blogdejjpazevedo

BlogdeJJPAzevedo.com

Escrito por José Joaquim

Buda o fundador do budismo nos deixou uma frase lapidar que pode definir o futebol de Pernambuco: ¨Uma mentira pode salvar seu presente, mas condena seu futuro¨.

Há alguns anos que o esporte da chuteira em nosso estado vinha rolando uma ladeira íngreme em alta velocidade, e os responsáveis pelo segmento fingiam e mentiam sobre o assunto, quando o tratou como ¨tudo bem obrigado¨. O que temos hoje?

Assistir aos jogos dos nossos clubes nas mais diversas competições representa sem duvida uma sessão de tortura, de forma especial para aqueles que conheceram os seus bons momentos.

É incrível que a decadência tão acentuada não tivesse sido analisada devidamente pelos próprios envolvidos, para que os problemas pudessem ser detectados, e que fosse preparado um novo caminho.

O apequenamento do futebol de Pernambuco só não foi entendido pelos dirigentes da Federação local, assim como dos clubes, que não conseguiram observar que o modelo tinha se esgotado.

Quando presenciamos os times do Náutico e o Santa Cruz bisando as suas participações na Série C Nacional, entendemos que os seus problemas foram por conta de diversas gestões, que não planejaram devidamente o futuro, e trabalharam de forma equivocada trocando de treinadores durante a temporada, contratando dezenas de atletas, e criando um ônus pesado que terminou no buraco financeiro.

Por outro lado temos o Sport que tinha uma boa receita das cotas da televisão, mas nos últimos anos já vinha perdendo a resistência por conta de gestores aloprados que o levaram para a Segunda Divisão Nacional.

A maioria dos clubes do interior é sazonal, e brinca de disputar um estadual, e depois seguir em uma caravana para o processo de hibernação. Não adianta disputar um estadual do nada para o nada, e a conquista do seu título, que seis meses depois pela dinâmica dos  esportes já estará esquecido.

Os clubes são imediatistas, não trabalham a longo prazo, só conhecem o curto, e para o futebol essa escolha é negativa, pois os frutos só são colhidos após um longo período entre o plantio e sua colheita.

Vivemos um período em que o futuro está sendo condenado, e levando consigo para o fundo do poço um esporte que sempre foi importante para o estado, e que trouxe muitas alegrias para os consumidores.

Ou mudam o sistema, ou esse engolirá a todos, e o futebol de Pernambuco irá juntar-se aqueles do Nordeste que também sofrem com a ausência de boas gestões, e estão no Grand Canyon.

Comentários   

0 #1 RE: QUAL O FUTURO DO FUTEBOL DE PERNAMBUCO?PLINIO ANDRADE 25-02-2019 17:02
JJ:O artigo está perfeito. O futebol de Pernambuco levou um queda, fraturou vários membros e hoje não consegue andar. Só existe uma solução que é o trabalho de formação.
Citar

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar