blogdejjpazevedo

BlogdeJJPAzevedo.com

Escrito por José Joaquim

NOTA 1- UMA MATINAL DA RUINDADE

* O tamanho do futebol brasileiro está no time do Botafogo, que tem quatro vitórias em sete jogos, com um futebol com baixa qualidade. Imagine os times que foram derrotados por esse.

Na matinal de ontem no Nilton Santos, o alvinegro venceu o Vasco por 1x0, e continuou invicto em casa. O adversário é o inverso, que ainda não conseguiu ganhar um unico jogo, morando na lanterna do campeonato.

O primeiro tempo foi da posse de bola do alvinegro, com dois chutes ao gol dos vascaínos, inclusive com uma bola na trave. O Vasco dentro de todas as suas limitações que são grandes fez um bom jogo, mas quem saiu vitorioso foi a equipe mandante.

O time da Colina foi aquele que mais chegou à meta do adversário, mas ficou apenas nas tentativas.

Diego Souza, a única andorinha da equipe do General Severiano marcou o gol da vitória aos 12' do segundo tempo.

Tecnicamente a partida foi um desastre, com a bola sofrendo, mas os times lutaram, tentaram um algo mais, mas a ruindade de ambos sobrepuja qualquer outra coisa.

Dificilmente Vanderlei Luxemburgo com esse elenco não irá escapar da degola. É de uma pobreza franciscana.

NOTA 2- A FALTA DE TRANSPARÊNCIA DOS CLUBES  DE PERNAMBUCO

* Todos os clubes do Sul e Sudeste já publicaram nos seus sites os balanços do trimestre de 2019 de forma transparente. Os sócios ficam sabendo de forma clara as suas situações financeiras.

Enquanto isso em Pernambuco, pesquisamos nos sites dos clubes da capital e nenhum fez a devida publicação, para que os  seguidores possam ter uma ideia do que vem acontecendo em seus intramuros.

Um simples balancete é muito importante para a elaboração de um desenho da vida de cada um. Suas receitas, seus débitos, se estão em dia com os impostos, ou seja, um somatório de itens importantes que poderão ser analisados, e as suas diretorias alertadas sobre as situações.

Obvio que se isso acontecesse no futebol de Pernambuco, jamais as suas agremiações estariam no fundo do poço, posto que os buracos seriam vistos e os dirigentes poderiam tomar outros rumos.

Ontem em um telefonema de um amigo que é sócio do Sport, esse nos perguntou sobre essa falta da transparência do clube, apesar das promessas do atual presidente, e nos perguntava se o Leão tinha recebido os valores de Everton Felipe que foi negociado com o São Paulo.

Estávamos na mesma situação dele, desde que o balancete ainda não tinha sido publicado.

Na realidade não se pode dirigir uma entidade de forma escondida, com balanços sendo publicados uma vez por ano, quando os rombos estão feitos.

NOTA 3- O FUTEBOL MODERNO

* Uma boa parte dos torcedores do futebol brasileiro não gostariam de que seus clubes se transformassem em Sociedades Anônimas, como se as suas bandeiras fossem rasgadas.

Nada mais equivocado que tal pensamento.

Na Europa a grande maioria dos clubes tem muitos anos de vida, são empresas e, permanecem com as mesmas cores, com as mesmas bandeiras, e a  cada dia mais grandiosos.

Os investidores hoje são peças fundamentais para a evolução de uma agremiação esportiva, por conta dos exorbitantes custos do futebol.

De que adianta o modelo associativo com clubes sem futuro, com pires nas mãos? De que adianta uma diretoria que não consegue turbina-los pela falta de investimentos? Obvio que o sistema brasileiro está na UTI e se não mudar, certamente muitos irão se apequenar, ou então desaparecer.

Qual o melhor um clube como empresa, com recursos, brigando por posições maiores nos campeonatos, do que ficar lutando a vida toda para não ser rebaixado, com a fórmula atual. É um puro sadoquismo.

Ontem lemos em um jornal italiano, que os donos da Fiorentina estão negociando a sua venda. O clube hoje pertence aos Della Valle, que são donos de bens de luxo, e controlam o clube desde 2002.

Segundo o jornal, o magnata Rocco Comisso, atual presidente da Mediacom está interessado na sua compra.

Comisso é um bilionário norte-americano, nascido na Itália, e é dono do New York Cosmos, que está disposto a pagar 150 milhões de dólares pela Fiorentina, que escapou do rebaixamento nessa última temporada. É claro que com bons recursos esse time voltará a ser grandioso, desde que os seus controladores não tem condições de acompanhar os grandes times.

Quem ganha com isso? Os torcedores que irão ter uma equipe competitiva com o mesmo nome, no mesmo local e com o mesmo escudo.

NOTA 4- DOIS BRASILEIROS ENTRE OS DEZ MELHORES CLUBES DO MUNDO

* Baseado no ranking da ATP de tênis, o Football World Ranking divulgou um ranking com o maiores clubes do mundo, e entre os dez estão o Palmeiras e Athletico Paranaense.

O Furacão é o 10º colocado com 10.586 pontos, sendo o segundo brasileiro na lista, atrás somente do Palmeiras, que aparece em quarto, com 11.842 pontos.

O líder é o Barcelona, com 15.688 pontos, seguido por Manchester City (12.356) e Real Madrid (12.017).

O cálculo e feito nos moldes da ATP, o ranking de tênis mundial. Ou seja, são consideradas as últimas 52 semanas de todos os times, sendo a cada segunda-feira a atualização.

Para chegar a pontuação, o ranking leva em conta o resultado da partida, multiplicando pela importância da competição, o equalizador de jogos (38 rodadas), a força da sua Confederação (no caso dos brasileiros a Conmebol), e mais 100. Nos jogos internacionais, entra na conta a força do adversário.

TOP 10

Barcelona - 15.688 pontos,

Manchester City- 12.356 pontos,

Real Madrid- 12.017,

Palmeiras- 11.842 pontos,

River Plate- 11.270 pontos,

Valencia- 11.494 pontos,

Liverpool- 11.391 pontos,

Boca Juniors- 10.954,

Atlético de Madrid- 10.654 e,

Athletico Paranaense- 10.586 pontos.

NOTA 5- O DOMINGO DO FUTEBOL

* Além da Matinal o Brasileiro da Série teve mais cinco jogos no dia de ontem. Entre todos podem ser destacados os do São Paulo e Cruzeiro, Ceará e Santos, e Chapecoense e Palmeiras.

Embora a torcida do tricolor paulista tenha abandonado o clube nesse seu encontro com a Raposa Mineira, foi a sua melhor partida nas últimas cinco rodadas.

O interessante é que o Cruzeiro que vinha aos pedaços também fez um bom jogo, com alternativas de um lado e de outro. O placar de 1x1 foi justo para os dois times.

Ceará e Santos teve um primeiro tempo morno, e um segundo eletrizante principalmente após o gol santista. O alvinegro cearense buscou o empate e teve chances para tal. Era ataque de um lado, ataque do outro. O time da Baixada Santista quebrou o jejum sem vitórias e fechou o jogo com o placar de 1x0.

No outro jogo da tarde o abarrancado Athletico Paranaense derrotou o time alternativo do Fluminense por 3x0.

No período noturno, o Palmeiras manteve a invencibilidade, agora de trinta jogos, ao derrotar em uma partida movimentada o time da Chapecoense por 2x1.

O segundo tempo também foi eletrizante com a equipe de Chapecó pressionando, varias finalizações, inclusive diminuindo o marcador. Foi o melhor jogo do Verdão de Santa Catarina.

Nos outros dois encontros aconteceu o previsível, ou seja, a vitória do Internacional sobre o Avaí por 2x0, e a goleada do Atlético-MG sobre o CSA por 4x0.

Pela Série C, o Ferroviário voltou a liderança com uma vitória por 4x2 sobre o ABC, o Treze goleou o Sampaio Corrêa por 3x0, e o Confiança superou o Botafogo-PB por 3x0.

Na Série D, nenhuma vitória de um time pernambucano. No sábado o Coruripe empatou por 0x0 com o Salgueiro, o Vitória que ainda não ganhou um jogo, foi derrotado pelo ASA por 3x1, o Maranhão venceu o Central por 4x3. O único que não sofreu derrota foi o América ao empatar com o América-RN por 0x0.

No final de tudo só o Santa Cruz foi vitorioso nas divisões em que os nossos clubes estão disputando.

Comentários   

0 #1 RE: NOTAS AVULSASRUBRO-NEGRO 03-06-2019 14:49
JJ: NOTA 2- Pelo menos no Sudeste e Sul eles publicam os Balancetes. Aqui como você bem referenciou, os buracos são descobertos em final de gestão. A transparência dos nossis clubes é um muro de concreto.
Citar

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar