Sob um sol causticante, e com a presença do apito amigo, Rafael Gomes, assistimos o melhor jogo até então, entre todos dos diversos campeonatos, e de forma obvia com a presença do Santos, clube que gosta de jogar, permitindo que os adversários também o façam.
A vitória do time santista por 3x2 contra o Red Bull no Pacaembu foi injusta. O placar real e sério seria o do empate, mas a arbitragem colocou o seu apito à disposição do clube da Baixada, validando o gol da vitória que começou errado quando Kayke o seu autor ajeitou a bola com a mão, e o mais grave essa não entrou.
Apesar do erro que prejudicou o RB, a partida foi eletrizante, sempre na busca do gol, com diversas bolas na trave, mostrando que existe luz no fundo do poço e que podemos ter bons jogos de futebol, mesmo com uma grande diferença financeira dos clubes litigantes. Basta vontade de todos.
Uma pergunta? Quando o árbitro eletrônico será implantado para que lances polêmicos como esse sejam evitados?
Começamos o domingo bem.
A bola também rolou na Premier League, com o jogo entre o Bunrley e o líder Chelsea. Apesar da diferença técnica entre as equipes, a de Antônio Conte não conseguiu vencer o time que tem 96% de aproveitamento como mandante, ou seja, é quase imbatível em casa.
Gostamos muito do futebol europeu, em especial o da Inglaterra, mas na verdade a partida realizada no Pacaembu foi muito mais emocionante para quem acompanha o futebol. Foram cinco gols, e ainda a presença do apito amigo que já faz parte desse esporte no país, e um dos fatores de sua decadência.
No período da tarde, a bola continuou a rolar. Logo cedo, mais um jogo da Premier League, com a presença do campeão Leicester visitando no País de Gales, o Swansea City.
O time que foi a sensação da temporada passada, uma Cinderela do futebol, a cada rodada se afunda mais, e está sentido a explosão da carruagem de abobora, com mais uma derrota pelo placar de 2x0. Está beirando a zona do rebaixamento numa queda jamais vista. O clube campeão está na fase de desespero.
Voltamos ao Brasil, para assistirmos alguns jogos, entre esses os dois da Copa do Nordeste com os clubes de Pernambuco nos gramados.
O Santa Cruz recebeu o time reserva do Uniclinic-CE, e aplicou uma goleada enganosa de 4x0, desde que o titular do clube cearense é ruim, imagine os suplentes, com um agravante jogando com menos um atleta, por conta de uma expulsão. Um jogo fraco, sem a menor qualidade, com a presença de 5.212 pagantes.
Em Campina Grande o Náutico continua a sua via crucis na busca de uma vitória que não aconteceu na tarde de hoje. O seu adversário, o Campinense jogou melhor e soube aproveitar a expulsão de um jogador do alvirrubro, para definir a sua vitória por 2x0, com um gol de placa de Renatinho, ex-Santa Cruz.
Com esse resultado a situação do time dos Aflitos ficou complicada e com poucas chance de passar para a segunda fase.
Nos outros dois jogos, o Bahia cansou de perder gols, e terminou empatando com o Altos-PI em 0x0, enquanto o Sergipe batia o Botafogo-PB por 2x0.
Ainda no período da tarde o jogo mais importante era do São Paulo contra a Ponte Preta, e para participar da estreia de Rogerio Ceni no comando do time, 50.950 torcedores lotaram o Morumbi, e saíram satisfeitos com o futebol de alto nível praticado pelo tricolor que goleou a Ponte Preta por 5x2, com três gols de Gilberto.
Enquanto isso a rodada noturna começou com bombas, tiros, gás pimenta, uma morte, nas ruas próximas do estádio Nilton Santos, palco do jogo entre Botafogo x Flamengo. Dentro do estádio tudo normal com a presença das duas torcidas, com as suas famílias.
Mesmo sem jogar bem, o Flamengo venceu por 2x1 o time reserva do Botafogo. A partida não foi das melhores. Uma zebrinha aconteceu no futebol carioca, com a vitória do Volta Redonda em seu jogo contra o Vasco da Gama.
Em São Paulo, o milionário Palmeiras começou mal ao ser derrotado pelo pobre Ituano por 1x0, de forma justa e sem contestação.
Nos dois jogos noturnos da Copa do Nordeste, o Fortaleza derrotou nos minutos finais o Moto Clube-MA(3x2), e o Sampaio Correia-MA venceu o Juazeirense por 2x1.
Santos e São Paulo salvaram o domingo do futebol brasileiro com dois bons jogos.
Este quadro pintado pelo excelente paisagista do nordeste chama-se Natureza Morta. Tem as mesmas características do mural Guernica com os personagens de Os Retirantes de Portinari caminhando a esmo sem qualquer futuro. O viajante dos sete mares que não viaja já encomendou várias telas para ornamentar os corredores do Edifício sem Nome, tais como, Os fugitivos do Baú da Zurica, As vacas pintadas em cores pisca-piscas, Os Pixulecos, As doze tribos de Jacó e Os camelos miméticos do deserto de ideias do Camelódromo. Um verdadeiro museu de arte da paralisia cerebral. Os quadros mais valiosos serão o Acorrentado da Torre Trump, o Criador de Vacas Impune de Ipanema e os Vadios. Nossos muralistas com muros lotados lagartixas regionais montaram verdadeiras ateliês de pinturas que povoarão os melhores museus e exposições do mundo.
Comentários
Assine o RSS dos comentários