blogdejjpazevedo

BlogdeJJPAzevedo.com

Escrito por José Joaquim

NOTA 1- O AMÉRICA-MG ESTÁ CHEGANDO 

* Faltando dois jogos para o encerramento da 24ª rodada, na noite de ontem os resultados foram aqueles que estavam no figurino.

O Sport fez um bom jogo contra o Londrina e conseguiu um ótimo resultado de 2x1, mantendo-se na 3ª colocação.

O placar foi justo, desde que o rubro-negro no segundo tempo perdeu várias chances para aumentar a diferença. Com esse três pontos somados o Leão passou a ter 41 pontos, e com uma boa folga de cinco pontos para o 5º colocado, o Botafogo-SP, que empatou com o Operário em 1x1. Esteve à frente do placar até os minutos finais, quando o Fantasma marcou o gol do empate.

Em Campinas aconteceu a terceira vitória seguida do Guarani, ao derrotar o Criciúma por 1x0. O time catarinense está se afundando na zona da Caetana.

Em Goiânia tivemos o melhor jogo da rodada, com o empate de 2x2 entre o Vila Nova e CRB. O time alagoano saiu à frente do placar, e o dono da casa com um segundo tempo extraordinário conseguiu empatar, e perder no final a chance de uma vitória.

Em Barueri, o Oeste de virada derrotou o São Bento por 2x1.

No Independência em BH, o América-MG continuou fazendo história, ao vencer o Brasil de Pelotas por 2x0, subindo para a 8ª colocação, distando apenas de dois pontos do CRB, 4º colocado.

O aproveitamento do Coelho no Returno é de 73%, e nas últimas 10 rodadas esse sobe para 80%.

Se a equipe mineira continuar com essa performance, escreverá uma página na sua história de ter saído da lanterna, para o G4. Completou 12 rodadas sem derrota.

Nos dois últimos jogos da noite, o Bragantino derrotou o Figueirense por 3x0, somando 48 pontos, 14 vitórias, e ficando cada vez mais perto do Photochart, e o Vitória na estreia de Geninho, empatou em 0x0 com o Atlético-GO, que manteve-se na segunda posição.

NOTA 2- A MELHOR DO MUNDO

* Por um lapso, deixamos de falar sobre a premiação da americana Megan Rapinoe, que foi eleita a melhor jogadora do mundo na temporada de 2018/2019, superando sua compatiota Alexa Morgan e a inglesa Lucy Bronze na disputa pela FIFA A MELHOR.

Fomos alertados por um dos nossos visitante, Eduardo Galdino, sobre o assunto, e estamos pagando hoje o que esquecemos ontem. Na verdade a Copa do Mundo abriu um novo patamar para o futebol feminino, e que deverá repercutir no Brasil que ainda capenga nesse setor, que foi sempre o patinho feio do Circo e dos clubes.

Em seu discurso, Rapinoe pediu o engajamento da comunidade do futebol contra o racismo e a homofobia no futebol, e em prol da igualdade de oportunidades, lembrando o movimento "Equal Pay" , que cobra melhores salários, premiações e condições de trabalho para a jogadoras.

Citou a torcedora iraniana vitima da intolerância no seu país, que tocou fogo no próprio corpo e sofreu represálias apenas por ter ido a um jogo, e as jogadoras LGTB que lutam contra a homofobia.

¨Temos a oportunidade de usar esse jogo lindo para realmente mudar esse mundo para melhor. Temos um poder incrível nesta sala", afirmou Megan Rapinoe ao receber o prêmio.

Além de craque de bola, essa é uma boa ativista.

NOTA 3- UMA QUEDA DO PÚBLICO NA 20ª RODADA DA SÉRIE A

* A 20ª rodada da Série A do Brasileiro terminou na última segunda-feira com o Flamengo na liderança com três pontos à frente do vice-líder Palmeiras, e a sexta derrota do Atlético-MG em seu jogo contra o Avaí, por 1x0, com a sua primeira vitória como mandante.

O que nos chamou a atenção foi a zona da Caetana, que tem dois times que jamais foram rebaixados, Cruzeiro e Chapecoense que fazem parte dos cinco que nunca foram degolados.

A situação dessas duas equipes é preocupante. Ambas estão na lista dos "incaíveis" ao lado do Flamengo, Santos e São Paulo, trio que está na parte de cima da classificação. Com relação a rodada, nos 10 jogos que foram realizados, foram 5 vitórias dos mandantes, quatro dos visitantes e apenas um empate.

A média de público teve uma queda para 18.249 pagantes por jogo, em um total de 182.439 torcedores nos estádios. Foram marcados apenas 21 gols, com uma média de 2,10 por jogo.

Nessa quarta será iniciada a 21ª rodada com 4 jogos, e entre esses o encontro entre Flamengo e Internacional.

NOTA 4- O BURACO EM QUE METERAM O FIGUEIRENSE

* Enquanto a diretoria do Figueirense comunicava em uma Nota que o clube agora vive uma nova realidade por conta do rompimento do contrato com a empresa que dirigia o futebol do clube, essa de forma açodada enviou para o Circo um oficio pedindo para o time deixar a Série B.

Algo inusitado.

Na verdade o Figueirense foi empurrado em um buraco profundo, por pessoas que estavam mais para uma aventura do que tomar conta do clube.

A Elephant, nome da empresa, deve ter uma cabeça desse animal, desde que um documento como esse não tem a menor validade no Circo do Futebol, por não ser filiado a entidade. De pronto o pedido foi negado.

Vale lembrar que a empresa não administra o clube desde o dia 19, quando foi assinado o rompimento do contrato. Por outro lado, o presidente do time catarinense acusou o investidor de roubar mais de R$ 2 milhões do clube.

O Figueirense divulgou uma Nota Oficial comunicando que a ¨equipe jurídica encaminhará ao Circo toda a documentação necessária para desmentir a intenção de desistir da disputa".

Aliás não era necessário, desde que para a entidade o representante do clube é o seu presidente, ou preposto, e não uma empresa que não é filiada.

Tudo isso por conta do pedido de Claudio Honigman, da Elephant, de uma indenização de R$ 3 milhões, depois de ter assinado uma nota conjunta de rompimento.

Esse problema não é esportivo, e sim judicial, desde que para o Circo do Futebol só existe como filiado o clube.

Isso é a cara do futebol brasileiro, onde todos metem a colher e a comida sai insossa, e que não tem o devido comando.

O Figueirense realmente foi colocado em um buraco sem fundo. 

NOTA 5- E A CPI DOS ESPORTES?

* A CPI dos Esportes que seria instalada no Senado continua parada, mesmo com o senador Jorge Kajuru tendo entrado com um mandado de segurança no STF.

O Ministro Celso de Mello, relator do caso, enviou um oficio a mesa diretora do Senado pedindo informações sobre a não instalação da CPI. E só tomará alguma decisão com as respostas em mãos.

O oficio foi enviado no dia 12, e até hoje não houve retorno.

Deve ser por conta da distância do Senado para o Supremo Tribunal Federal.

O Circo continua poderoso, apesar do seu passado.

NOTA 6- A EUROPA CONFERENCE LEAGUE

* O Comitê Executivo da UEFA, anunciou no dia de ontem que a entidade irá realizar mais uma competição europeia de clubes que vai chamar-se de Europa Conference League.

Em dezembro de 2018, a UEFA tinha anunciado a criação de uma terceira competição de clube, que se junta à Liga dos Campeões e à Liga Europa, que deverá ser disputada por 32 cubes de países com uma menor representatividade no futebol europeu.

A nova competição irá começar na temporada 2021/2022 e vai, na mesma semelhança da Liga Europa, ter 141 encontros, distribuídos em 15 rodadas, e ser jogada à quinta-feira. O vencedor da prova vai garantir a presença na Liga Europa no ano seguinte.

Segundo a UEFA, será ainda jogada uma fase preliminar adicional, disputada antes das oitavas de final, entre as equipes classificadas no segundo lugar de cada grupo, e os terceiros classificados nos grupos da Liga Europa.

NOTA 7-  A VITRINE DO SANTA CRUZ

* O Athletico Paranaense recentemente contratou um jovem que estava no Santa Cruz, o atacante Elias.

Ontem assinou contrato com o bom goleiro Anderson, que teve uma boa passagem pelo tricolor do Arruda, que não recebeu nenhum real, desde que se transformou em uma vitrine sem ônus para alegria do Furacão que encontrou o caminho das pedras.

O jogador tem 21 anos, pertence ao Palmeiras e chega por empréstimo ate o fim da temporada  ao Furacão, mas já tem um acordo para fechar um contrato definitivo no ano que vem.

Anderson brigará para ser a segunda opção, já que Santos é titular absoluto.

O Santa Cruz não conquista nada, mas tem uma virtude a de trazer jogadores que conseguem mercado com facilidade.

São coisas do futebol de Pernambuco. 

Comentários   

0 #1 Nota 1André Ângelo 25-09-2019 09:49
O Sport fez um bom jogo e mereceu a vitória.
Mas acho que não podemos só ressaltar o bom resultado.
Temos que ressaltar outras coisas positivas e também as negativas.
De positivo, a disposição dos jogadores em campo. Entraram com vontade de ganhar, embora tenham jogado mais no contra-ataque.
Também de positivo, as alterações feitas pelo treinador.
Não se afobou. Não gastou substituição(ões) no intervalo e soube colocar jogadores para prender mais a bola no ataque, afastando a pressão do Londrina e possibilitando a construção de jogadas ofensivas.
De negativo, os mesmos defeitos de sempre.
1º) O time abre o placar, mas perde gols por falta de capricho. Deixa de "matar o jogo" e acaba permitindo o empate do adversário.
Como já dissemos em outros comentários, se os jogadores do Sport fossem inteligentes, fariam 2 ou até mesmo 3 gols nos adversários para poderem correr menos em campo.
Quando se abre 2 ou 3 gols de vantagem, o adversário acaba "se entregando" e aí você toca a bola com mais tranquilidade e sofre menos pressão. Ao final, terá corrido muito menos do que quando chega no final do jogo empatando ou vencendo por apenas 1 gol de diferença.
Se fossem mais inteligentes, já estariam fazendo isso há muito tempo.
2º) O Sport é ruim nas bolas aéreas defensivas e ofensivas.
Nas bolas aéreas defensivas porque os jogadores deixam de correr em direção à defesa na esperança de que algum jogador adversário esteja em impedimento. É o famoso "marcar com os olhos".
Todavia, os jogos mostram que os jogadores adversários são bem treinados para não se adiantarem, isto é, para não correrem antes de a bola ser alçada e não ficarem em impedimento.
É por isso que toda bola jogada na área em cobrança frontal é um "Deus nos acuda" na defesa do Sport.
Se a defesa se postar mais retraída, fazendo uma barreira para não permitir que o adversário tome a frente ou correr mais em direção ao gol, chegará em todas as bolas e deixará de tomar gols de cabeça em bolas paradas frontais.
No ataque, a mesma coisa. Se os jogadores se movimentarem com mais velocidade, conseguirão chegar à bola antes dos adversários e conseguirão cabecear a gol.
Enfim, falta marcação forte e mobilidade aos nossos jogadores nas bolas paradas defensivas e ofensivas.
Por isso que somos tão ruins nesses quesitos.
3º) Hernani acaba atrapalhando os contra-ataques quando resolve "carregar" a bola.
Ele é um grande finalizador, mas não sabe correr com a bola nos pés.
Então esse erro é facilmente corrigível. Basta que ele pemaneça mais próximo à área (ele volta muito para receber a bola) e que procure tocar sempre de primeira ou, no máximo, prender a bola até tocar para um companheiro desmarcado. O que não dá é para ele querer "inventar" o que não sabe fazer, que é conduzir a bola nos pés.
Perdemos vários contra-ataques em todos os jogos por causa dessa insistência dele em conduzir a bola sem ter essa característica. Fatalmente faremos mais gols se deixarmos de perder esses contra-ataques.
Enfim, cabe ao treinador corrigir esses erros, pois são crassos, cristalinos, facilmente perceptíveis.
Se o fizer, com certeza, veremos o Sport jogar melhor e sofrer menos nas partidas, sobretudo para conquistar vitórias com mais segurança e facilidade.
Citar

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar