blogdejjpazevedo

BlogdeJJPAzevedo.com

Escrito por José Joaquim

NOTA 1- UM AUTÊNTICO CAVALO PARAGUAIO

* A Série B está chegado na sua metade e alguns dos clubes que estão participando da corrida, começam a dar mostras que o cansaço já começou a tomar conta.

Um exemplo vem do Londrina que a cada jogo tem dificuldades de ganhar. Começou bem mas já começa a perder o folego. Na ultima sexta-feira empatou com o Criciúma de forma injusta pelo que o time catarinense apresentou.

Na matinal de ontem o Paraná mostrou que a sua fase realmente não é boa. Na largada da competição ficou preso no box e saiu mal, recuperou-se mas gastou todas as suas forças nessa tentativa de recuperação. Chegou a entrar no G4, mas desde julho que não ganha um jogo, mostrando que é um autêntico cavalo paraguaio, parando na raia.

Pela terceira rodada seguida o tricolor encarou um time da zona de rebaixamento e não conseguiu vencer. O tropeço da vez foi contra o São Bento. O time paranista saiu na frente com um bonito gol de Fernando Neto, mas não teve uma boa atuação e perdeu de virada por 2x1 em Sorocaba.

Com o resultado, a equipe emplacou o seu quinto jogo consecutivo sem ganhar na competição, com quatro derrotas e um empate, permanecendo com os mesmos 23 pontos.

Pelo andar da carruagem certamente irá acontecer mais uma dança das cadeiras, e a bola da vez será o técnico Matheus Costa.

A hora da verdade está chegando, e somente aqueles concorrentes de puro-sangue continuarão na briga.

Os paraguaios irão mancar.

NOTA 2- VAMOS MANAUS!

* Somos de uma época que o estado do Amazonas tinha bons times, com torcidas grandes e que participavam do Campeonato Nacional.

Aos poucos foram minguando, e enfim acabaram desaparecendo do mapa futebolístico. Na tarde de hoje em feito inédito, o Manaus jogará a final da Série D do Brasileiro, a partida mais importante de sua história.

A luta para que esse pudesse chegar a tal patamar foi gigantesca, quando em junho o presidente do clube, Giovanni da Silva, saiu às ruas da cidade vendendo rifas de R$ 10 para o sorteio de duas televisões, um ar condicionado e sete camisas oficiais, para pagar os salários dos jogadores.

Dois meses depois, a iniciativa surreal ajudou a equilibrar as contas, e levou o clube para a Serie C e disputando a final jogando por um empate contra o bom time do Brusque. O mais espetacular é que essa partida deverá quebrar o recorde de público presente na Arena da Amazônia, um dos palcos da Copa do Mundo.

Os 45,5 mil ingressos se esgotaram na manhã da quinta-feira.

O eventual título irá coroar um ciclo de façanhas do clube. Fundado há apenas seis anos, o Manaus já comemorou no mês passado por se tornar o primeiro time do Amazonas a chegar à Série C, dentro do atual formato, iniciado em 2009.

A imprensa voltou a incentivar o futebol amazonense em especial esse time que é tricampeão estadual.

Sem nada contra o Brusque que já está classificado, somos todos Manaus nesse jogo de hoje.

O futebol do Amazonas precisa.

NOTA 3- O VAR TEM PASSOS DE TARTARUGA

* O jornal Estado de São Paulo publicou uma matéria sobre o VAR, que está funcionando no seu primeiro ano no Brasileiro. Na realidade o sistema ainda não caiu nas graças do público.

As longas conversas entre o árbitro de campo e a equipe que fica na cabine que opera os equipamentos têm tomado cada vez mais tempo nas partidas.

No último balanço divulgado pelo Circo do Futebol, após as primeiras cinco rodadas do Campeonato Brasileiro, cada consulta ao VAR tem demorado, em média 110 segundos (1m50s), tempo 46% acima do que é recomendado pela FIFA quando a entidade aprovou o uso da tecnologia.

No último fim de semana, os problemas do futebol nacional com o VAR ficaram evidenciados com a estreia do recurso no Campeonato Inglês. Decisões bem rápidas, transparentes ao público e sem longas paralizações.

Na realidade o VAR veio para moralizar o esporte da chuteira, mas no Brasil está sendo desmoralizado pelos que o estão manobrando. Na Inglaterra o sistema é igual a uma ligeira lebre, e no Brasil corre nos mesmos passos de uma tartaruga.

Em nosso país tudo é difícil, menos a corrupção que agora está mais protegida pela Lei de Abuso das Auoridades.

NOTA 4- NO PADRÃO DA SÉRIE B  

* O Sport enfim aprendeu o que é Série B, e que jogar bonito sem vitória nada resolve.

O seu encontro contra o Botafogo-SP na tarde de ontem foi sem a menor duvida o retrato dessa filosofia de como atuar, desde que esse não teve a menor qualidade técnica, mas a entrega e a vontade de ganhar refletiu no resultado da partida.

O jogo foi ruim, e de bom só teve o primeiro gol rubro-negro com a troca de passes.

O placar de 3x0 foi um pouco exagerado, desde que o time paulista perdeu um pênalti.

No segundo tempo o Sport passou a jogar nos contra-ataques, com momentos em que só teve 25% de posse de bola, mas por conta disso conseguiu marcar mais dois gols.

Uma lição que finalmente foi aprendida pelo técnico Guto Ferreira, que o Padrão Série B é bem diferente de uma competição normal, desde que essa leva um time para a maior divisão.

A rodada será encerrada hoje com o jogo com o jogo entre CRB e Vitória que poderá tirar o Sport da 5ª posição com uma vitória do time alagoano.

A derrota do Cuiabá para o América-MG (2x1), a derrota do Paraná perante o São Bento, e o empate do Londrina contra o Criciúma, cujos resultados foram um presente para o Leão. 

NOTA 5- O NÁUTICO NA SEGUNDA FASE

* O Náutico classificou-se na tarde/noite de ontem para a segunda fase da Serie B com uma vitória por 1x0 contra o Botafogo-PB,  e ao mesmo tempo encerrou as esperanças do time paraibano de passar para a parte seguinte da competição.

O alvirrubro não jogou pelo empate, e sim para ganhar a partida e isso na realidade desequilibrou o adversário que esperava um outro modelo de futebol.

No primeiro tempo o melhor jogador foi Saulo o goleiro do Belo da Paraíba, por conta da pressão do time adversário. O Botafogo só reagiu no final do segundo tempo por conta do desespero de saber que estava fora do campeonato.

Foi uma vitória justa que deixou o Náutico na segunda posição e com uma diferença de um ponto para o Sampaio Correa.

O Santa Cruz ainda respira na competição, por conta do empate entre o time do Imperatriz contra Ferroviário-CE por 0x0, deixando o time maranhense com 25 pontos, e que poderá ser alcançado pelo tricolor com uma vitória desse frente ao Globo, que irá jogar pelo empate para fugir da Caetana e deixar o ABC na Série D, depois do empate com o Sampaio Correa por 1x1.

O jogo será realizado nesse domingo na Arena Pernambuco.

Duas vagas estão garantidas, e três clubes estão disputando as duas restantes.

NOTA 6- A MALDADE DOS DEUSES DO FUTEBOL

* O Manchester City deu uma aula de futebol na noite de ontem em seu jogo contra o Tottenham.

Com um show de bola de De Bruyne, que deu as duas assistências para os gols do City, uma terceira que Gundorgan perdeu, a equipe de Pep Guardiola dominou a partida, com 30 finalizações contra três do adversário.

Os números mostram de forma clara o que foi a partida.

O primeiro tempo terminou com 2x1 para o City, mas os Deuses do Futebol foram maldosos, quando aos 56 minutos, o brasileiro Lucas Moura de cabeça empatou a partida. O sufoco continuou, com uma bola na trave e defesas milagrosas de Lloris.

Aos 92 minutos, Gabriel Jesus fez 3x2, mas o gol foi anulado pelo VAR, porque a bola bateu no braço de Laporte.

O empate de 2x2 permaneceu até o final, de forma injusta, desde que o jogo foi de uma única equipe, que deu uma aula de futebol, mas os Deuses não perceberam.

São coisas do futebol.

NOTA 7- O ATAQUE FATAL DO FLAMENGO

* Para quem gosta de um bom futebol o jogo Vasco e Flamengo foi sem duvida um prato cheio.

O rubro-negro demorou e engrenar, mas com a força do seu ataque goleou a equipe vascaína por 4x1. O primeiro tempo foi muito fraco, embora o time da Gávea tenha aberto o placar com um gol de Bruno Henrique que foi o nome do jogo.

A diferença entre os dois times é muito grande, e isso foi visto no segundo tempo. com os flamenguistas jogando de forma intensa, e em 18 minutos o placar já era 3x1. Arrascaeta definiu o resultado no final da partida. O Vasco perdeu dois pênaltis seguros pelo goleiro Diego Alves.

Nos demais jogos realizados, o Internacional derrotou o Fortaleza por 1x0, o Corinthians fugiu do seu padrão de 1x0 ao derrotar o Botafogo por 2x0, uma goleada para os padrões alvinegros, o Athletico-PR derrotou o Atlético-MG por 1x0.

Fechando a rodada o Palmeiras parecia que iria vencer um jogo, mas no final o Grêmio empatou. A vida do alviverde está dura. 

O Flamengo salvou o sábado. 

Comentários   

0 #1 Nota 4André Ângelo 18-08-2019 14:27
Apesar de ter vencido o jogo, o Sport mostrou que ainda não é um time "pronto" nessa Série B.
A escalação de Juninho como meia armador mostrou que ele não tem o menor cacoete para essa função.
Em que pese ter dado uma assistência para Hernani, mas passou apagado todo o tempo em que esteve em campo.
O Sport necessita urgentemente de contratar um MEIA ARMADOR (DE VERDADE - não adianta trazer meia que toca a bola pra trás).
Everton Felipe seria uma boa contratação. Mas não pensem que ele poderá ser esse meia ou então que recuar Guilherme para essa função vai dar certo. Isso já foi provado que não funciona.
O Sport precisa de um meia clássico, aquele cara que conduz a bola e distribuí para os atacantes. SE CONSEGUIRMOS ESSE JOGADOR, teremos grandes chances de não apenas subir, mas de conquistar mais um título nacional para o clube.
Quanto à estréia de Marcão, se não fosse a expulsão infantil no segundo tempo, seria digna de uma nota 9 ou 9,5. Por conta disso, a sua nota caiu para 5,5.
É incrível como o jogador brasileiro gosta de fazer o que Marcão fez, isto é, após uma dividida de bola, enfiar as travas da chuteira na virilha, na barriga ou no rosto do adversário.
E não venham dizer que é um acidente que não é!!!
É puro cacoete que vem da base; que não é corrigido devido aos fracos treinadores existentes nas bases do clube. Treinadores que não treinam os princípios básicos do futebol como passes, cobranças de escanteio, chutes e cabeçadas.
Dificilmente vemos isso ocorrer no futebol europeu, justamente porque os treinadores de base de lá repreendem o jogador na mesma hora por uma atitude desleal como essa de Marcão.
Quanto ao time, ainda tem de melhorar a questão da postura após marcar um gol. Não pode recuar como fez ontem e esperar um contra-ataque.
A sorte é que o ataque do Botafogo era inoperante, pois, se fosse um Coritiba, Bragantino ou Ponte Preta, certamente teríamos sofrido um gol de empate.
O treinador tem de incrustar nos jogadores o objetivo de jogar sempre visando o ataque, ainda que esteja vencendo o jogo.
Somente quando faltarem cinco minuto para o término do jogo é que o time tem de "fechar a casinha". Essa é a hora de se defender a todo custo.
Enfim, o Sport precisa ainda de um MEIA ARMADOR e de um lateral esquerdo para reserva de Sander. Por sinal, esse lateral do Botafogo/SP, o Pará, é um ótimo jogador.
O Sport deveria ir atrás dele para o ano que vem.
Citar

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar