* O Circo Brasileiro do Futebol (CBF) em combinação com a Platinada mudou o dia do futebol que era o domingo, para o sábado.
Os jogos mais importantes tem sido nesse dia. A razão até hoje não conseguimos detectar. Na certeza tem alguma vaca no poste.
Por uma coincidência do destino, na última rodada do Turno teremos um encontro dos dois Jorges, o Jesus e o Sampaoli, que comandam os lideres da competição, Flamengo e Santos respectivamente.
Com um empate o rubro-negro será o campeão simbólico do primeiro turno. Se o Santos surpreender e vencer, será ele o campeão. O Maracanã estará lotado, desde que os 61 mil ingressos postos à venda foram esgotados. Será um confronto entre os dois melhores técnicos da competição, mas com o time da Gávea com uma maior chance de vencer.
A equipe santista teve uma queda na sua performance nas últimas rodadas, enquanto o time rubro-negro teve cinco jogos com vitorias seguidas.
Será um grande jogo, e que poderá ser prejudicado pela arbitragem de Bráulio Machado, da Federação Catarinense, que foi protagonista em um dos encontros mais confusos do ano passado.
Em junho (2018), o time do Flamengo foi a São Paulo enfrentar o Palmeiras no que era também um confronto entre os dois primeiros da tabela. O rubro-negro foi muito prejudicado pelas suas decisões.
Mais uma irresponsabilidade do Circo.
O sábado agora é do futebol. Essa gente que comanda esse esporte no Brasil são destruidores até das datas.
NOTA 2- PELÉ NÃO MERECE ISSO
* O estado de Alagoas homenagear Marta é bem justo pelo que essa fez pelo futebol feminino no Brasil, inclusive com seis prêmios de melhor do mundo da FIFA.
Obvio que isso sempre ajudava a levar o nome do estado de Alagoas para outras plagas, mas, tirar o nome do maior jogador do mundo do estádio para colocar o seu, é algo sem o menor sentido.
Pelé foi considerado como o atleta do século, e ganhou espaços em todo o mundo.
Sempre foi reverenciado pelos Reis, Presidentes, Ministros, de todo o planeta. Era o verdadeiro embaixador do Brasil.
Já citamos em um artigo um fato que aconteceu conosco na Malásia, país asiático, bem longe do nosso país, quando o porteiro do hotel em que estávamos hospedados, observou o crachá que usávamos referente ao Mundial de Basquetebol Feminino, apontou para esse, e chamou o nome de Pelé.
Uma atitude que nos mostrou o quanto esse atleta era adorado no mundo.
Não temos a menor duvida de que não existe nenhum brasileiro tão conhecido no planeta Terra como Pelé.
Tirar o seu nome do estádio de Maceió, é algo brutal e uma falta de consideração sem limite.
O Rei não merece isso.
Que façam uma homenagem a Marta, sem feri-lo.
Para quem assistiu ao vivo por várias vezes, Pelé jogar, sabe muito bem que tratava-se de um gênio do futebol e que levou o nome do país para os mais distantes rincões do mundo.
NOTA 3- TÍTULO DE 'PERSONA NON GRATA' PARA LEANDRO VUADEN
* O pênalti marcado a favor do Náutico por Leandro Vuaden, no jogo em que o Paysandu perdeu a chance de voltar à Série B, ainda é assunto relevante em Belém, e agora apelaram para o grotesco.
Segundo o jornal O Liberal, um vereador dessa cidade, como não tem nada que fazer, apresentou na última quarta-feira um requerimento para solicitar que o árbitro seja considerado "persona no grata" na capital paraense.
A proposta está sendo apreciada pelos colegas de Toré na Camara Municipal e deve ser votada na próxima segunda-feira.
No texto de justificativa o edil faz acusações sérias ao se referir ao pênalti como um "grave erro proposital". Ele considerou a marcação como um "roubo" .
¨Pior ainda é que sabemos que nosso estado sofre constante discriminação, por ser da Região Norte, e os clubes não querem fazer constantes viagens por acharem desgastante vir para o Norte. O Pará precisa se unir para acabar com esses roubos, mal caratismo desse tipo de profissional" , diz um trecho.
Vamos e venhamos, embora o lance tenha sido muito estranho, o futebol do Pará que já foi grandioso em outros tempos, desapareceu do mapa futebolístico por conta das suas péssimas gestões, inclusive da Federação.
Trata-se de um pleito sem sentido, apenas pirotécnico.
NOTA 4- OS NÚMEROS MOSTRAM QUE 75% DAS VEZES QUEM FECHOU O TURNO À FRENTE FOI CAMPEÃO
* As estatísticas mostram que nas 16 edições do Brasileiro de pontos corridos, 12 clubes que fecharam o turno à frente foram campeões (75%).
Apenas em quatro campeonatos entre os 16 realizados, os lideres foram sobrepujados no final (25%).
Em 2008, quando o Grêmio era líder com 41 pontos, no final o São Paulo foi campeão.
No ano de 2009, o Internacional liderava com 37 pontos, e quem ganhou o título foi o Flamengo.
No ano de 2012, o Atlético-MG estava em primeiro lugar com 43 pontos, e o time do Fluminense foi campeão.
Na temporada anterior (2018), quem liderava era o São Paulo, com 41 pontos, e o troféu ficou com o Palmeiras.
Contra números não existem argumentos.
NOTA 5- STJD DETERMINA NÃO HOMOLOGAÇÃO DA PARTIDA ENTRE NÁUTICO E PAYSSANDU
* O Presidente do Superior Tribunal de Justiça Desportiva do Futebol (STJD), Paulo César Salomão Filho, admitiu o recebimento na noite de ontem, do pedido, por parte do time do Paysandu, de impugnação da partida contra o Náutico, pelas quartas de final da Série C do Campeonato Brasileiro.
No entanto, o dirigente negou a paralização da competição e o time pernambucano vai pode disputar a semifinal que começa amanhã, com a primeira partida contra o Juventude.
No despacho, o presidente do STJD determina a não homologação da partida.
Pelo que conhecemos do órgão, temos a certeza de que a admissão em receber o recurso foi algo protocolar, e no final do processo o único a ser punido será o árbitro Leandro Vuarden.
Na história do STJD apenas 7% de casos como esse tiveram sucesso.