* Ontem fomos questionados a falar sobre a goleada que foi aplicada ao Santos pelo Ituano no último domingo, após um brilhante início do time peixeiro na competição, com grandes vitórias e um futebol moderno e consistente.
Existe um velho ditado que se adequa muito bem ao resultado do jogo: ¨O caçador vira caça quando menospreza a sua presa¨.
Na realidade isso aconteceu, a certeza de que o Ituano seria mais uma vitima deixou o Santos desprovido de qualquer reação. Abriu os flancos e deu no que deu. O time desmoronou quando em oito minutos o placar estava 2x0. O caçador sentiu que tinha virado uma caça.
O técnico do Ituano estudou o modelo de jogar para o seu time, e observamos que o ponto principal foi a marcação alta, que não dava condições para os rivais pensarem. Ficaram perdidos no gramado sem saída.
O dia da caça foi no domingo após o Santos ter sido caçador e pendurado algumas cabeças em sua sede.
Um time perdido em campo, na roda, levando olé, por conta de um trabalho estudado que o anulou durante todo o jogo, e mostrou que um dia a caça foi caçada por ter menosprezado a sua presa.
O técnico Jorge Sampaoli vai ter que quebrar a cabeça para colocar o seu grupo no prumo depois desse vexame.
Vai necessitar a ajuda de um psicólogo.
NOTA 2- A ERA DA IMBECILIDADE
* Mais um capitulo para o nosso livro sobre a ¨Era da Imbecilidade¨ que domina o Brasil em todos os seus segmentos.
O meia Thiago Neves, do Cruzeiro será um dos nossos personagens.
Na tarde de ontem esse publicou uma imagem no Instagram Stories para provocar o Atlético-MG, mas não observou que a piada fazia alusão à tragédia de Brumadinho, que já matou mais de 130 pessoas, além de ter deixado quase 200 desaparecidos.
Obvio que a repercussão foi negativa, o atleta pediu desculpas.
Não existe perdão para um procedimento como esse, sem a menor sensibilidade com a dor de uma cidade que foi vitima de uma catástrofe.
Na mensagem postada e depois apagada, o meia mostrou uma foto da Cidade do Galo, CT do clube alvinegro com a seguinte mensagem: ¨Barragem que já caiu uma vez assusta moradores de Vespasiano e região¨, escreveu o jogador em referência ao rebaixamento do Atlético em 2006¨.
Na verdade foi algo de uma imbecilidade. Uma graça, sem graça.
NOTA 3- O ANIVERSÁRIO DE NEYMAR
* Futebol que é bom nada. O dedinho de vez em quando quebra, um sinal de que está bichado.
Apesar disso a festa do ano foi o aniversário de Neymar realizado no dia de ontem no Pavillon Gabriel, em Paris, e com muita gente tentando um convite.
Os parças do jogador lá estiveram.
O tema Cabaré foi bem adequado para uma festa como essa, os celulares foram confiscados, e a atração foi o cantor chamado de Safadão, que com esse nome está ligado ao tema.
A Red Bull não sabemos a razão patrocinou a festança.
No Brasil teve gente de joelho atrás de um convite. São coisas da nova era.
Enquanto Neymar e família se deliciavam com a festança, a ¨Sala da Lo Penal de La Audiência Nacional¨, julgou improcedentes os recursos dos advogados brasileiros, que tentava de se ver livre dos tribunais locais.
A decisão em segunda instância confirma que a Justiça da Espanha tem, sim, jurisdição para julga-lo por corrupção e fraude, por conta da famigerada transferência para o Barcelona.
Caso seja considerado como culpado deve render por volta de 45 milhões de euros aos cofres do Santos, DIS e TEISA, e todos terão conhecimento dos reais valores da transferência para o Barcelona, que até hoje é nebulosa.
São coisas do futebol.
NOTA 4- O CRIME COMPENSA OU NÃO COMPENSA?
* Para Ricardo Teixeira e Marco Polo Del Nero até agora o crime vem compensando, desde que moram em um país tropical chamado de Brasil, quando a justiça tarda e muitas vezes não vem. Ambos deveriam ser extraditados para os EUA.
Para José Maria Marin é o inverso, e hoje embora esteja numa prisão federal de baixa segurança, a Allenwood, numa cidade pequena da Pensilvânia, não tem a menor regalia para um preso de sua idade.
Acostumado a morar numa residência de 600 metros quadrados no bairro dos Jardins, em São Paulo, uma resultante da roubalheira quando no governo do estado, o ex-cartola obedece a todos as regras prisionais.
Acorda às 6h da manhã para a contagem dos presos, tem até as 07h30 para deixar a cama arrumada e a cela limpa quando segue para o café. A prisão tem biblioteca e outros equipamentos.
As 10h45 vai para o almoço, e às 16h40 tem que estar na cela para uma nova contagem. Logo após o jantar.
De morador de um dos prédios mais luxuosos de Nova York, José Maria Marin, com o seu uniforme de presidiário ainda terá pela frente mais dois anos, que servirão para que tenha a certeza de que o crime não compensa.
Cedo ou tarde ainda iremos ver os seus companheiros de bandalheira por dentro das grades.
NOTA 5- O CITY NÃO JOGOU E GANHOU DOIS PONTOS
* O bom do futebol inglês é quando o 12º lugar consegue jogar de igual para igual contra o líder da competição.
Na noite de ontem mais um bom jogo da Premier League, entre o Liverpool e o West Ham, e que terminou com um empate de 1x1, que foi importante para o Manchester City que reduziu a sua distância para o líder para três pontos.
A Premier League é um exemplo para o Brasil, com clubes medianos atuando de igual para igual com os maiores, um produto da melhor distribuição de recursos que é mais democrático do que o nosso.
A partida foi movimentada, com o líder saindo na frente graças a um erro grave do auxiliar que não marcou um claro impedimento.
O West empatou e nos minutos finais segurou o resultado contra a pressão do adversário.
O espetacular é vermos uma equipe media do futebol inglês, com um estádio de alto nível, para 60 mil torcedores, e totalmente lotado.
Enquanto isso no Brasil, os menores estão tão distantes dos maiores, que tornam-se sacos de pancada.
O nosso futebol apesar dos ufanistas afirmarem que tem qualidade, na verdade é um lixo.
NOTA 6- O TIMINHO VIROU SACO DE PANCADAS
* Há tempo que não vemos um time tão ruim como a seleção Sub-20 do Circo.
Na noite de ontem mais uma derrota no torneio para o Uruguai por 3x2, e ficou com apenas um ponto conquistado e amargando a lanterna do Hexagonal final.
Já o Uruguai chegou aos sete pontos e permanece na liderança do torneio. O time uruguaio chegou a fazer 2x0 no segundo tempo, e a seleção circense conseguiu empatar. Aos 46 minutos a Celeste desempatou.
A participação dessa seleção é a repetição dos anos anteriores, que representa a falência do trabalho de formação, e da falta de um projeto do Circo que só tem olhos para a sua vaca leiteira.