blogdejjpazevedo

BlogdeJJPAzevedo.com

Escrito por José Joaquim

NOTA 1- ADEUS COPA DO BRASIL

* O festival de jogos da Copa do Brasil no dia de ontem, começou mais cedo com duas partidas, que por coincidência tiveram os mesmos resultados.

O Fluminense recebeu o Grêmio no Maracanã, e foi prejudicado pelo árbitro Thiago Duarte Pereira, que continua sendo o atabalhoado de sempre, ao expulsar o zagueiro Nogueira aos quatro minutos do primeiro tempo. Tudo que foi projetado pelo técnico Abel Braga foi jogado no lixo.

Com menos um jogador e tendo pela frente um time com excelente nível, o tricolor carioca foi dominado, ficou sem forças para conseguir um resultado positivo, e acabou sendo derrotado por 2x0, com espaço para mais gols.

Na Arena da Baixada, o Santa Cruz  também perdeu  pelo mesmo placar, embora tenha feito um bom jogo, no segundo tempo jogando de igual para igual, e teve a chance de empatar, mas a trave foi ingrata com o tricolor.

Na realidade o time do Arruda optou pela retranca na primeira fase, na espera de uma única bola, dando chances ao adversário, o Atlético-PR, que sem duvida tem um melhor nível técnico, mas encontrou no time pernambucano um rival competente, que realizou uma boa partida.

Com isso o Santa Cruz foi eliminado da competição com apenas dois jogos, mas deu esperanças aos seus torcedores que poderá fazer uma boa Série B.

No horário pornográfico, embora tenha recebido a ajuda do apito amigo que anulou um gol legal do Botafogo, o Sport empatou em 1x1, e também foi eliminado da Copa do Brasil, mas pelo menos com uma boa atuação.

No primeiro tempo houve um equilíbrio entre os dois clubes, com o Botafogo um pouco melhor e saindo na frente do marcador.

Na segunda fase, o rubro-negro dominou, descobriu o defeito do time alvinegro que é o da bola alçada na sua área, conseguiu empatar, e talvez motivado pela presença do novo treinador lutou até o final, na tentativa de virar o placar e decidir a classificação nos pênaltis.

Não foi um jogo técnico, ou de boa qualidade, mas pelo menos vimos a vontade de ganhar, fato esse que o Sport tinha esquecido.

Mais uma vez Rogério que não está jogando nada, fez uma lambança com uma jogada de UFC, recebendo o cartão vermelho, mas não fez falta, desde que o time melhorou com a sua ausência. O resultado classificou o Botafogo.

Nos demais jogos, o Atlético-MG derrotou o Paraná por 2x0, passando para as quartas de final, e de forma injusta o Palmeiras classificou-se mesmo perdendo para o Internacional por 2x1.

O seu gol quase no final do jogo foi salvador, e mostra que a era Cuca ainda não melhorou o time alviverde.

No final, Pernambuco deu adeus a Copa do Brasil.

NOTA 2- A TERCEIRA MORTE DE GARRINCHA

* Se existe alguém que merece ser reverenciado por todos os brasileiros, esse se chama Mané Garrincha, que foi sem dúvida um dos melhores jogadores do futebol mundial. Um gênio da bola.

As mídias brasileiras deram um destaque no dia de ontem sobre o desaparecimento dos restos mortais desse personagem da sepultura de um cemitério da Baixada Fluminense.

A descoberta foi feita por uma de suas filhas, e isso aconteceu após a exumação para dar espaço a um parente falecido. 

Na verdade ninguém sabe onde foi colocado o que restou de um dos personagens mais importantes da história de nosso futebol.

Foi sem dúvida a sua terceira morte.

A primeira foi em 1983, ano em que esse deixou o nosso mundo, e a segunda quando colocaram o seu nome no estádio palco do maior esquema de corrupção entre as arenas da Copa. Obvio que esse não merecia tal coisa. 

Garrincha trinta e quatro anos após a sua morte, deu um drible em todos, desaparecendo do cemitério e deixando os seus Joões estupefatos.

Só mesmo no Brasil, bem brasileiro, e em especial no Rio de Janeiro, terra de Cabral, não o que descobriu o Brasil, e de Pezão, que o destruíram

Está lançada a busca aos restos mortais de Mané Garrincha, a verdadeira alegria do povo.

Que país é esse?

NOTA 3- A CAMPANHA DO NÁUTICO

* Não existe nada melhor do que as estatísticas para conhecermos a realidade atual do Náutico, e com isso visualizar o seu futuro.

Pesquisamos alguns dados no site sr.goool sobre as campanhas do time na era dos pontos corridos com quatro rodadas realizadas, e verificamos que a atual é a pior de todas.

Algo que nos chamou a atenção está relacionado ao ano de 1998, quando o alvirrubro foi rebaixado para a Série C, mas teve um início razoável conquistando seis pontos dos doze disputados, melhor do que a desse ano.

A debacle começou depois, quando o time terminou a primeira fase no último lugar do seu grupo.

As piores largadas aconteceram nos anos de 2011 e 2014, com cinco pontos conquistados. Em 2006 somou sete pontos, e as melhores foram nos anos de 2010 e 2015, com 10 pontos, sendo que nesse último ano finalizou a competição na 5ª colocação. Na temporada anterior tinha uma pontuação de 6 pontos.

A performance de 2017 é a pior de todas, com um ponto ganho em doze que foram disputados, sete gols contra e zero à favor.

Nunca é demais analisarmos os números, e como sempre afirmamos esses é que dão o norte para as análises e previsões, e para o alvirrubro é de céu cinza, e tempo com nuvens carregadas, com chuvas fortes e trovoadas.

NOTA 4- NA BAHIA O VITÓRIA EM CRISE, E O TRICOLOR CONTRATANDO TREINADOR

* A campanha do Vitória no Brasileirão tem provocado protestos, tanto entre os torcedores, como de parte dos Conselheiros.

Os mais visados são o presidente, o diretor de futebol e o treinador Petkovic, que é ídolo do clube mas no seu comando pouco tem conseguido.

Na última reunião do Conselho Deliberativo do rubro-negro baiano realizada na terça-feira, o clima foi pesado, com um grupo de Conselheiros querendo o impeachement do presidente Ivã de Almeida.

O Estatuto do clube permite que 2/3 do colegiado possa afastar o mandatário, o que representa 135 conselheiros, um numero difícil de acontecer.

Na própria Assembleia os opositores conseguiram 30 assinaturas favoráveis ao procedimento.

Nada melhor do que uma vitória para acalmar os ânimos, mas caso essa não chegue não temos duvida que o ambiente irá pegar fogo.

Enquanto isso nas hostes do Bahia, o problema estava relacionado a contratação do novo treinador, já que Guto Ferreira correu atrás dos R$ 500 mil do Internacional, deixando à deriva o clube da Boa Terra.

Os nomes mais cotados eram o de Levir Culpi e Jorginho, sendo que o segundo foi o escolhido, e no dia de hoje será anunciado para o resto da temporada de 2017. Só falta escolher o assistente, que poderá ser Zinho.

NOTA 5- O SPORT NA VICE-LANTERNA NA MÉDIA DE PÚBLICO

* O torcedor do Sport ainda não abraçou o Brasileirão, e tal fato está bem patenteado nos dois jogos realizados na Ilha do Retiro, com uma média de pagantes de apenas 3.080 testemunhas por jogo.

Com tais números, o rubro-negro só ganha da Ponte Preta, que é a lanterna com 2.830.

A liderança é do Flamengo com 42.575 pagantes/jogo, seguido por Palmeiras (33.425), Corinthians (31.470), São Paulo (22.858) e Atlético-PR (11.584), fechando o TOP 5.

Entre os cinco piores, dois são chamados de grandes clubes, Santos (6.473), Cruzeiro (6.444), Avaí (4.666), Sport (3.080) e Ponte Preta (2.830).

Algo está acontecendo com o torcedor rubro-negro, desde que mesmo em tempo de vacas magras, esse sempre o prestigiou. 

Poderá ser o efeito da poltrona.

NOTA 6- TÉCNICOS LONGEVOS NO BRASIL

* Técnico de futebol no Brasil quando completa dois anos no mesmo clube é considerado um herói, por não ter sido atropelado pelos cartolas, que tem como maior alegria em suas gestões a de demitir treinadores.

Por incrível que pareça no Brasileirão o profissional com mais tempo irá completar dois anos, no caso, Dorival Junior, do Santos. Um ano já é um grande feito, à partir disso passou para a raridade.

Em nosso futebol existem dois profissionais longevos, mas estão em clubes da Série B Nacional, Luiz Carlos Tencati, do Londrina está desde 2011 à frente do clube, e Rogério Zimmerman, do Brasil de Pelotas, desde 2012.

São diferenciados, mas ambos tem um bom motivo, a de não sofrerem pressões no comando dos seus times.

Enquanto isso na Inglaterra, Arséne Wenger, técnico do Arsenal renovou o contrato por mais dois anos, e com isso irá completar 23 anos no comando do clube.

No mesmo país, Alex Ferguson treinou o Manchester United, pelo período de 27 anos, e saiu por desejo próprio, e até hoje tem voz ativa, inclusive foi o responsável pela contratação de José Mourinho.

Ambos eram o que os americanos chamam de ¨manager¨, que junta as funções de técnico com a da administração geral do futebol.

Com a cultura brasileira jamais iremos chegar nesse patamar. Criamos a dança das cadeiras, cuja orquestra já começou a tocar.

Comentários   

0 #3 RE: NOTAS AVULSASguilardo 01-06-2017 12:51
ADEUS À COPA DO BRASIL - Caro J.J., permita-me fazer um desabafo com relação ao Santa Cruz. Não só pelo jogo de ontem, mas por toda a trajetória desde que esse treinador chegou, o tal do Eutrópio. Esse técnico além de incompetente quer fazer a torcida do Santa de imbecil. Pensa certamente que ele pode enganar os torcedores como faz com Tininho e Delírio. Tininho é “enganado” porque acho que ele mesmo quer. Certamente seus interesses são outros. O presidente Delírio nem precisa ser “enganado”, pois não entende de futebol. Aliás, também não entende de gerenciamento de clube. Agora, depois de 30 jogos sem que o time apresente qualquer indício de melhora, e dizer nas entrevistas que ” gostou muito do time”, é querer que passemos um atestado de burrice. Esse ENTREGADOR DE CAMISA, só engana àqueles da diretoria, conforme eu disse acima, e meia dúzia de vacas de presépio que balançam a cabeça concordando com tudo que os dois patetas dizem. Se pensam que estão a serviço do Santa, estão muito enganados. Tininho, Delírio e esses paus mandados estão na realidade prestando um desserviço ao Santa Cruz, agindo como verdadeiros lesa-pátrias. Depois ficam nos blogs a contar lorotas dessa diretoria mambembe e incompetente. Ou tiram esse “técnico” de time de botão, ou todos devemos deixar de ir aos estádios, pois ninguém aguenta mais ver o time jogar na defesa, com a bunda na parede. E agora, para completar, o “treineiro” em toda entrevista afirma ” que gostou muito do time”. Só se ele estiver embriagado ou doido. Nós é que não estamos.
Citar
0 #2 Nota 1Andre Angelo 01-06-2017 10:37
Realmente, o jogo do Sport melhorou um pouco mais por causa da vontade dos jogadores do que por alguma organização tática.
O time até que se esforçou, mas as deficiências continuam latentes.
Não estamos conseguindo formar 2 linhas de marcação e isso sobrecarrega na defesa, que a todo instante tem sair para tentar abafar o ataque adversário. E é justamente isso que está fazendo o time levar gols.
Se pararem para observar, verão que os gols sofridos contra Bahia, Grêmio e Botafogo surgem de jogadas onde os zagueiros deixam de jogar em linha e um deles se adianta, enquanto o outro está distante do atacante adversário. É como se um zagueiro estivesse postado à frente do outro, erro gravíssimo e imperdoável no futebol.
Infelizmente, devido à idade de Durval - que já não tem força para marcar em cima os atacantes - e à baixa qualidade técnica de Matheus Ferraz, que faz lambanças em todos os jogos, isso só será resolvido quando a dupla de zaga titular for formada por jogadores mais jovens e leves, como é o caso de Ronaldo Alves e Néris. Só voltaremos a passar uma partida sem sofrer gols depois que a dupla Matheus Ferraz/Durval for sacada do time titular.
Quanto a Rogério, o que ele está passando é um misto de pressão pela falta de gols e amadorismo. As duas expulsões dele e a discussão em campo com Rithelly mostram um jogador que está emocionalmente abalado. Ele próprio se coloca muita pressão para fazer gols, e isso faz com que peque no individualismo (embora ontem tenha sido mais participativo com Mena e André) e nas simulações. Por outro lado, ele já está ficando "manjado" perante a arbitragem, pois já não caem mais nas simulações de falta que finge a cada vez que é tocado pelo adversário. Isso demonstra falta de profissionalismo, como também aquele lance da expulsão de ontem. Poderia ter evitado aquela falta, mas achou que o árbitro veria como lance de jogo. Tem de passar um tempo no banco de reservas e por um acompanhamento psicológico, para amadurecer um pouco mais e poder voltar a ser o artilheiro e jogador produtivo que é.
Como prova de que não está vivendo uma boa fase, é fato que, tanto depois que foi substituído contra o Cruzeiro quanto depois da expulsão contra o Botafogo, o Sport passou a jogar melhor sem ele. Isso mostra que alguma coisa está errada com ele.
Quanto a Luxemburgo, acho que começou repetindo um grave erro de todos os treinadores que passaram por aqui desde Falcão, passando por Osvaldo de Oliveira, Daniel Paulista e Ney Franco: achar que Lenis é produtivo. Tirar Everton Felipe que, se ainda não tem maturidade suficiente para ser titular, mas que corre, briga e marca, para por em campo um jogador frio e apático como Lenis, mostra um desconhecimento dos jogadores.
Acredito que os treinos e jogos logo, logo, vão mostrar a "Luxa" que Lênis foi uma "aposta" mal sucedida do Sport.
Por sinal, se ele foi uma indicação de Falcão, o Sport deveria processar o ex-treinador por estelionato, pois "empurrou" uma "bomba" para o clube e que até hoje não mostrou ser decisivo em jogo algum. Pelo contrário, individualiza demais e não sabe finalizar. Dinheiro jogado fora.
Enfim, não fico tão triste pela eliminação porque sei que um time desarrumado como ainda é o Sport hoje não conseguiria ser campeão da Copa do Brasil e a permanência na competição somente serviria para atrapalhar o foco principal do clube, que é a permanência na Série A, por mais que o "pofexor" chegue falando em títulos ou Libertadores. Teremos mais tempo para treinar e condicionar fisicamente os jogadores, evitando lesões que tanto prejudicam um time com elenco tão "curto".
A verdade é que a diretoria voltou a contratar pouco e mal no começo da temporada e novamente teremos um ano praticamente perdido. Das contratações que trouxeram, somente vingaram Raul Prata, Mena, Marquinhos e André. Espero que aprendam a lição de que elenco se forma NO INÍCIO DA TEMPORADA, e não no meio do ano, quando as opções de bons jogadores são raras e, principalmente, caras.

P.S.
Faço uma menção honrosa a Mena, pois foi o melhor jogador do Sport em campo ontem. Apoiou muito e marcou muito. Mostrou respeito pela camisa do Sport.
Citar
0 #1 Adeus Copa do BrasilBeto Castro 01-06-2017 10:20
Nota 1 - Os torcedores brasileiros não tem esta sorte. A Copa dos Pixulecos criada por Zé das Vacas e Zé das Placas em benefícios próprios, que aprova contas fraudadas e a evasão de arrecadações do tráfico de influência desde 1989, ainda está em fase de delação premiada. Após a deduração, os dedo duros irão residir em condomínios de luxo e curtir as suas vidas de crimes hediondos. Nota 2 - Garrincha foi sequestrado pelo Cordeiro do Senhor após ser benzido com um galho de Arruda que custou R$ 600 milhões extras. Se o quiser encontrar compareça ao mausoléu do terceiro andar dos assessores fantasmas e carregadores de malas do superávit primário do Bradesco e Itaú do Boi Livre do BNDES e do gás boliviano da Petrobrás e suas fábricas de fumaça.
Citar

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar