NOTA 1- O SPORT EM 10 ANOS FOI O SEGUNDO NO RANKING DA TROCA DE TREINADORES
* O estudo da Pluri Consultoria sobre a volatilidade dos técnicos de futebol no Brasil, mostrou que apenas 8% desses tem uma média de permanência maior que um ano.
Abel Braga, Fernando Diniz, Zé Ricardo, Argel Fucks e Adilson Batista, são alguns dos técnicos que dirigiram pelo menos dois clubes no Brasileiro recém encerrado.
Rogério Ceni deixou o Fortaleza em 11 de agosto e voltou para o tricolor em 29 de setembro.
Segundo a Pluri, dos 43 treinadores que passaram por grandes clubes em 2010, apenas 23%, comandaram alguma dessas equipes em 2019. No Brasil a rotatividade de técnicos, faz com que os clubes não tenham a continuidade no trabalho.
Bahia, Santos e Grêmio são os únicos times que não trocaram de treinador, um fato raro no sistema. Nos últimos 10 anos, os clubes brasileiros utilizaram, em média 18,7 treinadores.
Corinthians e Grêmio foram os que menos trocaram de técnicos: 11 vezes, Santos, com 12, Atlético-MG, Palmeiras e Cruzeiro com 14, completam os seis primeiros.
Entre os vinte clubes analisados pela Pluri, o Ceará com 29 trocas é o líder em mudanças, seguido pelo SPORT e Vitória com 26.
O estudo da Pluri mostrou que existe uma refração aos treinadores jovens, já que média dos técnicos contratados durante o período foi de 51,6 anos.
Dados como esses mostram de forma bem clara que o nosso futebol é aloprado, e feito por aloprados.
NOTA 2- A MALDADE CONTRA BRUNO HENRIQUE
* Uma maldade foi feita contra Bruno Henrique pelo jornalismo que vive de vacas nos postes.
A afirmação de que o jogador do Flamengo tenha sido beneficiado de práticas ilícitas para se dar bem nos gramados, extrapolou o bom senso e a verdade.
O jogador quando estava no Santos teve problemas oftalmológicos sérios, que o levaram aos Estados Unidos para tratamento, e com um receituário de um medicamento que contém a substância de Brinzolamida para tratamento de Glaucoma.
O atleta está liberado para usa-lo.
A sua inocência foi provada pela própria Agência Brasileira de Controle de Dopagem, que deu o caso como encerrado em 14 de novembro.
Infelizmente alguns setores do jornalismo seguem insinuando o contrário.
São coisas do Brasil bem brasileiro.
NOTA 3- ROGÉRIO CENI DECIDE FICAR NO FORTALEZA
* Rogério Ceni vai continuar como técnico do Fortaleza na próxima temporada. O tricolor do Pici venceu a concorrência com o Athletico-PR, e garantiu a permanência do treinador no cargo.
Para segura-lo, o tricolor fez algumas promessas de melhorias para a próxima temporada, que foi predominante para convencê-lo.
Entre elas, o aumento da folha salarial do elenco, que chegará a R$ 3 milhões. A manutenção do grupo para 2020 foi outro trunfo para convencer Ceni.
A situação dará a possibilidade de Rogério Ceni comandar um time competitivo para uma temporada tão importante. O Fortaleza disputará pela primeira vez uma competição interacional, a Copa Sul-Americana.
A parte estrutural também foi exigência de Ceni atendida. A partir de janeiro, o elenco profissional poderá utilizar as estruturas da sede do clube no Pici. O apelo da torcida foi um bom impulsionador.
Na verdade Ceni precisava de mais um ano para amadurecer a sua carreira, e o Fortaleza é o melhor local para tal, desde que é a sua casa.
NOTA 4- LIVERPOOL ABRE 10 PONTOS PARA O SEGUNDO COLOCADO NA PREMIER LEAGUE
* Sem fazer muita força, com dois gols de Mohamed Salah, o time do Liverpool em seu último jogo antes do Mundial de Clubes, derrotou por 2x0 o Watford.
Os Reds sentiram a ausência de Fabinho e Matip, que estão fora da viagem ao Catar, e Robertson, que começou no banco. O encontro foi insosso e prevaleceu a maior categoria do líder da competição que aproveitou-se do empate do vice, Leicester, para colocar sobre esse uma diferença de 10 pontos.
O Watford se defendia bem, e nem a individualidade do trio de frente composto por Mané, Mohamed Salah e Roberto Firmino conseguia se sobressair.
Para que se tenha uma ideia da morosidade da partida, foi o espaço de 30 minutos do primeiro tempo sem um chute ao gol de ambos os times.
Numa triangulação entre Firmino, Mané e Salah, o egípcio se livrou do marcador e abriu o placar. Os Homets ainda tiveram chance de empatar na primeira etapa. Deulofeu fez boa jogada na direita e Alisson espalmou o chute cruzado. A bola sobrou para Sarr na área, mas a furada foi grande.
No segundo tempo o Watford perdeu duas chances de empatar, que foram despediçadas. O jogo continuava lento, e Salah marcou um belo gol já nos acréscimos.
Na realidade o Liverpool tirou o pé do acelerador, mas nos deixou uma imagem que o time está com desgaste.
Catar irá dizer.
NOTA 5- O LEILÃO DE SAMPAOLI
* O Palmeiras chegou no limite máximo para a contratação de Jorge Sampaoli e seus assistentes. Esperou a resposta do técnico até ontem e desistiu desse.
Na verdade pelo mercado que Sampaoli tem em suas mãos, e hoje é o técnico mais valorizado do país, passou a receber outras propostas, inclusive do seu país, com três clubes o desejando: O Racing que mandou Diego Milito a São Paulo para uma conversa com o técnico, além do Boca Juniors e o Independiente.
Os valores oferecidos pelo Palmeiras serviram de parâmetro para uma conversa com o Atlético-MG e o Real Betis da Espanha.
Como está passando o final do ano no Rio de Janeiro, quem sabe esperando a decisão final de Jorge Jesus no tocante a sua situação no rubro-negro. Se esse não renovar, o argentino será o novo técnico da Gávea, senão irá para o Racing, ou então comandar a seleção do Equador.
Por sua vez, o Palmeiras está rumando para o retrocesso ao pensar em Luxemburgo, se não acertar com Miguel Ángel Ramirez, campeão da Copa Sul-Americana deste ano com o Independiente Del Valle, do Equador, que deseja treinar um time brasileiro.