blogdejjpazevedo

BlogdeJJPAzevedo.com

Escrito por José Joaquim

O técnico do Grêmio, Renato Gaúcho, fez uma opção bem clara pelo caminho mais curto, o de conquistar pelo menos um título que levaria seu time para a Libertadores do próximo ano, o da Copa do Brasil, ou o da própria competição continental.

Trata-se de uma aposta que poderá dar certo, como também poderá escorrer pelo ralo. Existe sempre um percentual de risco, desde que embora o seu time tenha qualidade, com o futebol mais vistoso da temporada, também está sujeito a lei das probabilidades.

A equipe gaúcha joga amanhã contra o Cruzeiro em Belo Horizonte, como favoritíssimo na segunda partida pela semifinal da Copa do Brasil. Obvio que poderá ganhar, mas se a noite estiver ao lado do time mineiro, com o favoritismo sendo derrotado? A primeira opção poderá ser levada pelo vento.

Mesmo se for vencedor ainda terá pela frente a final com o Flamengo ou Botafogo, que jogarão pela outra semifinal.

Na Copa Libertadores o mesmo roteiro, com dois jogos, e mais uma vez uma luta de probabilidades que tem um grau maior de dificuldade por serem no formato do sistema de mata-mata, como na Copa do Brasil. Um pequeno erro desmontará tudo que foi programado.

A diretoria do clube e sua torcida aprovou a escolha, mas certamente no dia de hoje ao analisarem a tabela de classificação após a última rodada, e observado as possibilidades que o Grêmio teve de encostar no líder do Brasileirão, devem ter balançado as suas mentes.

O alvinegro paulista em seus últimos 9 jogos teve um aproveitamento de 66,67%, nos últimos 7 esse foi de 57%. Para que se tenha uma idéia exata sobre a queda corintiana, o time na 13ª rodada tinha 90% de aproveitamento, que representa uma queda de 33,3%, a qual não foi aproveitada pelos rivais.

No levantamento feito pelo jornalista Rodrigo Mattos do Portal Uol, foi demonstrado que Renato Gaúcho escalou reservas em quatro jogos do seu time, Atlético-PR, Palmeiras, Sport e Botafogo, e só conquistou apenas um ponto dos doze disputados. Uma campanha de rebaixado.

Já com a equipe titular, o tricolor gaúcho teve um aproveitamento de 76,5%, bem próximo ao atual do Corinthians com menos um jogo, que é de 78%.

Esses números comprovam que a aposta não foi bem pensada, desde que poderia ter optado por apenas mais uma competição e jamais ter deixado de lado um título que há muitos anos não é conquistado, e que sempre será lembrado, e jamais esquecido.

Um fato também que deve ser destacado é o da latente estagnação dos clubes nesses últimos 30 pontos disputados.

O maior exemplo é do Flamengo que tinha na 12ª rodada 63,9% de aproveitamento, e na 21ª foi reduzido para 51%. No caso do Sport, esse detinha um percentual de 50%, tendo caido para 46%.

As evoluções que aconteceram foram tão reduzidas que não servem para avaliações, por conta dos pequenos percentuais. Aconteceu um equilíbrio por baixo, sem que os adversários do alvinegro paulista, mesmo com a sua queda tirassem proveito da situação.

Na verdade os clubes abandonaram o Brasileirão quando observaram o caminho que estava sendo traçado pelo Corinthians, e passaram a ter como objetivos principais, ou as duas Copas que estão chegando as suas finalizações, ou classificação no G6 da tabela do campeonato, garantindo-se assim para a Copa Libertadores.

Enquanto isso a maior competição do futebol brasileiro foi jogada no lixo. Parece não haver mais a alegria por esse título tão importante. 

Uma pergunta para finalizarmos o artigo, utilizando o condicional ¨se¨: Se o Grêmio não conquistar nenhum título na temporada, ficando sem mel nem cabaça, o que os gremistas dirão?

Só os Deuses do Futebol poderão responder.

Comentários   

0 #2 RE: O GRÊMIO E UMA APOSTA DE RISCOCELIO LEITE 22-08-2017 14:17
JJ: Não existe aposta sem um grau de risco, a não ser que seja manipulada. O Grêmio tem tudo para ganhar do Cruzeiro, mas o imponderável tem a sua participação, e pode acontecer. É algo que Renato Gaúcho irá levar até o final do jogo.
Citar
0 #1 RE: O GRÊMIO E UMA APOSTA DE RISCOANTONIO CORREIA 22-08-2017 11:24
JJ: Embora o Grêmio seja melhor do que o Cruzeiro, o risco é grande por ser um jogo de mata-mata que poderá inclusive terminar nos pênaltis. Renato fez uma aposta alta. Se ganhar sai consagrado e sem perder encerrará a sua carreira de técnico.
Citar

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar