo integral, e modelos como o Compaz que estão sendo implantados, poderiam atender uma boa demanda.

Vivemos sem dúvida na ¨Era da Imbecilidade¨.

O maior exemplo está nesses protestos feitos por alguns aloprados, do nada para o nada. A maioria não sabe sequer o que é a PEC dos Gastos, mas continuam nas ruas. São grupos formados por estudantes que não estudam, trabalhadores que não trabalham, intelectuais que não pensam e de juristas que nunca abriram um livro de direito.

Qual a razão de não protestarem para uma escola pública melhor, visto que essa é a ponta do iceberg para a recuperação nacional, através da formação do homem e do cidadão?

A importância da educação física nas escolas está interligada na formação e aptidões desde a mais tenra idade, entre os 7 e 14 anos, cujo papel  a ser desempenhado está comprovado através de vários trabalhos científicos. É na escola onde se encontra a grande massa da infância e juventude.

Sabemos que essas não possuem equipamentos esportivos, mas estão disponíveis nos clubes, que muitas vezes são ociosos. Um simples contrato entre o poder público e o privado resolveria o problema. Além disso seria um celeiro para os setores esportivos das entidades.

Com esse trabalho, feito de forma séria, sem a participação da corrução, em um prazo mediano, teríamos uma redução de menores assassinados, ou cometendo crimes no dia a dia, e os vazios dos Centros de Reabilitação, que na verdade não conseguem reabilitar ninguém.

Sem a boa escola o futuro do Brasil continuará cinza.

Comentários   

0 #1 Inversão de ValoresBeto Castro 14-11-2016 22:54
As contradições do blogueiro são incompreensíveis. Crítica a quadrilha da bola, mas defende todas as mistificações que os seus quadrilheiros inventaram. Crítica os movimentos sociais, porquanto conservador ao extremo, além de apoiar o engessamento do Brasil e de 200 milhões de vítimas dos golpistas. Estudantes que não estudam são os coxinhas, trabalhadores que não trabalham são os proxenetas do capitalismo colonial, intelectuais que não pensqm são o centurião lagartixa da FGF e o Homem da Onça da Educação que não tem qualquer noção de Educação e juristas associados aos golpistas da Brabuda, da Casa Funerária, dos Doze Tribos do Velho Testamento, dos traficantes de pixulecos e placas e de escravos boleiros. Ainda cita o barbudo messiânico anacrônico e ultrapassado para fingir que é socialista progressista. É um caso de Patoamarelismo sem solução.
Citar

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar