* O rei dos empates mesmo jogando em casa (em tese), desde que a partida será na Arena Pernambuco, São Lourenço, irá enfrentar a equipe do Botafogo de São Paulo, com a necessidade de uma vitória para que os rivais não aumentem a distância na tabela.
O Sport terá pela frente o melhor time visitante da competição, que somou 14 pontos em 24 disputados, com 58,3% de aproveitamento, e 7 vitórias.
Na realidade, o time da cidade de Ribeirão Preto tem se apresentado bem melhor jogando fora, do que em em casa.
Está na 6ª posição, com 24 pontos conquistados.
O rubro-negro é o 10º com 23, um a menos do que o rival, com 5 vitórias. Como mandante conquistou 14 pontos, em 24 disputados, com o mesmo aproveitamento da equipe adversária jogando fora.
Nos últimos cinco jogos, o rubro negro obteve apenas uma vitória, com três empates e uma derrota, 6 pontos, enquanto o tricolor do interior de São Paulo somou 7, com duas vitórias e um empate.
Um jogo bem equilibrado, e com o risco de ocorrer mais uma vez a Gutempatite que já contaminou o elenco rubro-negro.
NOTA 2- O NÁUTICO E A SUA PEDREIRA
* O Náutico sem duvida tem melhor qualidade do que a do Botafogo-PB, mas o time paraibano nos seus últimos dois jogos tem mostrado que deseja ser um dos que estarão no G4 da classificação.
O Almeidão estará lotado por uma torcida que sempre foi vibrante e que irá empurrar o seu time. O alvirrubro terá uma pedreira pela frente, e poderá dinamita-la com paciência.
A sua situação é tranquila desde que um simples empate nesse jogo é positivo, enquanto para o seu adversário só interessa a vitória.
Esse é ovo de Colombo do time pernambucano.
As casas de apostas dão um bom favoritismo para o time local, o que é valido pela sua necessidade de ganhar a partida.
O Náutico é o vice-líder da competição, com 27 pontos, e chances de 85% para atingir a segunda fase.
O Botafogo-PB é o 5º, com 24 pontos, e 50% de probabilidade para conseguir esse objetivo.
Nos últimos cinco jogos, o alvirrubro conquistou 9 pontos, entre os 15 disputados, enquanto o alvinegro somou 8, e vem de duas vitórias seguidas.
A partida sem duvida irá rememorar um tempo mais antigo, quando um jogo entre um time pernambucano e um paraibano era manchete nos jornais, e tinha de tudo nos gramados.
O Náutico terá que jogar com a cabeça, desde que um ponto irá dar-lhe a garantia de que poderá estar no mata-mata da segunda-fase.
NOTA 3- HÁ MALES QUE VEM PARA O BEM
* Na ocasião que tomamos conhecimento das demissões efetuadas na ESPN-Brasil, um nome que estava na lista nos chocou, o de Rafael Oliveira, inclusive colocamos esse fato em uma postagem do blog.
O espanto não foi apenas o nosso e sim de milhares de pessoas que nas redes sociais criticaram a posição tomada pelo canal esportivo. Para que se tenha uma ideia da repercussão do tema nas redes, esse ficou em primeiro lugar por todo o dia da última quarta-feira.
Com relação aos demais demitidos pouco se falou, desde que maioria era formada por executivos que apareciam pouco na telinha. Juca Kfoury que era o mais famoso, teve algumas mensagens de poucos jornalistas. Não foi surpresa.
Quanto a Rafael essa gritaria toda é justa, desde que as vezes que o ouvimos percebemos que era um diferenciado, e não comentarista de escola de samba. Esse domina como poucos (ou ninguém) as duas ligas principais do futebol europeu. Um comentarista que conhece de forma profunda o futebol nacional e internacional, com analises bem embasadas. Jovem, mas um estudioso do futebol.
O jornalismo esportivo necessita de nomes como o de Rafael para que possa sair da mesmice patológica existente.
A sua qualidade técnica não passou despercebida, desde que a Rede Globo no mesmo dia da demissão fez um contato com o comentarista apresentando uma proposta para contrata-lo.
Desde jovem que ouvimos por centenas de vezes um antigo ditado: ¨Há males que vem para o bem¨. Esse é o caso do jornalista, e se contratado será sem duvida um gol da emissora platinada.
NOTA 4- A ESPANHA COM MENOS DESIGUALDADE
* O campeonato espanhol começou na noite de ontem, com o jogo entre o Athetic de Bilbao e Barcelona, com uma novidade no modelo de divisão de receita televisiva bem parecido com o atual da Premier League.
Antes 75% dos direitos televisivos estavam concentrados na dupla dos gigantes, Real Madrid e Barcelona.
Hoje, metade do dinheiro dos contratos de transmissão é repartido de maneira igual entre os 20 clubes da primeira divisão. Outros 25% são repassados de acordo com a colocação nas últimas cinco edições da competição, e os outros 25%, é calculado de acordo com uma série de medidas que cada clube precisa para melhor promover o produto de seus jogos.
Entre essas o preenchimento dos assentos, qualidade do gramado e iluminação dos estádios. Por outro lado a participação estrangeira está crescendo, e hoje já tem 30% de investidores de fora do país.
Enquanto isso, no Brasil das maravilhas, a distribuição das receitas é indecente, e não existem investidores de fora do país.
Tal fato se dá pela desorganização do futebol em seu contexto e da pouca credibilidade do país no estrangeiro.
Um fato que deve ser destacado, é que o novo contrato dos direitos de transmissão na Espanha foi feito de forma coletiva.
No Brasil é individual e bem escondido entre quatro paredes, onde de tudo pode acontecer, inclusive vacas nos postes.
NOTA 5- TORCEDORES DO FLAMENGO E VASCO BRIGAM DURANTE AÇÃO SOCIAL
* Não existe solução para os torcedores organizados enquanto esses receberem apoio da cartolagem. Nem uma ação social foi respeitada.
O que era para ser uma noite de alegria e solidariedade terminou em confusão e tumulto. Isso aconteceu quando a torcida do Flamengo distribuía alimentos para moradores de rua, torcedores do Vasco atacaram a torcida rival e provocaram uma grande briga, na última quinta-feira, em Duque de Caxias na Baixada Fluminense.
Membros de uma torcida organizada do Flamengo organizaram uma ação social para distribuir alimentos para moradores de rua. O que eles não esperavam é que seriam atacados por torcedores vascainos.
Pedaços de pau teriam sido usados na ação. Houve intervenção da policia, e ninguém foi detido. Por coincidência os times se encontram hoje às 19 em Brasília, pelo Campeonato Brasileiro.
Essa ação foi o aperitivo de entrada.
NOTA 6- BILBAO VENCE BARCELONA NA ABERTURA DO ESPANHOL
* Sem Messi e com as estreias de Griezmann e De Jong em partidas oficiais, o Barcelona visitou o Athletic Bilbao na abertura, no primeiro jogo da La Liga e foi derrotado pelo placar de 1x0.
Aos 44 minutos do segundo tempo, o veterano Arduriz que tinha entrado aos 42, com um voleio cinematográfico decidiu a partida.
Um dos gols mais bonitos da história do futebol pela sua plástica.
Na realidade a partida foi insossa, com o time de Bilbao retrancado e o catalão sem conseguir passar pelo muro que foi colocado.
Na realidade o Barcelona depende da presença de Messi, e sem ele o seu futebol cai muito. Os dois estreantes não se saíram bem.
Na verdade a estreia do Barça também foi frustrante.