blogdejjpazevedo

BlogdeJJPAzevedo.com

Escrito por José Joaquim

NOTA 1- O FIM DO PAINEL FC

* Tivemos uma surpresa com uma nota publicada no Jornal Folha de São Paulo, assinada pelo jornalista Marcel Rizzo, comunicando o fechamento da coluna Painel FC que era editada na página esportiva desse jornal sob o seu comando.

Essa coluna era a única que tratava dos bastidores esportivos, com informações de fatos que passavam despercebidos pelos setoristas. As páginas esportivas foram reduzidas em todas as mídias impressas, por conta da perda de público, e pelas mesmices que são publicadas.

O Painel FC sempre trazia algo de novo no mundo esportivo, e tinha seus leitores cativos, mas o jornalismo brasileiro virou sinônimo de reprodução das declarações das fontes.

O jornalista Erick Beting há alguns anos escreveu que: ¨a apuração da reportagem ficou em outro plano. A essência do jornalismo é a apuração. Apurar não significa reproduzir as frases das fontes, mas ir além da superfície¨.

Concordamos plenamente com essa análise, desde que o jornalismo declaratório que existe na área de economia, invadiu o esportivo. É preciso mais gente que saiba mergulhar, desde que um mergulho na notícia sempre foi e continuará sendo como a boa estratégia de um bom jornalismo.

NOTA 2- A NOVA LIBERTADORES

* A ideia da Conmebol é excelente, estendendo o período da Libertadores de 27 para 42 semanas, começando a competição em fevereiro e concluindo em novembro. O campeão segue direto para o Mundial de Clubes. No modelo atual, no caso do futebol brasileiro, o clube abandonava o Nacional por conta da preparação para esse evento.

Por outro lado o aproveitamento de dez clubes que não chegarem as oitavas de final, também é salutar.

Pela lógica seria bem positivo, mas no caso do Brasil com o seu calendário elaborado por apedeutas, as dificuldades serão bem maiores.

Argentina, Chile, Paraguai, Colômbia e México que participam dessa competição já utilizam o calendário universal, que é chamado de europeu.

Como somos os mais ¨inteligentes¨do mundo, o número de competições que são realizadas em nosso país, ultrapassam o calendário gregoriano, e para que possa ser cumprido existe a necessidade de uma overdose de jogos. A contrapartida são as contusões.

Com essa nova fórmula da Conmebol, a Copa do Brasil terá que ser reformulada, e reduzida, desde que os clubes eliminados da Libertadores irão para a Sul-Americana, e com isso voltaremos para o ano de 2012, com 12 datas, e chances maiores para os clubes menores. 

Tudo isso será discutido em uma reunião da Entidade Continental, sem a presença de Del Nero, por conta do FBI.

Só mesmo no Brasil do Petrolão e dos corruptos, tal fato poderia acontecer.

NOTA 3- CHAMEM O TORCEDOR

* Os clubes brasileiros maltratam seus associados e os torcedores. Não são ouvidos para nada.

Os cartolas pintam e bordam por conta própria.

Em alguns clubes entre esses estão os de Pernambuco, a transparência é uma palavra que não existe.

Quando estão por cima os ingressos tem preços de um espetáculo no Carnegie Hall. Pobre não entra. Quando vão mal fazem promoções e apelam para os seus torcedores.

Essa é a rotina do futebol brasileiro.  

O Internacional que está na zona da degola, com 70% de chances do rebaixamento, tornou-se bonzinho e irá liberar o acesso para os sócios da categoria Campeão do Mundo, em seu jogo no final de semana contra o Figueirense.

A diretoria espera a presença de 40 mil torcedores na Arena Beira Rio.

A vida de um sócio em um clube de futebol é bem interessante, não participa de nada e só é lembrado na fase da miséria.

São coisas do futebol brasileiro.

NOTA 4- O RECADO DA DEMANDA

* Um levantamento do site Sr.Goool, mostra a preferência dos torcedores com relação aos dias e horários dos jogos.

A segunda-feira lidera a media de público, com 17.702 pagantes, bem superior a geral que é de 14.498. A quinta-feira apresenta a segunda melhor média, com 15.075 torcedores por jogo.

A seguir vem o domingo com 15.431. Na zona do rebaixamento estão o sábado com 13.045, e a quarta-feira com 11.540.

Um recado para os inteligentes do Circo e da Rede Globo.

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar