blogdejjpazevedo

BlogdeJJPAzevedo.com

Escrito por José Joaquim

NOTA 1- UM DOMINGO DOS DESESPERADOS

* Os oito jogos que serão realizados na tarde desse domingo, quatro desses são dos desesperados que estão tentando fugir da Caetana que estará nas arquibancadas na espera do apito final.

Um campeonato de baixa qualidade teria que ser encerrado dessa forma com o rebaixamento como a atração maior.

As outras partidas serão apenas de amistosas para treinamentos dos times alternativos, desde que essas não valem um tostão furado. Isso é a resultante de uma competição medíocre que passou o ano mostrando muitos jogos de equipes mistas.

Entre os desesperados está o Sport que é o único que não depende apenas de suas chuteiras, e sim dos tropeços dos demais clubes que estão nessa jornada com cara de tragédia.

Chapecoense que joga contra o São Paulo, Fluminense e América-MG em um confronto direto e, o Vasco da Gama que terá pela frente o Ceará, só dependem dos seus resultados.

O rubro-negro irá enfrentar o time alternativo do Santos, com mais facilidade de uma vitória do que os seus rivais, necessita de somar os 3 pontos, e rezar por uma combinação de tropeços de ao menos dois desses três concorrentes, América-MG, Chapecoense e Vasco.

Os mineiros e catarinenses não podem vencer os seus jogos. Em caso de uma vitória de um desses a salvação seria a derrota do Vasco.  Se perder ou empatar com o Santos estará rebaixado.

Sem duvida são tantas as combinações que dificultam a continuidade do Leão na Série A de 2019. Além de suas chuteiras irá depender de outras que estão com as mesmas dificuldades, mas de forma mais brandas.

Só os Deuses do Futebol poderão ajudar o Sport nessa sua jornada dolorosa, desde que tem 70% de risco para ser degolado.

NOTA 2- AINDA EXISTEM PONTAS NO FUTEBOL

* O futebol brasileiro sempre foi pródigo em pontas, e tem Garrincha a sua maior referência. De repente os gênios que fazem esse esporte no país os trucidaram, e passaram a jogar com os seus brucutus que representam o novo modelo de se jogar em nossos gramados.

Ao assistirmos na tarde de ontem o jogo da Premier League entre o Manchester City e Bournemouth, e a exibição tanto de Leroy Sané, como a de Sterling, dois pontas de alto nível, chegamos a conclusão que estamos na idade da pedra no segmento tática de futebol.

Dois ponteiros habilidosos que atacam e defendem, e que fazem a diferença no time do City. Sané mais uma vez deu uma aula de futebol, e no final foi escolhido como o melhor do jogo.

O que deu na cabeça do técnico Joachim Lõw, da seleção alemã ao não convoca-lo para a Copa do Mundo na Rússia? Uma pergunta que necessita de resposta.

Quanto a partida, muito embora com o placar de 3x1 para o time de Guardiola, essa foi bem equilibrada. O primeiro tempo terminou com o placar de 1x1, mas no retorno do vestiário para o segundo tempo o City dominou a partida e ampliou com mais dois gols.

Um bom jogo de futebol e que serviu como um colírio para os que gostam desse esporte em nosso país, e que vivem numa verdadeira mendicância futebolística. 

Ainda bem que temos a Europa e Pep Guardiola com seus pontas.

NOTA 3- O ESPAÇO PARA O ESPORTE NA ESCOLA 

* O jornalista José Cruz publicou um artigo no portal UOL sobre a ida do Esporte para o Ministério da Cidadania como uma Secretaria, sob o comando do General Marco Aurélio Costa Vieira, e deixou no ar uma pergunta sobre o destino dos atletas profissionais, e a Lei do Incentivo, muito embora tenha elogiado o novo formato que irá abrir espaço para o esporte na escola e práticas de abrangência social.

O vínculo da Secretaria Nacional de Politicas sobre Drogas à nova pasta mostra esse caminho. O jornalista conhece muito bem o que era o Ministério do Esporte que vai embora sem deixar um pingo de saudade, e sempre foi um dos seus críticos. 

Na realidade antes da ¨invenção¨ de uma Secretaria de Esporte no governo Collor, que depois foi modificada para Ministério no governo Fernando Henrique, o setor sempre foi ligado ao Ministério da Educação, através do Conselho Nacional dos Desportos, que foi muito importante para os esportes.

Achamos que houve um equivoco ao coloca-la nesse novo Ministério desde que o seu lugar está atrelado à educação.

Com relação ao General, o que importa é a sua capacidade, e esse a tem para dirigir um setor tão importante para a vida brasileira. O CND teve muitos presidentes militares, por conta da influência da Escola de Educação Física do Exercito que era a grande formadora de treinadores de todas as modalidades.

Na realidade com essa nova estrutura, o novo governo cumprirá, o artigo 217 da Constituição Federal que determina em seu item segundo: ¨a destinação de recursos para a promoção prioritária do esporte educacional¨. O esporte agora estará focado na escola que é o inicio de tudo.

Sempre discutimos sobre essa mudança, e enfim apareceu alguém com uma visão correta com relação ao modelo esportivo nacional e resolveu então balançar o coreto.

NOTA 4- UMA CARREIRA BEM PLANEJADA

* Rogério Ceni está planejando muito bem a sua carreira para não cometer os erros dos treinadores jovens nessa temporada, que deram um passo além de suas pernas.

Não caiu no conto da sereia para assumir um time de maior porte, e resolveu renovar com o Fortaleza com um salário dobrado, e o compromisso da diretoria de um maior investimento.

O presidente do clube cearense concordou com as suas exigências, e a folha será dobrada para atingir a meta de garantir a permanência na Série A.

O clube queria um  contrato de dois anos, mas Ceni só acertou com um ano.

Obvio que mais uma boa campanha do Leão do Pici, o seu valor de mercado ficará alto, e assim cumprindo um plano de carreira bem elaborado.

O dirigente do tricolor foi muito feliz quando na entrevista afirmou que não iria prometer o que não seria cumprido, ou seja uma classificação na Copa Libertadores, fato esse que é impossível de acontecer.

Uma vitória para os dois lados, o clube manteve a sua estrutura técnica, e Ceni continua cumprindo o seu plano de carreira.

NOTA 5- PERGUNTAR NÃO OFENDE

* A agressão contra o árbitro Tiago Nascimento dos Santos após o jogo final do Campeonato Sub-20, cujos agressores eram dirigentes e funcionários do Santa Cruz, mostra como anda o nosso futebol.

Um péssimo exemplo para os jovens que estão começando as suas carreiras.

Mas como perguntar não ofende, gostaríamos de saber onde estava o  policiamento ou mesmo a segurança particular da entidade, para acompanhar a arbitragem no pós jogo, em um corredor que é o mesmo dos vestiários dos clubes?

A entidade afirmou que não era necessário policiamento por ser um local exclusivo para integrantes das equipes. Deu no que deu, o abandono e a agressão.

A culpa também é da Federação por sua omissão, que deveria ser denunciada pela Procuradoria do Tribunal de Justiça Desportiva.

São coisas de Pernambuco e do seu belo futebol.

NOTA 6- O MELHOR TIME DO BRASILEIRINHO CALOU O MARACANÃ

* Já afirmamos por várias vezes que embora o Palmeiras tenha sido campeão desse fraco Brasileirinho, o melhor time da competição foi o implacável Atlético-PR, que como uma Fênix saiu da zona da degola para a 7ª posição com 57 pontos.

Na noite de ontem com um time misto derrotou o Flamengo por 2x1 perante 62 mil pagantes que lotaram o Maracanã.

No início do primeiro tempo os visitantes ditaram o ritmo do jogo, com a posse de bola e com mais organização. Aos poucos o rubro-negro foi melhorando e aos 22 minutos abriu placar por conta de uma bola parada. Com essa vantagem tornou-se o dono do jogo.

Na segunda etapa com as substituições que foram efetuadas pelo técnico do Furacão, Tiago Nunes, o time paranaense voltou mais disposto, tomou conta da partida e a entrada de Lucho Gonzalez foi decisiva para a virada do placar. Os dois gols atleticanos tiveram a assistência do jogador argentino.

A torcida do Flamengo que começou eufórica, terminou vaiando o time, o que não é novidade, desde que torcedor é como a maré, vai e volta.

No futebol brasileiro quando é indicado o técnico da competição, sempre o escolhido é o do time campeão, mas na verdade o melhor e mais competente foi o do Furacão, que não tem ao seu lado a Crefisa.

O Atlético tem a missão de ser o campeão da Sul-Americana, e sem duvida isso irá acontecer.

No Horto em um jogo dramático no seu final, por conta do resultado do Maracanã, o Atlético-MG que estava à frente do placar por 1x0, com um gol de Cazares aos 22 minutos do primeiro tempo, viu o Botafogo pressionar nos últimos minutos, com Kyesa perdendo um gol cara a cara com Victor, e caso tivesse o empate perderia a sua vaga no G6.

Tal fato não aconteceu e o Galo Mineiro sob o comando de Levir Culpi garantiu a sua presença na pré-Libertadores. 

Comentários   

0 #1 RE: NOTAS AVULSASAndré Ângelo 02-12-2018 14:52
O Sport vai fazer o jogo mais importante deste ano. E não é final de Campeonato Pernambucano, nem final de Copa do Nordeste ou uma semifinal de Copa do Brasil ou sequer uma disputa de vaga na Sulamericana. É a luta inglória para fugir do rebaixamento.
Isso mostra o que foi a gestão atual do clube. Falaremos disso amanhã.
No tocante ao jogo, o Sport tem uma boa chance de conseguir a vitória, haja vista a grande quantidade de desfalques no time santista.
Além disso, ganhou o reforço da "contusão" de Michel Bastos, que vinha sendo um jogador nulo em campo.
Acredito que, se Marlone jogar no lugar dele, deverá render mais; sobretudo se jogar o que sabe, se jogar com inspiração e determinação.
Determinação é a palavra-chave hoje no jogo. A ordem focar no jogo da Ilha do Retiro e esquecer os jogos dos concorrentes. Por sinal, está certíssima a decisão de não deixar divulgar o resultado dos outros jogos nos alto-falantes da Ilha do Retiro. Isso causa ansiedade desnecessária e tira o foco do jogador em campo.
Inclusive, sou favorável a não haver divulgação em jogo nenhum. Jogador não tem que ficar sabendo resultado dos outros jogos. A obrigação dele é entrar em campo e jogar bem. O resultado dos outros times fica para o pós-jogo.
Se Milton Mendes for inteligente, ele vai deixar de lado a improvisação e escalar Raul Prata na lateral direita e colocar um prata da casa na lateral esquerda. É melhor um jogador limitado na posição original do que dois jogadores limitados fora de suas posições (Raul Prata na esquerda e Andrigo na direita)
Por fim, peço a Deus que também o ilumine para não entrar em campo com Felipe Bastos, pelos motivo que todos já conhecem.
Espero que entre com Andrigo ou Neto Moura fazendo a função de 2º volante. Essa é a decisão mais sensata.
Que Deus nos abençoe nessa rodada e o Sport possa alcançar a permanência!
Citar

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar