blogdejjpazevedo

BlogdeJJPAzevedo.com

Escrito por José Joaquim

Tínhamos uma visão equivocada do apresentador Fausto Silva, o Faustão, talvez pelo conteúdo vulgarizado do seu programa, mas, depois de assistirmos a sua entrevista no ¨Programa do Jô¨, verificamos um outro lado, o do cidadão bem informado, com cultura e pensamentos corretos e avançados.
O que nos chamou mais atenção foi um texto sobre o futebol brasileiro, algo que sempre escrevemos sobre o tema, que é abandonado pelo jornalismo Pokemon, onde o ufanismo prevalece por conta dos interesses.
¨Já falava o meu amigo Flavio Costa que o futebol brasileiro só evoluía dentro das quatro linhas. Fora de campo, não. Hoje em dia você vê a situação do Brasil. Embora tenha ganho a medalha de ouro, a situação é cada vez mais catastrófica. Por que? A ascensão social e econômica e social no Brasil ou é através do futebol, da música sertaneja e do ¨Big Brother Brasil¨. Então é um país que não investe na educação. Conclusão: É O APOGEU DA MERDA¨, afirmou.
Trata-se de uma realidade que constatamos muitas vezes em nosso cotidiano, quando os pais desembolsam recursos que irão lhes fazer falta para que os seus filhos participem de uma escolinha de futebol. O sonho que hoje se coloca na cabeça do jovem, é de que o futebol irá leva-lo a riqueza, e daí poder dar maiores condições a todos os do seu convívio. Na sociologia trata-se de um fato social.
A realidade é bem outra, muito distinta, desde que no universo dos atletas profissionais 90% desses tem salários de um a três mínimos, o que caracteriza as distorções existentes no setor. Uma minoria é levada a clubes maiores e com faixas salariais mais altas.          
Aí é que entra o poder público, no seu projeto esportivo, que na maioria dos estados é inexistente, quando através de um planejamento, levar os alunos de suas escolas a praticarem esportes, tornando-se na realidade o celeiro alimentador de todas as modalidades esportivas.  
A educação brasileira é falida, nada acrescenta ao jovem, e muitas vezes só existe para que o aluno tenha sua refeição diária através da merenda escolar. Existe uma necessidade de mudança do foco, com a inclusão dos esportes, inclusive o futebol, colocando-os como parte de sua grade de educação e lazer, e daí com pessoas especializadas orienta-los devidamente, da importância da atividade esportiva, que aliada a educação poderá visualizar um melhor caminho para esses, inclusive com uma perspectiva profissional e de melhoria de vida.    
O esporte não pode ser tratado como salvação familiar, e sim como um rumo a ser tomado para dar mais vida, saúde, formação humana e social, e que poderá ser concretizado na formação de talentos esportivos. A base esportiva é a escola. A educação física e desportiva é um elemento específico da cultura geral adquirida na escola, e é sem dúvidas um dos três mais importantes princípios para sairmos desse ¨APOGEU DA MERDA¨, citado brilhantemente por Fausto Silva.
Um novo Brasil será aquele em que a base esportiva seja a escola, com condições de produzir uma geração de homens e atletas, sem que os pais tenham que dispender um valor tão grande para que o seu filho tenha o sonho de ser um jogador de futebol.                                                                                                                          

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar