blogdejjpazevedo

BlogdeJJPAzevedo.com

Escrito por José Joaquim

O Sport é um clube que gosta de manter as suas tradições, e entre essas a de ter um Papa e diversos Cardeais que orientam a sua vida. Faz parte da história rubro-negra.

O mais famoso foi Marcelino Lopes, que teve uma grande influência na vida da agremiação nas décadas de 50 e 60. Um personagem respeitado, e que prestou relevantes serviços ao clube. Era reverenciado como o Papa de todos rubro-negros. Nós o conhecemos bem de perto. Na construção da sede foi um dos seus maiores baluartes. Infelizmente foi esquecido e a nova geração não conhece a sua história. Aliás esse é um dos males dessa agremiação.

Eleição no Sport tinha que ter a sua benção, que convocava o Concílio dos cardeais para a aprovação do candidato.

Logo após a fumaça branca saia das chaminés da Ilha do Retiro, comunicando que havia um novo presidente, desde que o indicado seria eleito pelos sócios que seguiam a bula papal.

Até que dava certo, desde que nesse período tivemos excelentes dirigentes. Mantendo a tradição, da década de 80 até a nossa o Sport elegeu um novo papa, Luciano Bivar, que tem vários Cardeais que o seguem.

Assumiu a presidência por várias vezes, como também renunciou em outras, e sempre ajudou o clube quando solicitado. Nunca esteve ausente. Eleições  na Ilha do Retiro tem que ter a chancela papal, que é exercida de forma bem clara. Esse tem uma orientação correta, a de não aprovar qualquer aventura no seu sistema presidencial.

Uma tradição bem antiga está se mantendo. Por isso sempre aconselhamos aos que tentam disputar uma pleito no rubro-negro pernambucano, que antes de uma tomada de posição consultem o Papa, que tem a decisão final.

No momento o Concílio se reúne em Toquinho, uma praia famosa de nosso litoral Sul, e de lá sairá o novo cartola do clube, mas a fumaça será vista mais uma vez da Ilha do Retiro.

Logo após na sacada da sede teremos o anúncio de que ¨Habemus Presidente¨.

Na verdade esse fato não é de exclusividade da família rubro-negra, desde que outros clubes brasileiros tem o mesmo sistema.

No São Paulo tivemos Juvenal Juvêncio, que já faleceu, e a vaga papal continua em aberto. Leco o atual mandatário do tricolor não tem a postura papal.

O Palmeiras é o clube com uma Papa mais longevo, Mustafá Contursi, cujos candidatos terão que ter o seu selo. Paulo Nobre, o atual presidente foi abençoado por esse. Fez uma boa gestão e será o próximo após a renúncia do atual.

No futebol de Pernambuco o mais famoso foi Rubem Moreira, que casou e batizou na Federação de Futebol, e até hoje é considerado como o maior presidente dessa entidade.

Como o conhecemos concordamos, desde que na sua época o estado tinha voz altiva no cenário nacional, ao contrário de hoje que segue à reboque.

Com relação ao Sport, que o nosso Papa consiga com a inspiração Divina escolher um bom candidato, que possa refundar o clube, e sobretudo torna-lo transparente, para que dúvidas não sejam levantadas.

AMÉM.

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar