NOTA 1- A REDUÇÃO DOS CLUBES GRANDES DO FUTEBOL BRASILEIRO
* Recebemos um vídeo do programa ¨Acabou a brincadeira¨, do Sport TV, na última quarta-feira. O tema do dia de discussão era quantos times grandes existem no Brasil e ele polemizou.
Para o repórter Rodrigo Capelo que participou do programa, só quatro times são grandes no momento. ¨Palmeiras, São Paulo, Corinthians e Flamengo. Estes sempre brigam pelos títulos, estão em São Paulo e Rio de Janeiro, grandes centros. Não passa disso¨, disse.
Na lista, o repórter excluiu Atlético e Cruzeiro, e criou uma sub-lista, com os times médios, envolvendo Grêmio e Internacional ao lado dos mineiros. Para Capelo, Santos, Vasco, Fluminense e Botafogo deixaram de ser grandes.
Um tema bom para ser debatido, e que envolve as paixões dos torcedores.
Temos uma visão parecida sobre esse tema, desde que times que vivem pendurados em dividas, com salários atrasados e que são coadjuvantes nas diversas competições não podem ser colocados como grandes e sim medianos. Há anos que esses não conquistam um título que tenha um bom valor.
O futebol brasileiro tem no momento mais times medianos do que grandes, e isso está bem retratado em todas as analises que são realizadas.
Na realidade o que está acontecendo no Brasil é universal, desde que em todos os países do mundo o equilíbrio no futebol foi reduzido, e alguns clubes que já foram grandes em outras épocas, tornaram-se medianos ou pequenos.
O amigo que nos mandou o vídeo é mineiro e não gostou das declarações de Rodrigo Capelo, mas se analisa-las devidamente sem paixão, irá observar que essas tem sentido.
NOTA 2- POUCOS GOLS NA COPA LIBERTADORES
* José Carlos é um dos nossos mais assíduos visitantes, em um comentário nos mostrou que os resultados dos jogos da Copa Libertadores na maioria são de poucos gols. É sem duvida o efeito do biarticulado à frente das defesas.
Em um levantamento procedido nos 48 jogos que foram realizados nessa competição foram anotados 48 gols.
Os resultados de 0x0 (7) 1x0 (15) e 1x1 (4), representaram 54% desses.
Se acrescentarmos as cinco partidas com 2x0 (5), o número sobe para 31, correspondendo a 64,5%.
Na realidade os demais resultados corresponderam apenas a 35,5%: (2X2 (2), 2X1 (3), 3X1 (1), 3X0 (5), 4X2 (2), 4X0 (2), 4X1 (1) e, 5x4 (1)).
A alma do futebol está ligada as bolas entrando nas redes, que dão uma maior emoção aos jogos.
Nessa pesquisa detectamos algo surreal que aconteceu na 3ª rodada, com 5 gols contra. Só no grupo do Flamengo foram 3.
São coisas do futebol.
NOTA 3- UM PROTESTO POR SALÁRIOS ATRASADOS
* Está virando moda no futebol brasileiro protestos de jogadores por salários atrasados. O modelo passou a ser uma nova cultura que foi implantada e penetrando em vários clubes.
Mais uma vez, o Botafogo ganhou as manchetes de nossas mídias, quando antes do jogo contra o Juventude pela Copa do Brasil, por conta de dois meses atrasados os atletas resolveram que não iriam para a concentração.
Numa entrevista no pós jogo o técnico Zé Ricardo afirmou que o fator não influenciou no placar de 1x1. Obvio que os atletas não abriram o jogo, mas os acontecimentos devem ter influenciado na mente de cada um.
O Botafogo tem problemas financeiros com penhoras e bloqueios que interferem diretamente no seu cotidiano, e isso já perdura por um longo tempo.
A diretoria prometeu que iria pagar um mês antes do jogo de volta contra o time do interior gaúcho.
Essa é a cara do futebol brasileiro.
NOTA 4 - UM LAMBARI POR SALMÃO
* De acordo com o site da Isto É, o serviço de defesa do consumidor Procon-SP, notificou as operadoras de televisão por assinatura Claro, Sky, Vivo, Oi e TIM para que esclareçam a oferta de pacotes para os jogos do Campeonato Brasileiro de 2019 para o consumidor.
Como nem todos os times disputantes tem contratos em vigor com os canais, algumas partidas ainda não tem a devida previsão de serem transmitidas.
¨Os assinantes mais antigos do pay-per-view já contrataram os pacotes com a presença de todos os times do campeonato.
Na medida em que há um número menor de times na competição, significa a diminuição da quantidade de produto oferecido. Isto leva a que o consumidor tenha direito a um abatimento proporcional do preço¨, explicou o diretor executivo do Procon-SP, Fernando Capez.
Estão querendo vender Lambari por Salmão.
NOTA 5- O SÁBADO DA COPA DO NORDESTE
* Dois jogos abrirão hoje as quartas de final da Copa do Nordeste, e com a participação dos representantes de Pernambuco.
O Santa Cruz em casa recebe o CRB, em uma partida equilibrada, e com boas chances de vitória.
O time alagoano chegou na 3ª colocação do mesmo grupo da equipe do Arruda que terminou a primeira fase na 2ª posição, com uma diferença de três pontos para o rival.
O outro jogo é uma pedreira para o Náutico que irá enfrentar o Ceará que chegou na primeira colocação do mesmo grupo do alvirrubro.
O time cearense vem de uma vitória de 1x0 contra o Corinthians pela Copa do Brasil jogando na casa do adversário.
O alvinegro cearense é favorito, embora o pernambucano leve para o Castelão 16 jogos de invencibilidade.
NOTA 6- O CORONEL MARINHO NA CORDA BAMBA
* Segundo o blog do Marçal, Marcos Cabral de Moura Marinho, mais conhecido como Cel. Marinho, está com os dias contados frente a arbitragem brasileira.
Na próxima terça-feira, dia 9 de abril, Rogério Caboclo assume a presidência do Circo do Futebol, e pretende ter uma comissão de notáveis dirigindo a sua arbitragem, o setor mais problemático da entidade.
Vários nomes foram sondados, mas só um foi realmente convidado e só não será chefe dos árbitros se não quiser, o gaúcho Leonardo Gaciba, ex-arbitro FIFA e atual comentarista do grupo Globo.
Se Gaciba responder positivamente o convite, o também gaúcho Renato Marsiglia deverá ser um dos membros da comissão.
Não se sabe o destino de Marinho que trabalha com Del Nero desde 2005, quando deixou a tropa de choque em São Paulo para assumir a arbitragem paulista.
Com a recusa de Gaciba, o plano de Caboclo pode ser adiado, mas dificilmente esta comissão enfraquecida aguente outro erro mais grave da arbitragem.
Comentários
0#1RE: NOTAS AVULSAS —
JOSE CARLOS DA SILVA06-04-2019 14:03
E tem quem fala "Isso é libertadores". Enquanto isso, mata mata de liga dos campeões com 3x1, 7x0, 2x2. Incrível como o futebol sul-americano diminuiu sua grandeza. Também acho que está muito inchada, clubes de péssima qualidade. Grande abraço mestre JJ.
Comentários
Assine o RSS dos comentários