blogdejjpazevedo

BlogdeJJPAzevedo.com

Escrito por José Joaquim

O domingo não contemplou futebol no Brasil por conta da seleção do Circo que está jogando nas eliminatórias para a Copa do Mundo que será realizada na Rússia em 2018.

Os gênios que fazem o futebol brasileiro poderiam ter alocado alguns jogos importantes da Série B mas não pensaram nisso.

Daria uma maior visibilidade aos clubes. Não o fizeram e no último sábado essa competição encerrou a sua 28ª rodada, o que representa 73,6% do total dos jogos programados.

Um fato bem interessante está nos resultados, com 80% de vitórias dos mandantes, e 20% dos visitantes, ou seja o fator casa influenciou de forma decisiva.

A grande novidade na tabela de classificação foi a da aproximação do OESTE ao Grupo de Acesso (5º), com apenas um ponto de diferença para o Ceará (4º).

Aliás já tínhamos chamado atenção para esse clube, que completou oito partidas sem derrota, e com três vitorias consecutivas.

O seu próximo encontro será definidor, quando jogará em casa contra o time cearense, que também vem com uma excelente competição, com 5 jogos seguidos de forma invicta.  

O Vila Nova como já tínhamos previsto em nossas análises teve uma queda, está colocado na 6ª posição, dois pontos de diferença para o Ceará, mas as suas chances matemáticas ficaram bem reduzidas.

O G4 não sofreu nenhuma modificação na sua composição por conta das vitórias dos quatro locatários, Internacional, América-MG, Paraná e Ceará.

Pelos nossos cálculos das probabilidades matemáticas, o Colorado tem 99,9% de chances de obter o acesso, o Coelho de Minas Gerais subiu para 93%, o time Paranista com 92% e o Vovô cearense com 46%.

O maior salto foi do Oeste que passou a ter pela primeira vez mais de 40% (43%). A luta pela quarta vaga será entre os dois clubes, desde que o rubro goiano teve as suas chances bem reduzidas (10,2%) e o Juventude caindo para 9%.

No inverso da tabela, na parte de baixo, o número de candidatos ao rebaixamento foi diminuído desde que  Paysandu e CRB saíram com vitórias de seus jogos, e fugiram do carrasco.

Dos quatro times que estavam na zona da degola anterior apenas o Luverdense conquistou uma vitória, os outros três foram derrotados (Santa Cruz, Náutico e ABC).

Dois estão virtualmente rebaixados, o alvirrubro de Pernambuco e o alvinegro de Natal. O primeiro voltou ao patamar anterior com 97% de chances para ser degolado, o segundo com 99,999%, ou seja são dois falecidos.

A campanha do Náutico embora tenha melhorado no returno é fraca.

Como mandante tem um aproveitamento de 38,10%, e 16,67% como visitante. No returno tem 33,33%.

A sua diferença para o 16º colocado aumentou para 11 pontos, o que representa quase três jogos, entre dez que serão disputados.

As duas vagas restantes serão disputadas cabeça á cabeça por cinco clubes.

Guarani (26%), Goiás (14%), Luverdense (12%), Figueirense (52%) e Santa Cruz (76,5%).

A atual situação da equipe tricolor está estampada nos seus números, e com um agravante pela diferença de cinco pontos para o primeiro time de fora da zona de rebaixamento. Dois jogos. 

Como mandante é o 16º colocado (45,24%), como visitante está na 17ª posição (23,81%), no returno é o 18º (22,2%). 

Há quatro jogos que não conhece uma simples vitória.

Pelo andar da carruagem o tricolor do Arruda e o alvinegro de Santa Catarina, irão fazer companhia ao ABC e Náutico.

Os números não mentem, a não ser que aconteça um milagre.

Quem acompanha o blog sabia que isso iria acontecer. 

Lamentável a situação do futebol de Pernambuco. 

Comentários   

0 #1 RE: A ÚLTIMA FOTO DA SÉRIE B NACIONALRUBRO-NEGRO 09-10-2017 16:25
JJ: A situação do Náutico é irreversível. O Santa Cruz também irá acompanha-lo, basta analisar os jogos que tem pela frente, inclusive o próximo que é um confronto direto contra o Figueirense. Quanto ao Oeste, os jogos que assisti, esse mostrou o melhor futebol da competição. É forte candidato ao acesso.
Citar

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar