Com o encerramento da 21ª rodada do Brasileiro da Série B no último sábado, a competição atingiu o percentual de 55,2% do total de jogos realizados, o que representa 51 pontos que serão ainda disputados.
Nos seus dez jogos, apenas um visitante venceu, o Internacional que derrotou o lanterna ABC. Nos outros nove, tivemos cinco vitórias dos mandantes e quatro empates.
Um fato que deve ser destacado, está relacionado a 5ª vitória seguida do Internacional, fazendo com que o time ficasse com uma diferença de apenas um ponto para o líder América-MG, além de ter a melhor defesa e o melhor ataque. O título sem duvida ficará com o Colorado, que finalmente aprendeu a jogar na Série B.
No G4 da atual tabela de classificação somente o clube gaúcho obteve sucesso, o América empatou, enquanto Vila Nova e Ceará foram derrotados. No TOP 10 apenas uma queda, a do CRB que estava no 10º lugar, passando para o 11º, cedendo o seu lugar para o Criciúma que era o 8º.
Na sua segunda página , uma amostra real da estagnação dessa competição, quando apenas dois clubes venceram os seus jogos, BOA E Náutico.
Os jogos de Oeste, Paysandu, Goiás e Luverdense terminaram empatados, enquanto Brasil de Pelotas, Santa Cruz, Figueirense e ABC sofreram derrotas.
As estatísticas da competição após essa rodada mostraram de forma bem clara, que apenas dois clubes estão consistentes no caminho do acesso e irão chegar à esse sem a menor dúvida, o Internacional e América-MG.
Enquanto isso, as movimentações do Ceará e Vila Nova ainda não demonstraram as suas capacidades plenas para chegar a tal patamar. Londrina, Paraná e BOA serão os mais fortes adversários, pelo que apresentaram nas últimas 10 rodadas.
Com relação ao descenso, dois fatos novos aconteceram, a redução dos candidatos e o risco Santa Cruz que aumentou, e hoje não temos dúvida que o Náutico se conseguir manter a performance dos últimos 30 pontos disputados poderá fugir da degola, e deixar o tricolor nos braços do carrasco. Obvio que não será fácil, desde que o alvirrubro tem 85,1% de chances de queda, mas antes já tinha chegado aos 98%.
Pelas projeções efetuadas seis clubes poderão jogar na Série C de 2018, Goiás, Luverdense, Santa Cruz, Figueirense, Náutico e ABC.
Os números são adversos ao tricolor do Arruda com relação aos seus últimos dez jogos, quando ficou colocado na 18ª posição entre os vinte disputantes, com 9 pontos, 30,3% de aproveitamento, que é de um time rebaixado.
Para que se tenha uma ideia, o alvirrubro nesse período estudado foi o 8º colocado, com 50% de aproveitamento (15 pontos), enquanto o Santa Cruz tem a maior sequencia de derrotas, com cinco seguidas, e com o maior número de jogos sem vitórias (6).
São detalhes que mostram de forma simples que a queda do tricolor é de uma morte anunciada, e se não conter a sangria irá disputar mais uma vez a terceira divisão, desde que a sua tendência é de queda livre.
Os números nunca mentem.
Comentários
0#2RE: O RISCO SANTA CRUZ FUTEBOL CLUBE —
CELIO LEITE21-08-2017 14:41
JJ: Também não tinha observado esse detalhe do Náutico. Realmente o Santa Cruz está em fase de queda violenta, e se não tomar cuidado voltará para a Série C Nacional.
0#1RE: O RISCO SANTA CRUZ FUTEBOL CLUBE —
PLINIO ANDRADE21-08-2017 11:27
JJ: Não tinha ideia dessa diferença entre o Náutico e Santa Cruz nas últimas dez rodadas. É impressionante. Só esse blog é capaz de mostrar os números reais para quem acompanha o futebol.
Comentários
Assine o RSS dos comentários