blogdejjpazevedo

BlogdeJJPAzevedo.com

Escrito por José Joaquim

NOTA 1- MUITOS JOGOS E POUCA BOLA

* A primeira fase do Estadual Pingadinho foi encerrada na tarde de ontem com a realização de cinco partidas. Na verdade muitos jogos e pouca bola.

O Sport terminou no primeiro lugar dessa fase ao derrotar o Central por 2x1, resultado que não refletiu a realidade do segundo tempo quando o time rubro-negro tomou conta do jogo e perdeu diversas oportunidades.

O primeiro tempo foi além do grotesco, com um monte de jogadores maltratando a bola. Muitas faltas e com uma grande quantidade de passes errados.

Na segunda etapa o Sport melhorou, embora sem apresentar um bom futebol conseguiu fazer o placar.

O Central não mostrou nada no gramado, com um time limitado, que foi castigado pela vitória do Salgueiro contra o Petrolina por 2x1 tomando o quarto lugar, e irá enfrentar a Patativa em casa.

Nos Aflitos tivemos mais um ex-clássico das emoções, com um pouco mais de 5 mil pagantes, numa demonstração do abandono dos torcedores com relação ao moribundo estadual, com o empate do Náutico com o Santa Cruz por 0x0 terminando na segunda colocação na primeira fase.

Um jogo fraco no primeiro tempo, sem a utilização dos goleiros durante esse período. Na segunda parte o alvirrubro melhorou, chegou mais perto do gol, mas o seu ataque é cardíaco e não conseguiu furar as redes do adversário. O time dos Aflitos continua sem ganhar do Santa Cruz. Já é uma síndrome da Cobra Coral.

Nos demais jogos o América que já estava rebaixado, terminou a fase sem uma única vitória. Em nove jogos foi derrotado por oito vezes, e conseguiu apenas um ponto com um empate. Em pleno mês de março vai para a hibernação em uma caverna de Paulista. Na tarde de ontem foi derrotado pelo Flamengo por 2x1.

No último jogo aconteceu o empate entre o Vitória e o Afogados por 2x2, com o time sertanejo garantindo a sexta colocação e a vaga na Série D, que era o projeto do técnico Pedro Manta. A primeira perna da competição foi encerrada sem deixar algo que se possa comemorar.

Times fracos, jogadores sem a necessária qualidade, e os estádios ociosos.

Esse é o retrato do futebol de Pernambuco.

NOTA 2- UM ESCANDALOSO APITO AMIGO 

* Obvio que em um futebol decadente como o nosso, além de jogos fracos e sem a devida qualidade, a arbitragem não poderia ficar de fora dessa queda vertiginosa.

Trata-se de um segmento que a cada rodada sempre tem um ou mais jogos com os seus resultados alterados por erros dos apitadores e assistentes.

Já virou uma rotina.

No último sábado o Flamengo foi prejudicado com a anulação de um gol legitimo de Hugo aos 46 minutos do segundo tempo, que daria a vitória por 1x0 contra o Volta Redonda.

O árbitro Pathrice Wallace Correa, atendeu a sinalização da auxiliar Rachel de Matos Ribeiro, ao anotar um impedimento que somente essa conseguiu enxergar, invalidando o gol rubro-negro.

Não precisava de VAR ou de outros apetrechos tecnológicos para que fosse constatada que a posição do jogador do Flamengo era legal.

Quem estava assistindo a partida pela televisão verificou de imediato o erro grotesco que foi cometido.

O quadro de árbitros do Rio de Janeiro é sem duvida o pior entre todos os piores dos outros estados. A Federação local tomou uma providencia depois da casa ser arrombada, ou seja, afastou os responsáveis pelo erro, mas o time da Gávea foi prejudicado e não terá os seus pontos de volta.

São coisas do futebol brasileiro e de seus apitadores famosos.

NOTA 3- VENDA DAS DÍVIDAS DO FLUMINENSE PARA UM FUNDO DE INVESTIMENTO 

* Ontem em uma postagem mostramos as dificuldades que estão sendo encontradas pelo Fluminense para o cumprimento das suas obrigações financeiras, e que o presidente Abad estava na Europa para fechar uma operação de venda da divida trabalhista e fiscal para um fundo de investimento, estimada em R$ 200 milhões.

Trata-se de uma operação financeira que é bastante utilizada no Brasil entre empresas e bancos, e no futebol não é novidade, desde que o Flamengo logo após a eleição de Eduardo Bandeira de Mello utilizou-se de uma operação como essa para reduzir a sua divida financeira.

Na Europa os juros são bem menores, e por conta disso o tricolor das Laranjeiras procurou o empresário brasileiro Giuliano Bertolucci para intermediar o encontro do presidente com banqueiros estrangeiros.

O sistema é bem interessante, e a sua ideia é de diminuir o número de credores e alongar a dívida pelo menos ao médio prazo. O clube juntaria então, suas dívidas cíveis e trabalhistas, o fundo quitaria os valores com as instituições, e o tricolor teria um alivio no fluxo de caixa.

A garantia para a operação seria 50% das suas divisões de base.

Trata-se sem duvidas de um modelo que poderia ser visualizado por outros clubes nacionais.

NOTA 4- UMA DECISÃO JUDICIAL QUE PODE TER UM FORTE IMPACTO NA VIDA DOS CLUBES

* Segundo o economista Fernando Ferreira, da Pluri Consultoria, dias atrás houve uma decisão judicial que poderá ter um forte impacto no modelo como os clubes gerem as suas categorias de base.

A 40ª Vara do trabalho de São Paulo condenou o São Paulo a pagar indenização a um jogador da base que atuou dos 9 a 18 anos e foi dispensado por ter sofrido duas sérias lesões.

Trata-se de algo novo.

Pela Lei Pelé em vigor, os clubes não tem a obrigação legal de pagar indenização a atletas dispensados das categorias de base, mesmo em casos de rompimento unilateral de contrato.

Na realidade a decisão abre, no mínimo, uma discussão pela falta de direitos da garotada da formação. E junto a isso, mais pressão sobre os clubes para olhar para a base com mais carinho, o que já deviam fazer até por inteligência, desde que nesse setor está o futuro dos clubes.

NOTA 5- O CORINTHIANS AJUDOU O SÃO PAULO 

* O Corinthians prestou um grande serviço ao rival São Paulo ao derrotar o Oeste por 1x0, deixando o futuro do tricolor no estadual dependendo apenas de suas próprias chuteiras no seu último jogo. Um joguinho bem fraco.

No Rio de Janeiro, o Vasco da Gama foi derrotado pelo Cabofriense por 2x0.  

Na Bahia, o Vitória continuando na sua via crucis foi eliminado pelo Fluminense de Feira pelo placar de 2x0.

O time baiano passa por um dos seus piores períodos da sua história, e se continuar nessa situação estará na Série C no ano de 2020. Em Porto Alegre, o Grêmio também colocou um time misto para enfrentar os reservas do Internacional e saiu com uma vitória de 1x0.

O melhor jogo desse domingo no futebol brasileiro aconteceu no período da noite envolvendo os times do Fluminense e Botafogo, com mais uma brilhante exibição do time das Laranjeiras.

O alvinegro foi um grande adversário e com Diego Souza fazendo um bom jogo em sua estreia. O placar de 1x1 foi justo pelos que os dois times jogaram.

Uma partida que nos tirou da mediocridade.

NOTA 6- A OBRA DE ARTE DE UM ARTISTA DA BOLA

* Ainda no período da tarde tivemos uma das maiores exibições de Lionel Messi em toda a sua carreira.

Não tínhamos assistido o jogo entre o Barcelona e o Bétis, e depois de uma mensagem do jornalista Claudemir Gomes sobre a atuação do jogador portenho fomos na busca do vídeo e constatamos a sua grande exibição.

O placar de 4x1 deixou bem claro a superioridade do time catalão, que contou com mais uma exibição assombrosa de Lionel Messi, autor de um hat-trick, com dois dos três gols para ver, rever, ver e rever. Espetaculares.

No final da partida, depois de sua monstruosa exibição, assistimos uma das cenas mais belas em um jogo de futebol, quando os torcedores do Bétis o aplaudiram de pé.

Ainda bem que temos um jogador desse nível para nos lembrar que ainda existe um bom futebol, fato esse que é raro em nosso país.

Na verdade Messi pertence a um outro planeta.

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar