* O Chapecoense na noite de ontem com o manto de uma neblina sobre a Arena Condá, conseguiu mais um feito para os anais de sua historia, ao assumir a liderança do Brasileirão em sua terceira rodada, somando 7 pontos entre 9 disputados.
Obvio que a competição está começando, mas tal classificação representa um simbolismo bem claro, de um time que em seis meses após uma tragédia que dizimou quase a totalidade de sua equipe, ressuscitou como uma Fênix, e participa com dignidade em todas as competições.
A vitória contra o Avaí por 2x0 não representou apenas a ponta da tabela, mas o melhor futebol da rodada, com uma equipe taticamente perfeita.
O time de Chapecó é um exemplo para o Brasil, e em especial para os clubes de porte médio, que vivem se arrastando por conta de péssimas gestões.
A neblina serviu para homenagear os seis meses da morte de seus dirigentes e jogadores, como uma nuvem transportando as suas imagens para o palco em que atuaram por um bom tempo.
O Brasil do futebol agradece por ter um clube servindo de modelo para os demais, e com um detalhe, do interior de Santa Catarina.
NOTA 2- GUTO FERREIRA E LUXEMBURGO
* Vanderlei Luxemburgo enquanto tratava com o Sport a sua contratação, namorava o Internacional de Porto Alegre.
O seu nome surgiu na imprensa gaúcha, mas segundo uma fonte foi descartado pelo vice de futebol do time Colorado, ao considerar que o vestiário iria ficar pequeno para os dois. Aliás esse afirmou que nunca tinha pensado nessa contratação.
Na verdade Luxemburgo cozinhou o Sport pensando no clube gaúcho, e como não deu certo a sua família ¨autorizou¨ a sua vinda para o clube pernambucano, fato esse que foi acertado no dia de ontem. Só quem acredita em Papai Noel acolheu essa versão grotesca.
Certamente esse estará trazendo na sua bagagem, o preparador físico Antônio Mello que o segue há anos.
Pobre Leão, que não conhece a jaula em que se meteu.
O treinador escolhido pelo clube Colorado foi Guto Ferreira, técnico do Bahia, que treinou as categorias de base do time gaúcho, chegando ao profissional em 2002, quando foi campeão do estadual, e comandou o time em cinco rodadas do Brasileirão, sendo demitido.
Os acertos com o técnico já foram concluídos, inclusive com a contratação do preparador físico e assistente técnico que vai no pote de Ferreira.
Faltava a conversa com o Bahia para o pagamento da multa rescisória, que deverá ter jogadores como moeda de troca.
O interessante é que Ferreira está deixando um clube da Série ¨A¨, por um da ¨Série B¨, o que poderia espantar alguns torcedores, mas na realidade o que vale é o tamanho de cada um, e nesse ponto, o Internacional mesmo na Segunda Divisão é maior do que o tricolor baiano no tocante as suas finanças, e tem uma maior visibilidade para quem o dirige.
O futebol brasileiro demite treinadores como se vende pipoca nas ruas, e quando surge uma oportunidade como essa para um profissional esse agarra-a com unhas e dentes.
NOTA 3- O SÁBADO É O DIA DO FUTEBOL
* Os jogos do Brasileirão no horário das 16h00 do sábado, é o de maior média de público entre todas as datas utilizadas, com 22.324 pagantes nos três jogos que foram realizados.
O encontro entre Flamengo x Atlético-MG com 42.575 torcedores, e Vasco x Fluminense com 19.082 foi o carro chefe. Apenas o Santos não colocou um bom público na Vila Belmiro, com 5.921, o que vem sendo normal nas partidas que são realizadas no seu estádio.
A novidade do horário das 19h00 também do sábado, tem tido um bom retorno, com uma média de 20.877 pagantes/jogo. Nos três horários desse dia, a média é de 19.867 torcedores, maior do que a geral de 14.030, e bem superior as demais datas e horários.
Para que se tenha uma ideia, o domingo que sempre foi o dia do futebol tem 12.203 torcedores em cada jogo. A matinê das 11h00, mesmo sem repetir o sucesso do ano anterior, tem a melhor média (15.734), o tradicional das 16h00, contou até agora com 13.159 pagantes/jogo.
As piores médias nesse dia estão nos jogos das 18 horas (5.576) e 19 horas com 9.624.
A segunda-feira campeã, não tem sido grande coisa, ao colocar nas arquibancadas uma média nos seus três jogos de 11.529 pagantes. São dados do site sr.goool, e que deveriam ser analisados pelos que fazem o futebol do Circo, desde que esses representam um recado dos torcedores.
NOTA 4- AMÂNDIO FERNANDES
* Sabemos que a morte é o destino de todos os seres vivos, mas quando um amigo é tirado de nosso convívio sempre existe um sentimento de dor. No último sábado fomos privados de um bom amigo que deixou esse mundo, e partiu para um outro que deve ser bem melhor do que o nosso.
Amândio Fernandes com a lucidez de seus 93 anos era sempre uma boa conversa sobre o futebol de Pernambuco, em especial sobre o Sport Recife, clube do seu coração, e pelo qual dedicou-se por muitos anos, como diretor de futebol, e financeiro.
Tivemos a oportunidade de sermos seu companheiro na diretoria do clube no biênio de 1967/1968, quando dirigíamos a sua administração ainda bem jovem, esse era o Vice-Presidente de Finança, aliás com muita competência. Mãos fechadas, não permitindo gastos exagerados.
Infelizmente a nova geração rubro-negra não conhece a história do seu clube, inclusive os dirigentes atuais. Nesse meio futebolístico só vale o presente, o passado sempre é jogado de lado, inclusive os seus grandes personagens.
No último domingo no jogo do Sport x Grêmio teve um minuto de silêncio, e para surpresa nossa o repórter da televisão falou apenas no genitor da nutricionista do clube e não citou o do ex-dirigente.
Falta de comunicação dos responsáveis pelo setor do Sport. Quando íamos protestar no dia de ontem, o jornalista Claudemir Gomes nos informou que a Rádio Globo da qual é comentarista, citou na homenagem o nome de Amândio, o que nos leva a crer que a comunicação foi feita, e a televisão é que escorregou.
Nossas homenagens aos seus familiares, e com a certeza de que onde esse estiver certamente estará falando de futebol e do seu Sport Club do Recife que nunca esqueceu, apesar de ser esquecido.
NOTA 5- AS GOLEADAS DO CORINTHIANS
* O Corinthians jogou nessa temporada esportiva 32 partidas, e por incrível que pareça 10 dessas tiveram o placar de 1x0. Aliás no meio corintiano tal resultado é considerado como goleada.
Nos três jogos do Brasileirão o alvinegro ganhou dois por 1x0, contra o Vitória e Atlético-GO, jogando como visitante, e empatou em casa com o Chapecoense (1x1).
Com uma defesa bem plantada, um ônibus biarticulado à sua frente, o Corinthians venceu o estadual, e está bem na tabela de classificação do Brasileirão.
O 1x0 é terrível para quem gosta de futebol, mas o torcedor corintiano já está acostumado com esse resultado, que para ele é uma gostosa goleada, e que vale três pontos.
NOTA 6- NOITE DE SOFRIMENTO PARA O TORCEDOR DO NÁUTICO
* A quarta rodada da Série B do Brasileiro começou com um jogo antecipado entre Paraná 2x0 Goiás.
Na noite de hoje teremos a sua continuidade com a realização de duas partidas, a do Figueirense x Boa Esporte e do Clube Náutico x Brasil de Pelotas.
O time de Santa Catarina encontra-se em uma boa posição, no 5º lugar, com 6 pontos, enquanto o adversário está na 15ª colocação, com apenas 2 pontos conquistados. O Figueirense é o favorito para conquistar mais três pontos.
Enquanto isso, o alvirrubro pernambucano que vem realizando uma péssima campanha, classificado na 19ª colocação, com apenas um ponto conquistado, terá pela frente a equipe da cidade de Pelotas que também não vive um bom momento, encontrando-se no 16º lugar, com dois pontos.
Sem duvida um jogo muito complicado para o time do Náutico, que poderá sofrer mais uma derrota, desde que a sua equipe até o momento não apresentou algo que se possa chamar de futebol.
Comentários
0#8RE: NOTAS AVULSAS —
PEDRO CORDEIRO30-05-2017 18:32
JJ:O comentário de Guilardo enriqueceu o seu artigo sobre Luxemburgo.
GUTO FERREIRA E LUXEMBURGO - Caro amigo. Foi muito feliz no seu artigo, relativamente à contratação de Luxemburgo pelo Sport. O treinador levou o Sport com a barriga até uma definição do Inter. Luxemburgo já não tinha lugar entre os "grandes" do futebol brasileiro. Lembre-se que há meses atrás, Luxemburgo insinuou-se perante o leão, elogiando-o, para preparar o caminho de uma eventual contratação. Às vezes digo nas minhas intervenções, que o Sport quer ser grande por "decreto", e parece que tenho razão. O clube já não analisa os acontecimentos presentes, tampouco os pretéritos, e na tentativa de aparecer na mídia, passa a gastar dinheiro de uma forma infeliz. Observe o seu elenco, que não traduz os quatro milhões mensais. Achar que Luxemburgo hoje, é mais treinador do que muitos emergentes, é desconhecer inteiramente os meandros do futebol. Alguém disse há tempos atrás, que repleto de juristas, o clube já não sabia lidar com o futebol. Tinha razão. No intuito de entrar na grande mídia, dá a mão a um treinador que já foi bom. Hoje, escanteado pelos melhores times do Brasil, envereda pela via sinuosa de clubes medianos. Pensa o Sport que fez grande coisa, mas não o fez. Isso é típico de novo rico que passa a gastar dinheiro de forma contumaz, para amostrar-se perante a sociedade. Muitas vezes, mais à frente, dá com os burros n'água. O clube há muito tempo vem gastando mal, e um dia esse dinheiro lhe fará falta. Quer um DECRETO de excelência, mas não é assim que se consegue. Vocês verão.
Eu também estou no grupo dos que acreditam que Luxemburgo tentou primeiro fechar com o Internacional e só depois aceitou a proposta do Sport. Também estou no grupo que acha um erro a contratação dele. Não pelos atributos como técnico, mas pela conduta moral. Se der errado, ela passa 3 ou 4 meses no Recife e depois vai embora com uma multa milionária. Se der certo, ao final do ano irá pegar a primeira proposta de um clube do eixo Rio-São Paulo-Minas Gerais e vai deixar o Sport com cara de bobo. Inocente é quem acredita que ele terá intenção de ficar mais de 6 meses no Sport. Vamos aguardar.
JJ: Não vou comentar o artigo, e sim pedir anuência ao André e Guilardo para assinar o que escreveram. Perfeitos em suas análises. A vinda de Luxemburgo é algo que não se pode compreender. Uma aventura.
GUTO FERREIRA E LUXEMBURGO - Caro amigo. Foi muito feliz no seu artigo, relativamente à contratação de Luxemburgo pelo Sport. O treinador levou o Sport com a barriga até uma definição do Inter. Luxemburgo já não tinha lugar entre os "grandes" do futebol brasileiro. Lembre-se que há meses atrás, Luxemburgo insinuou-se perante o leão, elogiando-o, para preparar o caminho de uma eventual contratação. Às vezes digo nas minhas intervenções, que o Sport quer ser grande por "decreto", e parece que tenho razão. O clube já não analisa os acontecimentos presentes, tampouco os pretéritos, e na tentativa de aparecer na mídia, passa a gastar dinheiro de uma forma infeliz. Observe o seu elenco, que não traduz os quatro milhões mensais. Achar que Luxemburgo hoje, é mais treinador do que muitos emergentes, é desconhecer inteiramente os meandros do futebol. Alguém disse há tempos atrás, que repleto de juristas, o clube já não sabia lidar com o futebol. Tinha razão. No intuito de entrar na grande mídia, dá a mão a um treinador que já foi bom. Hoje, escanteado pelos melhores times do Brasil, envereda pela via sinuosa de clubes medianos. Pensa o Sport que fez grande coisa, mas não o fez. Isso é típico de novo rico que passa a gastar dinheiro de forma contumaz, para amostrar-se perante a sociedade. Muitas vezes, mais à frente, dá com os burros n'água. O clube há muito tempo vem gastando mal, e um dia esse dinheiro lhe fará falta. Quer um DECRETO de excelência, mas não é assim que se consegue. Vocês verão.
Eu também estou no grupo dos que acreditam que Luxemburgo tentou primeiro fechar com o Internacional e só depois aceitou a proposta do Sport. Também estou no grupo que acha um erro a contratação dele. Não pelos atributos como técnico, mas pela conduta moral. Se der errado, ela passa 3 ou 4 meses no Recife e depois vai embora com uma multa milionária. Se der certo, ao final do ano irá pegar a primeira proposta de um clube do eixo Rio-São Paulo-Minas Gerais e vai deixar o Sport com cara de bobo. Inocente é quem acredita que ele terá intenção de ficar mais de 6 meses no Sport. Vamos aguardar.
Do Sport ele irá para o seu último jazigo final - O Íbis, isto é, se Pássaro Preto aceitar.
0#2Candidatos à Marília —
Beto Castro30-05-2017 13:01
Nota 6 - Neste pelotão de sofrimentos estão os candidatos aos finados Marília, São Caetano, Santo André, Tuna Luso, Rio Negro, Anapolina, São Raimundo-AM, Inter de Limeira, Central-PE, Barueri, Luzinha, Gama, Brasiliense, Serra-ES, Desportiva Ferroviária, América-RJ, Guaratinguetá, Barbarense, União São João e mais uma centena de túmulos no Cemitério Nabi Nero Marin Covas da Terra e seus coveiros lagartixas. Nos portões B, C e D do Campo Santo há uma fila sem fim de carros funerários com os seus torcedores e viúvas vestidos de preto e carregando coroas de "Flores". O Califa carrasco do Camelódromo Monopolista mandará degolar 12 novos defuntos por ano até não sobrar nenhum. Uma verdadeira Festa das Malas da Cracolândia dos mortos vivos caminhantes com os seus cachimbos da felicidade da transparência do Serraglio Jucá Mala Loures Perrela das Neves Lulya Padilha Gato Angorá Meirelles Batista.
0#1Guto Ferreira e Luxemburgo —
Andre Angelo30-05-2017 10:45
Eu também estou no grupo dos que acreditam que Luxemburgo tentou primeiro fechar com o Internacional e só depois aceitou a proposta do Sport. Também estou no grupo que acha um erro a contratação dele. Não pelos atributos como técnico, mas pela conduta moral. Se der errado, ela passa 3 ou 4 meses no Recife e depois vai embora com uma multa milionária. Se der certo, ao final do ano irá pegar a primeira proposta de um clube do eixo Rio-São Paulo-Minas Gerais e vai deixar o Sport com cara de bobo. Inocente é quem acredita que ele terá intenção de ficar mais de 6 meses no Sport. Vamos aguardar.
Comentários
Prezado Guilardo: Um comentário espetacular.
Prezado Andre: A sua analise está correta.
Também estou no grupo que acha um erro a contratação dele. Não pelos atributos como técnico, mas pela conduta moral.
Se der errado, ela passa 3 ou 4 meses no Recife e depois vai embora com uma multa milionária.
Se der certo, ao final do ano irá pegar a primeira proposta de um clube do eixo Rio-São Paulo-Minas Gerais e vai deixar o Sport com cara de bobo.
Inocente é quem acredita que ele terá intenção de ficar mais de 6 meses no Sport.
Vamos aguardar.
Assine o RSS dos comentários