* Hoje ter ex-jogador como comentarista nos programas esportivos dos canais de televisão virou grife.
Não temos nada contra, desde que existe espaço para todos, mas na verdade os debates estão caindo de nível, desde que falta o devido preparo que somente os profissionais do setor conhecem bem.
Estávamos assistindo o programa Bola na Veia da ESPN quando o seu novo contratado, Fabio Luciano, afirmou que Jorge de Jesus, técnico do Flamengo, não deveria dar nenhuma opinião sobre a Seleção do Circo porque não é brasileiro.
Algo que cheirou de imediato a Xenofobia.
Onde está escrito em nossa Constituição de que um estrangeiro que trabalha no Brasil não possa dar uma opinião de algo que faz parte de sua profissão?
Como bem escreveu Menon em seu blog, que esse em vez de discutir, de concordar ou discordar de Jesus, negou o direito de opinião do técnico do Flamengo, que atualmente está dando aula de futebol em nosso país.
Jesus teve a coragem de falar o que os diversos técnicos do Brasil não conseguem fazer, que é o de criticar o atual modelo que está prejudicando o desenvolvimento do nosso futebol.
Tolher o seu direito de opinião por ser português não é salutar.
Luciano deu uma mancada quando errou na disputa da bola e o seu time levou um gol.
Somos contra qualquer emissão de conceitos xenófobos.
Lamentável.
NOTA 2- A SÉRIE B NÃO PARA
* Mal terminou a 23ª rodada da Série B, nessa terça feira teremos a realização de nove partidas que poderão dar uma sacudidela na sua tabela de classificação.
Entre esses jogos iremos ter o do Londrina e Sport, no Estádio do Café.
O time paranaense começou a competição de vento em popa, ficou no G4 por um bom período, e de repente desmoronou com uma sequencia de seis derrotas. Está na 13ª colocação com 28 pontos. Enquanto isso o Rubro-Negro de Pernambuco, é o 3º colocado com 38 pontos.
Ambos foram derrotados na última rodada.
Nas últimas 10 rodadas o Sport somou 16 pontos, 53,33%, enquanto o Londrina conseguiu 5, 30,0%. No Returno o Leão conquistou 7 pontos, com 58,33% ficando no 8º lugar, enquanto o Tubarão somou apenas 3, na 17ª colocação, com 25,00%.
Como mandante o time da Terra do Café tem um aproveitamento de 60,61%, enquanto o da Ilha do Retiro é razoável como visitante, com 51,52%.
Apesar da derrota contra o América-MG, o Sport é o favorito, frente a uma equipe que mancou na competição como um cavalo paraguaio.
NOTA 3- A BOLINHA GELADA
* No primeiro sorteio de um carro promovido pelo Circo do Futebol para levar torcedores aos estádios, que foi realizado no Nilton Santos antes do jogo Botafogo e São Paulo, o nome anunciado espantou e repercutiu mal entre os alvinegros.
A contemplada foi a esposa do presidente do Conselho Deliberativo do clube, Edson Alves Junior. Com um pequeno detalhe inusitado: ela não foi ao estádio.
Na ocasião revivemos a época da bolinha gelada nos sorteios dos árbitros no futebol de Pernambuco.
Segundo o Circo do Futebol não há problema no fato de o parente de um Conselheiro ser sorteado, mas deveria estar presente.
Não vamos fazer juízo de valor desse fato, mas seria prudente que dirigentes dos clube e parentes não participassem de tal sorteio, a fim de que um fato como esse não acontecesse.
Na tarde de ontem o presidente do Conselho afirmou que o bilhete premiado foi preenchido por seu pai, que não sabia das regras e colocou o nome da nora, e que não iria receber o premio.
Na verdade esse recebimento não poderia acontecer, desde que o ganhador deveria ter a comprovação de sua presença no estádio.
Por uma mera coincidência, o que o Circo comanda tem uma vaca no poste.
NOTA 4- "AO MELHOR"
* Uma festa do mais alto nível tendo como local o Teatro Scala de Milão, o mais importante do planeta, que serviu como palco para entrega dos prêmios aos melhores do mundo no futebol.
O prêmio mais esperado era sem duvida a do melhor jogador, e pela ausência de Cristiano Ronaldo, que estava na disputa e Messi na companhia da família, ficou bem claro que esse seria entregue ao atleta portenho, sem duvida com justiça.
A sua temporada individual foi perfeita, e mais uma vez voltou ao patamar mais alto do futebol ao conquistar pela sexta vez o título de melhor do mundo. Desde 2015 sem conquistar o prêmio, tornou-se o atleta mais premiado da historia de futebol.
Pelé foi o atleta do século XX e sem duvida Lionel Messi o será do século XXI.
Um fato que deve ser destacado está relacionado a Neymar, ao não obter nenhum voto para estar entre os melhores do mundo.
O prêmio de melhor treinador foi entregue ao Campeão da Liga dos Campeões, Jurgen Klopp, superando o fenomenal Pep Guardiola e Mauricio Pochettino, do Tottenham.
O prêmio dado para as ações mais importantes feitas por torcedores ao redor do mundo, uma família brasileira ficou com o título. Silvia Grecco, e seu filho Nickollas, foram premiados pela entidade. A história da mãe palmeirense que narra os jogos do clube para o seu filho, deficiente visual.
O prêmio dado para o " jogo limpo", ficou com Marcelo Bielsa e o Leeds United, que precisava de uma vitória na última temporada da Championship para conseguir a vaga direta.
O Leeds marcou um gol enquanto um atleta adversário estava caído no gramado por conta de uma lesão. Bielsa treinador da equipe, ordenou que o seu time deixasse o Aston Villa marcar para deixar o placar empatado novamente.
Só mesmo Bielsa para um fato como esse.
NOTA 5- EM 21 MESES O CORITIBA TERÁ CINCO TREINADORES
* A derrota de 2x0 para o CRB, na noite de sábado, culminou com a demissão do treinador Umberto Louzer, do Coritiba.
Jorginho que foi demitido pela Ponte Preta, será o novo treinador, e terá que conviver com uma enorme pressão, com as cobranças e, principalmente, com o pouco tempo para arrumar a casa.
O problema do Coritiba está na sua gestão, sob o comando de Samir Namur, que conseguiu juntar no clube tudo que a prudência não permitiria: um técnico sem experiência, um gerente de futebol sem a devida competência, além do próprio cartola que não tem a menor condição de dirigi-lo.
Conversamos ontem com um amigo torcedor do Coxa, e esse nos disse que o atual presidente conseguiu afastar do clube aqueles que poderiam ajuda-lo.
Para que se tenha uma ideia, em 21 meses de seu mandato, o Coxa está na quinta troca de treinador. Ou seja, cada nome teve uma média de quatro meses e meio no cargo. Sem duvida isso é muito pouco para definir um padrão de jogo.
Nesse período, o Coritiba, obteve um vice-campeonato paranaense, em 2018, e amargou fiascos, como eliminações precoces na Copa do Brasil, além de ter passado longe do acesso.
A missão de Jorginho está na rota do impossível, desde que faltam 15 rodadas para a recuperação, e o Coxa vai necessitar de um aproveitamento de 66,5% para terminar no G4, ou seja, a cada três partidas, terá que ganhar duas. Só um milagre faria isso acontecer.
O problema maior do time paranaense não é de treinador, e sim de gestão.
NOTA 6- O TIRO DE MISERICÓRDIA NO ITAQUERÃO
* Segundo o blog de Lauro Jardim, a diretoria do Corinthians reza para a CPI dos Esportes não entrar em campo, pois considera altissimo o risco de a investigação chegar a reveladora relação Odebrecht-Lula-Itaquerão e afugentar ainda mais os investidores que poderiam apostar no "naming rights" do estádio, uma infidável e dramática novela.
Desde que foi inaugurado, há cinco anos, o clube de maior torcida de São Paulo busca desesperadamente uma empresa disposta a dar o seu nome, acompanhado de uma malinha de dinheiro, para rebatizar o já consagrado Itaquerão.
Justamente por entrar como suposto favorito é que os jogadores do Sport têm de entrar em campo com humildade e determinação pela vitória. As duas últimas vitórias do Londrina foram contra Paraná e Coritiba. Isso mostra que, quando jogam com time com mais "camisa", com mais história no futebol brasileiro, eles encaram o jogo como final de campeonato. E é assim que irão entrar hoje contra o Sport. Portanto, cabe à diretoria e a Guto Ferreira cobrar do elenco que entrem em campo com a mesma postura do América Mineiro, que marcou muito e não abdicou de atacar. O Londrina vem com muita vontade. O Sport terá de ter mais vontade do que eles. Como falei no sábado, o Sport tem de MARCAR como o América MG e ATACAR como o Bragantino. Essa é a fórmula para vencer os jogos e chegar ao acesso.
Comentários
Prezado Eduardo: Foi um lapso, mas iremos repara-lo na postagem de amanhã. Gratos pelo alerta.
As duas últimas vitórias do Londrina foram contra Paraná e Coritiba.
Isso mostra que, quando jogam com time com mais "camisa", com mais história no futebol brasileiro, eles encaram o jogo como final de campeonato.
E é assim que irão entrar hoje contra o Sport.
Portanto, cabe à diretoria e a Guto Ferreira cobrar do elenco que entrem em campo com a mesma postura do América Mineiro, que marcou muito e não abdicou de atacar.
O Londrina vem com muita vontade. O Sport terá de ter mais vontade do que eles.
Como falei no sábado, o Sport tem de MARCAR como o América MG e ATACAR como o Bragantino.
Essa é a fórmula para vencer os jogos e chegar ao acesso.
Assine o RSS dos comentários