* A missa de Réquiem pela alma do VAR será realizada nas sede da Conmebol. No Brasil nós já tínhamos erros crassos da arbitragem em nossas competições contando com o apoio do apito eletrônico.
A Copa América recentemente realizada em nosso país, foi a consagração da mediocridade do apito continental, e sobretudo pelos apitadores não levarem em consideração as imagens emitidas pelo VAR.
A arbitragem nos dois últimos jogos poderia se transformar em casos de polícia. A seleção da Argentina foi prejudicada por conta dos erros grosseiros do apito, que foi amigo demais, e não consultou o sistema eletrônico.
O VAR nas mãos de um apito ruim, é assassinato do futebol.
No jogo entre a Selecirco e a Seleção do Peru, o árbitro chileno que já era uma pedra cantada avacalhou o VAR, mesmo consultando-o.
O pênalti contra o time da Casa da Barra da Tijuca foi um erro gigantesco, desde que todos os vídeos mostram a bola no braço de Thiago Silva, e de acordo com as regras não poderia ser considerado como uma falta.
O mais grotesco foi o pênalti marcado contra o Peru quando o time estava pressionando o adversário e com chances de empate.
O zagueiro peruano Zambrano e o atacante brasileiro Everton, não tinham a posse de bola e o tranco que aconteceu foi legal. Ombro por ombro.
Depois dessa competição o VAR mudou de nome, agora foi batizado como VARsil.
NOTA 2- O FUNDO DO POÇO DO FUTEBOL POTIGUAR
* O América da Natal que foi o campeão estadual nessa temporada não conseguiu passar para a fase de quartas de final da Série D, e irá continuar nessa Divisão no próximo ano.
A situação do futebol potiguar é trágica. Na Série C, ABC e Globo estão tentando fugir do rebaixamento.
O América, perdeu para o Jacuipense da cidade de Jacuípe, na Bahia, pelo placar de 1x0. No jogo que aconteceu em Natal, o resultado foi o empate sem gols.
Mais um clube hibernando em uma caverna.
O que mais chamou a atenção nesse encontro foram os episódios violentos que contornaram a partida fora e dentro de campo.
Após o seu encerramento, quando a equipe local festejava o bom resultado, a TMV (Torcida Máfia Vermelha), invadiu o gramado para roubar a faixa dos torcedores locais.
Começou o confronto, inclusive com violência contra um cadeirante que estava no campo torcendo pelo time de Jacuípe.
Não se contentando, os marginais da TMV, tentaram invadir os vestiários do América, e por não terem conseguido jogaram pedras pelas janelas.
Antes do jogo, quando da chegada ao município onde aconteceria a partida, o ônibus da torcida do América foi parado pela policia, que apreendeu pacotes de maconha, cocaína, duas bombas artesanais, cinco rojões.
Todos os pouco mais de 30 torcedores foram levados à delegacia local e depois liberados para fazerem arruaças nos estádios.
Até quando esse tipo de torcedores irão continuar ingressando nos estádios de futebol do Brasil?
Uma vergonha, e que não escolhe divisões.
NOTA 3- EM UM JOGO MOVIMENTADO, SÃO BENTO E SPORT EMPATAM
* Em Sorocaba para um público reduzido, São Bento e Sport na volta da Série B ficaram no empate de 2x2.
Com o placar, o rubro-negro de forma provisória assumiu a quarta colocação, com 16 pontos, e teve nas chuteiras de Guilherme no final do jogo a chance de somar três pontos, que seriam importantes para a sua classificação.
O primeiro tempo foi elétrico, com os dois times jogando no campo de ataque. Um jogo aberto, bom de ser assistido. O Bento abriu o placar na cobrança de um pênalti que não existiu.
O Leão não desanimou e foi para o ataque, mas abusando das bola paradas. Aos 46 minutos, Guilherme em jogada individual empatou. Dentro das limitações dos dois times, o primeiro tempo foi muito bom.
No segundo tempo a pisada continuou a mesma, e no erro da defesa do time de Sorocaba, Sander desempatou.
Depois disso o time do Sport errou ao diminuir o ritmo de jogo dando chances do crescimento do São Bento, que foi premiado com um belo gol de Vinicius Kiss, que aproveitou-se de um rebote dado pela defesa rubro-negra.
No final do jogo, Guilherme jogou por cima um gol feito, que mudaria o placar. Ficou cara a cara com o goleiro do time paulista, e com isso deixou de ganhar dois pontos a mais, que poderiam deixa-lo no G4.
O Sport jogou bem, e encontrou um adversário que fez a sua melhor partida entre os 11 jogos que disputou.
NOTA 4- O CAVALO DE AÇO ATROPELOU O TIMBU
* O Timbu foi parar em um hospital de Imperatriz muito machucado, por ter sido atropelado pelo Cavalo de Aço.
Um jogo importante para o Náutico, cujas chances foram reduzidas por conta da expulsão do volante Josa no primeiro tempo.
A partida até esse momento estava equilibrada com chances para os dois lados, mas com 10 homens seria obvio que o alvirrubro não iria aguentar a pressão do Imperatriz que no segundo tempo abriu o placar, e no final o ampliou.
Foi um péssimo resultado para o Náutico que perdeu a 6ª colocação para o adversário de ontem, caindo para a 7ª, com a mesma pontuações, e deixou o Cavalo de Aço na briga pelo G4.
Pelo começo do jogo, o time da Rosa e Silva mostrava que teria condições de fazer um bom resultado, até um empate.
No fechamento da 11ª rodada as chances do G4 ficaram dessa forma: Ferroviário- 99%, Sampaio Corrêa- 57%, Confiança- 52%, Botafogo-50%, Náutico- 49%, Santa Cruz-43% e, Imperatriz-38%.