* Com o 0x0 de Belém, o Náutico receberá hoje nos Aflitos a equipe do Paysandu em um encontro do tudo ou nada, para que possa obter a sua passagem para a Série B de 2020.
Como sempre acontece nas competições do Circo do Futebol, os times com campanhas melhores só levam uma única vantagem, a de jogar a segunda partida em casa. Ou seja, o alvirrubro teve um maior número de pontos, e no caso de um empate terá que rezar para ter sorte nos pênaltis, para não ser derrotado por um time que ficou no 4º lugar do seu grupo, e bem distante na pontuação geral.
Uma partida que necessita paciência, vontade e sobretudo a atenção dos jogadores.
Junta-se a tudo isso o ingrediente maior que é o apoio da torcida que deverá entender que o time adversário embora seja mais fraco do que o Náutico na parte técnica, é um time maduro e dirigido por um técnico experiente em decisões.
A equipe da Rosa e Silva tem todas as chances de uma boa vitória, e obter a meta desejada.
NOTA 2- SPORT ESCAPA DA GUTEMPATITE NO MINUTO FINAL
* Com a Ilha do Retiro ocupada pela torcida rubro-negra, o Sport no minuto final conseguiu uma importante vitória contra o melhor time da competição, pulando para a segunda posição de forma provisória, e com três pontos de diferença para o quinto colocado.
O rubro-negro começou bem a partida, abrindo o placar e cometeu um grave erro, o de recuar deixando o Bragantino tomar conta do jogo e nos minutos finais da primeira fase empatar.
Na segunda fase, o Sport retornou melhor, teve algumas chances, mas voltou a dar os espaços para o adversário que teve momentos de virar o placar mas encontrou o goleiro Maílson em uma noite feliz.
Quando tudo marchava para o 12º empate, nos acréscimos, veio o desempate que deixou o time numa boa situação na competição.
Foi um jogo bom de ser assistido, com um primeiro tempo moroso, e um segundo bom com os dois times buscando a vitória.
Nos demais jogos da Série B, o Botafogo-SP empatou em 0x0 com o América-MG, o Guarani foi derrotado em casa pelo Oeste por 3x2, e o melhor jogo terminou com a vitória do Operário por 2x1 contra o Cuiabá.
O Fantasma de Ponta Grossa assumiu a quinta posição e está vivo na disputa do acesso.
NOTA 3- ENTRE OS BRASILEIROS ROGER É O MELHOR TÉCNICO DO PAÍS
* Debaixo de 32 graus, com um excelente público, Vasco e Bahia se enfrentaram no estádio de São Januário, em partida valida pela 18ª rodada do Brasileiro da Série A, e o tricolor baiano levando a melhor com uma vitória de 2x0, chegando a oito jogos de invencibilidade.
Esse passa por seu melhor momento da atual temporada.
Com o resultado o time da Boa Terra se estabilizou no G6 com 30 pontos, e mostrando o excelente trabalho de Roger Machado, que é sem duvida o melhor técnico da competição entre os brasileiros, mas não é reconhecido pelos que acompanham o futebol nacional, talvez por racismo, desde que é o único negro comandando um time na divisão principal.
O primeiro tempo foi equilibrado, com as duas equipes cautelosas e esperando as estratégias escolhidas. Os goleiros dormiam embaixo das traves. A primeira oportunidade de gol foi as 30 minutos, favorável aos vascaínos. Nada mais aconteceu.
No segundo tempo o Bahia veio disposto a vencer a partida, abriu o placar com um gol de Nino Paraíba, que foi o melhor em campo, só não fazendo chover.
O time da Cruz de Malta teve que ir para cima e ficou com a defesa aberta, quando Gilberto aumentou o placar com um belo gol.
O tricolor continuou dominando, enquanto o Vasco nos 10 minutos finais tentava uma reação, que não aconteceu.
O time de Roger Machado tem uma folha de pagamento com valor bem longe dos que são chamados de grandes, mas o técnico montou uma estrutura tática que vem engolindo os rivais.
A equipe da Boa Terra pelo que está jogando poderá até pensar em uma vaga na Libertadores. Na verdade está jogando um futebol de alto nível.
NOTA 4- UM GOL OLÍMPICO DEU O EMPATE AO CEARÁ EM SEU JOGO CONTRA O CORINTHIANS
* Com o Itaquerão mais uma vez com grande público, o Corinthians recebeu o time do Ceará para um outro jogo matinal debaixo de um sol causticante, e no final recebeu um forte castigo por conta do seu pragmatismo.
O alvinegro paulista fez um bom primeiro tempo que terminou com um placar favorável de 2x0, com a ajuda de um belo gol contra do lateral do time cearense, João Pedro numa cabeçada como fosse um atacante.
O Vozão teve um gol anulado de Felipe Cardoso de forma correta.
No segundo tempo, o Corinthians voltou a ser o Corinthians, bem retrancado e sobretudo pragmático, recuou a marcação e ficou na espera de um contra-ataque.
Foi castigado, posto que o Ceará passou a gostar do jogo, e diminuiu o placar com um gol de Thiago Gallardo após um bonito passe de Ricardinho. No final, Leandro Carvalho com um gol olímpico inverso empatou em 2x2.
A "empatite" tomou conta definitivamente da equipe do Parque São Jorge, que nas 18 rodadas que foram realizadas, empatou por oito vezes, ou seja conquistou 8 pontos e perdeu 16.
Se continuar com o atual modelo de jogo, dificilmente o Corinthians chegará ao título.
NOTA 5- O PODER DO CIRCO BRASILEIRO DE FUTEBOL
* Nem que a vaca tussa uma CPI que envolva a CBF chegará ao seu final.
A primeira terminou de forma grotesca com o falecido Eurico Miranda assumindo o seu comando, rasgando o relatório, e aprovando um paralelo.
Ricardo Teixeira e sua turma continuaram firmes e fortes no Circo. O Senador Romário Farias depois de uma luta ferrenha conseguiu que o presidente do Senado, Renan Calheiros, abrisse outra CPI, mas o troco foi dado quando ficou isolado, e a bancada da bola comandada pelo ex-Senador Romero Jucá, tomou conta e no final foi feito um relatório do nada para o nada.
O Circo continuou com os mesmos problemas de corrupção que levaram o ex-presidente Jose Maria Marin ao presidio nos Estados Unidos, e Marco Polo Del Nero ser suspenso do futebol.
No Brasil nada acontece, por ser o país das maravilhas, onde ladrão é aplaudido e quem prende é execrado.
Mais uma vez surge um senador herói que conseguiu 41 assinaturas dos senadores, solicitando uma CPI para investigar o Circo e o COB (Comitê Olímpico Brasileiro).
O presidente do Senado, Davi Acolumbre recebeu a visita de seis lobista representantes da Casa da Barra da Tijuca, e então resolveu segurar a sua abertura. O que conversaram só Deus sabe.
Não aguentando mais, o senador Jorge Kajuru, entrou com pedido no Supremo Tribunal Federal (STF), para que seja determinado que o presidente da casa abra imediatamente a Comissão Parlamentar do Esporte.
Na verdade não irá acontecer essa interferência do STF, e tudo ficará como dantes, com o Circo mandando, desmandando, poderoso, e todos aplaudindo.
Só mesmo no Brasil.
NOTA 6- O MENGÃO DESFILOU NO MANÉ GARRINCHA
* Hoje a maior alegria de quem gosta de futebol é assistir os jogos dos times dirigidos pelos Jorges, o Jesus, do Flamengo, e o Sampaoli do Santos.
Ontem foi a vez do rubro-negro da Gávea, hoje será do alvi-negro da Baixada Santista.
No Mané Garrincha com quase 50 mil torcedores, o Flamengo venceu com facilidade o Avaí por 3x0, mantendo a liderança da competição. Foi a quinta vitória seguida do time comandado por Jorge de Jesus no Brasileiro. O jovem Reinier, com apenas 17 anos de idade brilhou, marcou o seu primeiro gol como profissional.
Mesmo sem algumas peças importantes, o time rubro-negro jogou um belo futebol, sempre buscando o gol independente do placar.
Gabigol marcou mais uma vez para somar na sua artilharia, com a assistência do novato Reinier. O outro gol foi do zagueiro Pablo Mari.
Foi um show de bola, sem recuar para segurar o placar, porque Jorge de Jesus não deixa.
No próximo sábado o Maracanã irá explodir com o encontro dos times dos Jorges, que estão salvando o nosso futebol.
Nos outros jogos, o Fluminense enfim ganhou com um gol no final da partida em seu jogo contra o Fortaleza que perdeu muitas chances. Quem não faz, leva.
No Beira Rio, os reservas do Internacional derrotaram o desfalcado São Paulo, por 1x0, com a presença de um pouco público.
Enfim, o Palmeiras na bacia das almas ganhou um jogo.
De virada, no último minuto dos acréscimos derrotou o Goiás por 2x1. Os analistas certamente irão dizer que o resultado teve o dedo de Mano Menezes
O sábado do futebol mais uma vez foi do Flamengo.
NOTA 7- DOIS NORDESTINOS NA SÉRIE B DE 2020
* No tarde/noite de ontem, nos jogos efetuados na Série C Nacional, Confiança e Sampaio Correa avançaram para as semifinais e tiveram o acesso para a segunda divisão.
Enquanto o Dragão ficou no 1x1 contra o Ypiranga-RS jogando em Erexim, o Sampaio venceu por 3x2 o São José, jogando em São Luiz. Dois nordestinos, contra dois gaúchos.
Depois de uma espera de 27 anos, o Dragão voltará a disputar a segunda divisão nacional. A equipe esteve por cinco anos seguidos na Série C até conseguir a vaga. Já o Sampaio disputou a Série B pela última vez em 2014.
Hoje mais dois nordestinos estaão na busva das outras duas vagas, o Imperatriz do Maranhão que tem uma jornada dificil no seu jogo em Caxias-RS contra o Juventude, e o Náutico que jogará em casa contra o Paysandu, com chances de ser o terceiro do Nordeste classificado.