O Bloco do Sanatório Geral era um dos mais famosos do Carnaval de Fortaleza. Arrastava multidões.
Não sabemos se ainda sai na época carnavalesca, mas de qualquer maneira já tem um substituto nacional, que irá desfilar nas passarelas do Rio de Janeiro, com passagens em outros estados do Brasil.
As suas alas são variadas. A dos barões famintos, dos napoleões retintos e a dos pigmeus do bulevar. Os componentes fazem parte do futebol brasileiro, que se transformou em um Sanatório Geral, onde ninguém se entende, e falta-lhe um comando para dirigi-lo.
O ensaio foi em Pernambuco, mas foi um fracasso de público, apenas 758 pessoas estavam no Arruda para aplaudi-lo. Trazer o Belo Jardim, clube do Agreste, para jogar no Recife como mandante, faz parte da insanidade que reina em nosso futebol.
O bloco voltou para o Rio de Janeiro, que continua lindo, mas as balas perdidas voam sobre as cabeças dos seus habitantes, onde Flamengo e Vasco fazem parte de um enredo novelesco na busca de um estádio para a realização do jogo envolvendo os dois clubes, pela semifinal da Taça Guanabara.
Existe uma liminar da Justiça, determinando que os clássicos locais sejam assistidos por torcida única. Na verdade isso deveria ser uma ala com um enredo próprio do Bloco do Sanatório Geral.
Pensaram em Juiz de Fora, que vetou a sua realização por conta do Carnaval. Seria uma maneira de driblar a determinação judicial. Mineiro que de besta não tem nada, fugiu como um diabo da cruz, e não aceitou ser palco de uma futura batalha campal.
Os desfilantes procuraram o Magistrado que concedeu a liminar, com a alternativa do Engenhão, inclusive com o acordo da Policia. Esse achou interessante, mas descartou por falta de tempo hábil.
Os napoleões retintos continuaram passando cantando músicas carnavalescas antigas. De repente reuniram-se na sede grandiosa da FERJ, o que não é novidade, desde que Federação de Futebol não faz nada, mas tem um prédio de luxo para abrigar os cartolas que participam do bloco, para arrumarem uma solução.
Nesse conclave surgiram dois locais como alternativas, Manaus e Brasília. A policia vetou o Mané Garrinha, e o Flamengo com o apoio da Globo não aceitou a Arena da Amazônia.
Procuraram o Mineirão, mas como toda Arena que se preza, acontecerá no local bailes carnavalescos.
De repetente o Bloco dirigiu-se para o Pacaembu, mas tornou-se impossível por conta do Carnaval de Doria, que está dando um banho no de Crivella, dede que esse só gosta de musica gospel.
Na verdade trata-se do melhor desfile desse grupo carnavalesco, e que deverá ter outras alas, mesmo ferindo os artigos do Estatuto do Torcedor.
Eurico Miranda já afirmou que o seu time não irá ao campo caso o jogo seja com uma única torcida.
Tudo isso na terra do Maracanã que está abandonado depois das Olimpíadas. Ou então irá acontecer com portões fechados, que seria um final melancólico.
Tudo poderá ser resolvido se o Juiz Guilherme Schiling revogar a sua decisão. Esse convocou uma reunião para a tarde de hoje com as partes interessadas, para que seja firmado um termo de compromisso no tocante a violência. Todos serão responsáveis.
Se concordarem, o jogo será realizado no Engenhão, com a presença das duas torcidas, inclusive com a participação do Bloco do Sanatório Geral.
A apoteose do Bloco foi em São Januário, casa do Vasco da Gama, na festa de Luiz Fabiano. Por conta das palavras de Eurico Miranda na sua apresentação, pensamos que o contratado era Messi.
Os jurados do desfile foram os jornalistas que estavam presentes ao ato solene, e tiveram que aguentar as baforadas do Charuto do Velho Patriarca, e as suas palavras tornando Fabiano como o melhor atacante do mundo e que iria levar o seu time para outro patamar.
Só mesmo esse cartola com tanto enaltecimento, para um jogador de 37 anos, vindo da segunda divisão da China, e sem entrar em um gramado há dois meses. Pela experiência poderá ser útil ao Vasco, mas sem as proporções decantadas pelo Patriarca.
Esse é o tamanho de nosso futebol, com a torcida organizada do clube carregando o atleta nos ombros.
Só mesmo no Brasil um bloco como esse conseguiria tanto destaque como o do Sanatório Geral, que é candidato ao estandarte de ouro do Jornal o Globo, como o melhor desfile do Carnaval do Rio de Janeiro de Cabral e Pezão.
E nós temos que aguentar um barulho como esse.
Comentários
0#4RE: O DESFILE DO BLOCO DO SANATÓRIO GERAL —
CARLOS ALFREDO22-02-2017 18:55
JJ: O RIO DE JANEIRO É A CIDADE COM MAIS ESTÁDIOS REGISTRADOS NA CBF, ENTRE ESSES DUAS ARENAS, MARACANÃ E ENGENHÃO, E NÃO TER UM PARA ABRIGAR UM CLÁSSICO É ALGO QUE NÃO CABE NA CABEÇA DE NINGUÉM. É UM DESCASO.
0#2RE: O DESFILE DO BLOCO DO SANATÓRIO GERAL —
CLAITON LIMA-RJ22-02-2017 14:54
JJ: DE PERNAMBUCO APARECE UM ARTIGO COM UMA IRÔNIA FINA, E UMA ANÁLISE DE QUALIDADE. NA TERRA DO MARACANÃ NÃO TEM UM CAMPO PARA O JOGO. O JUIZ IRÁ CONCORDAR QUE ESSE VÁ PARA O ENGENHÃO, MAS A RESPONSABILIDADE DOS CLUBES E FEDERAÇÃO SERÁ ENORME. UM ERRO E TUDO IRÁ PARA O BREJO.
0#1Ala Cambada da Bola —
Beto Castro22-02-2017 13:15
Esta bloco que tem um cordão de puxa-sacos entre os maiores da Brasíria Teimosa e do mundo, tem em cada Estado as suas sedes nos Manicômios Judiciários - Tamarineira, Franco da Rocha, Pinel, etc. Para deliberar sobre as piores maluquices jamais imaginadas neste bloco do Camelódromo Monopolista, se reuniram ontem na sede do Califado às margens do Lago Paranoá, a fina flor dos carnavalescos para decidir sobre o enredo e os carros alegóricos. Após muitos debates entre os adeptos de Lula e Lulya, os dois últimos patronos da agremiação, foi escolhido o puxador do samba do branquelo matusquela encarregado de blindar a Ala Sérgio Machado no Barracão da Ceguinha. Os partidários do grupo Tucadembapppps que representam os golpistas aplicaram uma sonora goleada aparelhada nos Bratáquios Barbudos e foram comemorar no restaurante Esfiha do Califa. Os carros abre-alas serão cinco - foi decidido por unanimidade - Amazônia Loteada, os Aviões do Califa, O Fim da Aposentadoria dos Burros de Cargas, A terceirização da Pinguela e a Blindagem dos Pernas de paus pelo Técnico Morinho. As alas mais expressivas serão a dos Alquimistas Neo-Coloniais, do Pé Grande das Neves, do Gari de Vila Vintém, dos Retirantes Adesistas da Catinga Ressequida do Maranhão, da Cambada da Bola, da Bala e da Bula. A ala dos Centuriões Lagartixas foi vetada devido ao excesso de pires nas mãos e principalmente pelos rabos presos dos lacertílios que atrapalhariam todo o desfile. O enredo vencedor foi "Os Novos Assados Mascates do Império Otomano do Brazbomretiro da 25 de Março". Serão homenageados com estátuas gigantes de Olinda todos os fundadores do Bloco dos devotos de Santo Elias - Faraco, Nabisco, Pixuco, Furico, Koffico, Tubico, Farico, Xaudico, Azisco, Curysco, Lullico, Dualico, Al Haquico, Kalylco, Plaquito, Bivarico e muitos outros, cujos alcunhas serão aplicados às novas províncias da Síria Antártica por relevantes serviços prestados ao Califado da Brasíria Teimosa. Três milhões de mulheres com burca desfilarão ao lado de seus eunucos guarda-costas. Em fim este bloco do sanatório geral será a maior apoteose de todos os séculos, desde a expulsão dos Mouros da Península Ibérica. O Estandarte de Ouro do Camelo Alienígena já foi Aloucado pelos jurados do Camelódromo Monopolista como vencedor absoluto do troféu Fornalha de Belzebu da Amazônia Loteada com patrocínio exclusivo da Petrosíria XevronexxonmobilBrax Trumpestista. O grande desfile do Bloco sem fim começará no sábado raquítico e só terminará em 2018, no Ramadã das Mesquitas após do trajeto do Oiapoque dos Primos ao Chuí dos Noveleiros. Numa próxima edição do Isis Journal serão explicitadas mais novidades sobre o Crescente Minguante das Mil e Uma Noites da Escuridão do Breu do Espanto.
Comentários
Assine o RSS dos comentários