* O STJD marcou um Workshop para Salvador, local onde a seleção do Circo iria jogar à noite, juntando assim o útil ao agradável com os auditores garantidos nas mordomias da Fonte Nova, para julgar o recurso do Botafogo que pedia a impugnação do seu jogo contra o Palmeiras por conta de um erro de direito cometido pela arbitragem.
Por 9 votos a 0, o pleno manteve o resultado de 1x0 para o alviverde paulista, que aliás não tinha nada com isso. A alegação do time carioca é que o jogo já tinha sido reiniciado, que de fato aconteceu, mas o árbitro afirmou que não tinha apitado para que a bola voltasse a correr.
A regra do jogo é bem clara e assim o determina, mas pelo que ouvimos nas gravações do árbitro de vídeo em todos os ângulos, inclusive no som, os responsáveis pelo sistema estavam comendo amendoim, e só após esse ter sido reiniciado, alucinados, ficaram gritando ¨segura, segura, segura¨, quando Paulo Roberto Alves Junior, o árbitro da partida resolveu paraliza-la.
Um bando de gente numa sala, que tem como obrigação alertar de que houve algo de errado, só o fizeram alguns minutos após. A reação do árbitro é clara ao se dirigir aos responsáveis pelo VAR: ¨Porra pessoal. Ok, mas fala antes¨.
No seu depoimento esse disse que não autorizou o reinicio do jogo, mas os vídeos da partida são claros quando mostram esse no meio de campo observando a troca de passes entre os atletas do Botafogo.
O pênalti existiu, mas os diversos procedimentos foram estranhos e que mostram de forma clara que no Brasil até o VAR é Avarcalhado.
O Circo vai tirar o asterisco na pontuação do Palmeiras que passará ter uma diferença de cinco pontos para o Santos.
Uma pergunta para Paulo Roberto Alves Junior: se tem conhecimento de quantas vezes a partida em questão teve cobranças de faltas no meio do campo sem o apito autorizando-as?
NOTA 2- A PIOR TAXA DE OCUPAÇAO NA 1ª RODADA DA COPA AMÉRICA DESDE 2011
* Das últimas quatro edições, a Copa América do Brasil apresenta a pior taxa de ocupação na primeira rodada, conforme foi mostrado pelo jornal o Globo, em uma matéria do jornalista Thales Machado.
Na edição de 2011- Argentina- 83%, 2015- Chile- 75,4%, 2016-EUA-57% e, 2019- Brasil-41,7%.
A média de público na 1ª rodada foi a seguinte: 2011- Argentina- 31.140, 2015- Chile-19.108, 2016- EUA- 40.879 e, 2019- Brasil- 25.611.
Preço do ingresso mais barato em todos os estádios na primeira fase: 2011- Argentina- US 15, 2015- Chile- US$ 13, 2016- EUA- US$ 50 e, 2019- Brasil- US% 31.
O blog fez um levantamento da ocupação nos seis jogos realizados, e apenas dois ultrapassaram a taxa de 50%,
Argentina x Colômbia com 72,9%, Circo x Bahia, 64,3%, Japão x Chile, 32,3%, Paraguai e Catar, 24,3%, Uruguai e Equador, 19,9%.
Alguns fatores influenciaram no abandono dos torcedores, e os dois principais foram os preços dos ingressos, e a falta de empatia dos que gostam do futebol com essa competição.
NOTA 3- A DANÇA DAS CADEIRAS NO RECESSO DO FUTEBOL
* Em pleno recesso um técnico sobrou na dança das cadeiras. A bola da vez foi Geninho, do Avaí, que perdeu o seu lugar quando a musica parou de tocar.
Depois de quase um ano e meio no comando do time catarinense, o treinador foi demitido na noite da segunda-feira.
Há doze jogos sem vencer, o Avaí vinha com uma campanha fraca, com quatro pontos, sem nenhuma vitória, e hoje segura a lanterna na tabela de classificação.
Em 32 jogos, o retrospecto da segunda passagem de Geninho no comando do Avaí é de 13 vitórias, nove empates e dez derrotas. Além do acesso a primeira divisão, em 2018, o treinador conquistou o Campeonato Catarinense deste ano.
Na verdade o elenco do time de Santa Catarina é fraco, o técnico passou um bom tempo pedindo reforços e não foi atendido. Jogar com o mesmo grupo que disputou o estadual era um suicídio, e os números mostram a realidade.
Alberto Valentim foi contratado, mas para fazer o atual elenco jogar e ganhar terá que ser uma santo milagroso. Sem bons jogadores em breve estará dançando.
Uma demissão no recesso é o abre-alas do que ira acontecer quando do retorno da competição.
São coisas do futebol brasileiro.
NOTA 4- A SELEÇÃO FEMININA GANHA MAS FICA NO 3º LUGAR
* Um jogo equilibrado contra uma forte equipe, a seleção feminina do Circo conseguiu uma boa vitória por 1x0 para a Itália, mas apesar disso não conseguiu sair da terceira colocação do grupo por conta da goleada da Austrália sobre a Jamaica. O gol foi de uma cobrança de pênalti.
No primeiro tempo a equipe italiana foi um pouco melhor, perdendo inclusive algumas chances de abrir o placar.
Na segunda etapa, o time brasileiro teve uma melhor participação, inclusive com ataques mais intensos, e um desses originou o pênalti da vitória.
Itália, Austrália e o Circo ficaram com a mesma pontuação, mas foram separadas pelos critérios técnicos.
O problema de nossa equipe feminina é de que nas oitavas poderá jogar contra a França, dona da casa e uma das favoritas ao título.
Para quem chegou desacreditada essa está fazendo mais do que era esperado.
NOTA 5- NEYMAR TEM A PORTA FECHADA PARA O REGRESSO
* Contrariando a versão trazida no dia de ontem pelas nossas mídias, a Rádio Catalunya dá a garantia, de que o regresso de Neymar ao Barcelona como um cenário impossível.
As sondagens que estão sendo feitas para aferir essa possibilidade multiplicaram-se ao longo dos últimos meses, mas Josep Maria Bartomeu, presidente do clube, não é favorável ao ingresso do atleta brasileiro.
A forma como Neymar saiu em 2017, a batalha judicial que ainda decorre entre o jogador e o Barcelona, as sucessivas lesões nos últimos meses e os recorrentes escândalos para lá das quatro linhas são as razões invocadas pela direção da equipe catalã para que o regresso do atleta não passe de uma miragem.
Como não acreditamos em cartolas, sejam eles brasileiros ou de outros países, não duvidamos que isso é nada mais, nada menos algo para esconder o jogo.
Na realidade contratar hoje a peso de ouro um jogador complicado, e sem boas condições físicas é um risco muito alto.
Por outro lado, quem corre por fora caladinho é o Real Madrid que ainda não desistiu do atleta.
NOTA 6- MOURINHO BEM PERTO DO RIO DE JANEIRO
* Paolo Guerrero é um dos últimos atacantes de verdade no futebol mundial. Um belo gol e uma assistência perfeita no jogo do Peru contra a Bolívia mostraram essa realidade.
O placar de 3x1 para o time peruano mostra uma evolução do seu futebol.
O mais grotesco desse jogo foi o público pagante com um pouco mais de 8 mil torcedores no Maracanã, que juntaram-se aos 8 mil não pagantes.
Em Salvador, com um gramado de pelada, as vaias no final do jogo foram o ponto alto de um bumba-meu-boi patrocinado pela seleção do Circo no 0x0 contra a Venezuela.
Não vamos analisar o jogo desde que esse não existiu, e sim elogiar a evolução do futebol venezuelano que soube se impor perante um time mequetrefe, desorganizado, sem a capacidade de fazer um gol contra um goleiro de meio metro de altura.
Além da emoção das vaias baianas, o fato mais interessante foi o de assistirmos Titinho dando instruções a Everton.
Mudamos de canal e passamos a assistir uma entrevista de Sergio Moro que estava mais interessante.
Após o jogo da Fonte Nova, ficamos na certeza de que José Mourinho independente dos resultados da Selecirco estará chegando em breve ao Rio de Janeiro.