O Brasileirão entrou na sua reta final com 71% dos jogos já realizados, e com apenas 11 rodadas para a sua conclusão, e o que observamos é uma prova cujos lideres a disputam cabeça a cabeça, e com a perspectiva que a decisão seja confirmada pelo Photochart. Como em uma corrida de cavalos, o vencedor será aquele que tiver mais folego, que no caso do futebol corresponde a um bom banco de reservas.
O Palmeiras esteve na liderança em 18 das 27 rodadas. O Flamengo seu adversário teve um crescimento no returno, saindo de 59% de aproveitamento para 79%, mas o seu adversário também evoluiu de 63% para 75%. Páreo equilibrado.
Um fato tem que ser destacado, e que pesa na classificação dos três primeiros do G4, com o Atlético-MG em 3º lugar, com 5 pontos de diferença para o líder, é a qualidade dos seus elencos, onde reservas e titulares se equivalem. Os bancos estão decidindo os seus jogos. Apesar disso, tudo indica que a briga será entre os times de São Paulo e Rio de Janeiro que lideram a competição.
O futebol carioca além do Flamengo na luta pelo título, tem o Fluminense buscando uma vaga na Libertadores, distando dois pontos do Santos, 5º colocado. Com uma excelente campanha, o Atlético-PR está na 6ª colocação, e se torna um bom exemplo para clubes medianos, com uma folha salarial baixa e sobretudo com o aproveitamento das bases.
Os gaúchos, Grêmio e Internacional desceram a ladeira, sendo que esse último encontra-se na zona de rebaixamento. Os paulistas, Corinthians e São Paulo são meros figurantes na competição, sendo que o tricolor sofre com a ameaça da degola. Um novo panorama.
A empolgação maior do Brasileirão não está relacionada ao título de campeão, e sim na zona do rebaixamento e seu entorno, desde que alguns chamados de grandes clubes estão envolvidos no processo, inclusive aqueles que nunca foram rebaixados, como São Paulo, Cruzeiro e Internacional. Um dia isso iria acontecer.
Calculamos as chances de degola, e chegamos a seguinte conclusão: America-MG como líder com 99%, Santa Cruz (94%), Internacional (70%), Figueirense (41%), Cruzeiro (34%), Vitória (26%), Sport (15%), e São Paulo (7%).
Com relação ao título, o Palmeiras leva uma vantagem sobre o Flamengo, no tocante aos seus próximos adversários. O time alviverde jogará contra o Santa Cruz, América-MG, Cruzeiro, Figueirense e Sport, enquanto o rubro-negro enfrentará, Fluminense, São Paulo, Santa Cruz, Figueirense, Internacional e Corinthians.
Sem dúvida, essas cinco rodadas poderão ser definidoras da competição.