blogdejjpazevedo

BlogdeJJPAzevedo.com

Escrito por José Joaquim

NOTA 1- O ÚLTIMO DOS MOICANOS

* O Atlético-PR foi o último dos moicanos entre os clubes medianos a ganhar o título de campeão brasileiro da divisão principal. 

O fato aconteceu no dia 23 de dezembro de 2001, antes do inicio da era dos pontos corridos que começou em 2003.

Depois disso o direito à conquista do troféu passou para os poucos ungidos do futebol nacional.

Nas 15 disputas posteriores, os títulos ficaram com os seguintes estados:

SÃO PAULO- 9,

MINAS GERAIS-3 e,

RIO DE JANEIR0-3.

As diferenças econômicas moldaram o sistema.

O rubro-negro paranaense decidiu o título com outro mediano na época e que desapareceu praticamente do sistema, o São Caetano, em dois jogos.

No jogo de ida em Curitiba, o resultado foi de 4x2 para o dono da casa, e o da volta no Anacleto Campanela, o Atlético também ganhou por 1x0.

Uma decisão entre dois clubes que não estavam na relação daqueles da chamada elite de nosso futebol.

Para assegurar a conquista, o clube paranaense jogou 31 partidas, com 19 vitórias, 6 empates e 6 derrotas.

Marcou 68 gols e sofreu 45.

Sem duvida esse irá ficar gravado na história do futebol nacional, como o último dos moicanos, desde que pelo andar da carruagem jamais um time do seu porte irá alcançar tal objetivo.

NOTA 2- O BARCELONA FICOU MAIS EFICIÊNTE APÓS A SAIDA DE NEYMAR

* A melhor analise sobre a vitória do Barcelona no jogo contra o Real Madrid no último sábado foi sem duvida a do jornal  ¨MARCA¨ que por sinal é madrilenho.

Segundo o periódico, a saída de Neymar e a lesão de Dembelé forçou o Barcelona a se reinventar no Bernabéu, e ficou claro a mudança do estilo.

Pela primeira vez em muito tempo Madrid teve mais posse de bola durante 45 minutos.

O Barça decidiu esperar, reagrupar suas linhas, fechar espaços e aguardar suas oportunidades.

Ele não queria uma viagem de ida e volta, e rejeitou a se expor nas transições do Madrid, defendeu um controle do futebol quando tinha espaços para sair no contra-ataque.

O resultado é claro, uma equipe mais encopada, solvente sem a bola, e mais direta que o habitual.

No final vimos que a saída de Neymar não foi uma noticia tão ruim.

Na verdade tal analise reflete uma realidade que sempre discutimos, a de que Neymar mesmo sendo bom jogador tem um ego que pesa demais no grupo, se sente isso no PSG, e a leveza do Barcelona é um exemplo de que sem o jogador brasileiro o time está solto, e o modo de jogar de Paulinho que chegou sob desconfiança, e Messi voltando ao seu bom futebol, estão levando o torcedor catalão à esquecê-lo.

NOTA 3- O ESTORIL E O EFEITO FIFAGATE

* O Estoril é um clube que disputa a divisão maior de Portugal.

É o que abriga maior número de brasileiros, com 12 atletas em seu time.

Desde 2000 pertence a Traffic de J.Hawilla, que conseguiu tira-lo da Segunda Divisão, para a Primeira, inclusive com uma boa quarta colocação na temporada de 2013/2014, que levou-o à Liga da Europa.

Nesse período negociou vários jogadores tanto para Portugal, como para o resto da Europa.

A situação começou a se complicar após o escândalo do FIFAGATE, que tem J.Hawilla como o seu principal personagem.

Dai em diante o Estoril já cambaleou na temporada de 2016/2017, e na atual está na zona do rebaixamento, com apenas 3 vitórias em 17 jogos.

Os recursos que chegavam com facilidade por conta dos diversos contratos dos direitos de transmissão das Copas Continentais e a do Brasil desapareceram, e quem vai pagar sem duvida é o time português que estava feliz sem saber quem o sustentava era um bom pilantra.

São coisas do futebol.

NOTA 4- O ABRIGO PROVISÓRIO DE MARIN

* O ex-presidente do Circo do Futebol Brasileiro deixou o conforto do Trump Tower, um dos prédios mais luxuosos de Nova York, e foi se abrigar no Metropolitan Detention Center, em Brooklin, também em Nova York, e deverá se adaptar as normas federais para detentos provisórios, na espera da pena para ser transferido para outro local.

Todos os presos são acordados as 6h da manhã, quando o café é servido. O almoço é entregue às 11h, e o jantar às 15h.

Durante a estadia os presos terão que usar uniformes, e não podem utilizar qualquer outra roupa que não seja a emitida pelo governo. Tem o direito de comprar mais peças mas nos padrões determinados.

Marin será limitado no recebimento de cartas, livros e jornais que podem ser armazenados em seu espaço.

Na cadeia poderá desfrutar de uma sala com televisão e de uma biblioteca de onde pode tirar livros emprestados.

Para lutar contra o tédio, o sistema fornece programas de alfabetização em inglês e espanhol, e ainda aulas de artesanato, serviços psicológicos, e atividades religiosas.

Apenas dez pessoas podem se credenciar para visitas, e mediante solicitação previa. Serão quatro horas por mês.  

Quem vivia de uma forma milionária, é algo que irá impactar, e Marin certamente irá sentir que o crime não compensa, e a Justiça norte-americana é para todos, ricos e pobres, e não tem ninguém para dar um jeitinho como no Brasil.

NOTA 5- ACREDITE SE QUISER

 

* Foram gastos R$ 9 bilhões na construção de novas arenas. As previsões de que esses novos palcos iriam obrigar a reformas nos antigos estádios e isso iria aumentar a participação das bilheterias nas receitas dos clubes.

Acredite se quiser, nos vários estudos que foram realizados pelo consultor Amir Somoggi sobre as finanças dos grandes clubes com base em 2016, essa fonte de renda só representou 7% nas suas receitas.

No mesmo patamar de 2003.

Houve uma estagnação nesse item, motivada pela ausência  de um bom gerenciamento nos clubes de futebol, que se encantaram com os direitos de transmissão dos seus jogos, e deixaram de lado uma fonte tão importante.

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar