blogdejjpazevedo

BlogdeJJPAzevedo.com

Escrito por José Joaquim

NOTA 1- O COMEÇAR DE NOVO 

*Nada mais insosso do que o recomeço do Brasileirinho após a uma parada de mais de 40 dias por conta da Copa do Mundo.

Não temos o devido conhecimento de que a FIFA proíbe jogos de campeonatos nacionais durante o período desse torneio, mas como a seleção do Circo foi eliminada, a entidade bem que deveria ter feito o reinício do seu campeonato maior, mas preferiu perder muitos dias na espera da sua decisão final.

O calendário apertado teve que esperar pelos jogos das semifinais e o da final, e com isso alguns clubes irão entrar numa maratona de jogos.

Mas como não adianta reclamar, vamos ter hoje o recomeço do calendário da Primeira Divisão do futebol brasileiro com a realização de cinco partidas, e entre essas uma que interessa ao futebol de nosso estado, em especial aos rubro-negros que irão assistir o retorno do seu time após uma boa campanha nas doze rodadas realizadas.

O primeiro adversário do Sport será o Ceará, que é o lanterna da competição sem a conquista de uma única vitória. O alvinegro cearense optou por sediar o encontro no caldeirão do Presidente Vargas, como forma de desespero.

As situações dos dois clubes são bem distintas.

O time rubro-negro da Ilha do Retiro é o 7º colocado na tabela de classificação, com 19 pontos, 5 vitórias, 4 empates e 3 derrotas, aproveitamento de 52%. Enquanto isso, o Ceará é o 20º, com 5 pontos, 5 empates e 7 derrotas, aproveitamento de 14%.

Uma campanha de degolado.

Como mandante esse também é o lanterna, 3 pontos conquistados, 3 empates e 3 derrotas (16,6%), e o Sport como visitante é o 8º colocado nesse item, com 7 pontos, 2 vitórias, 1 empate e 3 derrotas (38,8%).

A equipe da Ilha do Retiro é favorita absoluta para a conquista de uma vitória, mas com essa paralização longa, sem realizar nenhuma partida, esse encontro poderá ficar mais equilibrado.

Assistimos vários jogos do Ceará e realmente foi um time que não se preparou para uma competição de maior nível, e por conta disso está sofrendo.

O time cearense enfrenta uma luta na busca do tempo perdido, que certamente poderá ser inglória.

O Sport sem menospreza-lo tem todas as chances de uma vitória.

NOTA 2- NO RECESSO DA COPA OS CLUBES DA SÉRIE A PERDERAM 42 JOGADORES PARA O EXTERIOR

* Quando o apito do árbitro autorizar o inicio do jogo entre Ceará x Sport, que é o primeiro no reinício do Brasileirinho, a competição estará com 42 atletas à menos, que foram levados para o futebol do exterior durante a Copa.

Uma lacuna muito grande que mostra o erro da manutenção desse calendário catastrófico. 

Quinze times foram afetados, e o que sofreu mais foi o Atlético-PR com cinco transferências.

A lista foi completada com os seguintes clubes:

São Paulo-4,

Corinthians-4,

Atlético-MG-4,

Palmeiras-4,

Flamengo-3,

Grêmio-3,

Chapecoense-3,

Vasco-3,

Bahia-2,

Fluminense-2 

Cruzeiro-2,

Paraná-1,

Sport-1 e,

Ceará-1.

Botafogo, Internacional, Santos, América-MG e Vitoria não foram afetados.

No caso do alvinegro carioca, perdeu o seu técnico Alberto Valentim.

* Dados do FOX-Sports

NOTA 3- A POSSE DE BOLA E A COPA DA RÚSSIA 

* O futebol não é estático e tem os seus ciclos de vida.

A Copa da Rússia encerrou uma época em que as vitórias chegavam para os times com mais posse de bola.

O sistema iniciado por Pep Guardiola no Barcelola, inspirou a seleção da Espanha levando-a a conquistar a Eurocopa em 2008 e 2012, e a Copa do Mundo de 2010.

Fracassou em 2018.

Dos 16 jogos do mata-mata 10 foram vencidos por quem ficou menos com a bola. No jogo final a Croácia teve 61% de controle.

Os campeões mundiais tiveram menos controle  em cinco das sete partidas disputadas no torneio.

Para que se tenha uma ideia exata do domínio da bola em jogos da Copa do Mundo, de 2002 para 2018, apenas a seleção do Circo (2002), conquistou o título com menos posse de bola, 44% frente a Alemanha.

A França após 16 anos derrubou esse paradigma, ao ser campeã sem utilizar tal sistema.

As três equipes que dominaram as partidas da Copa fracassaram.

Espanha (75%), Alemanha (72%) e Argentina (66%), deixaram o Mundial de forma precoce. Os alemães na fase de grupos, e os espanhóis e portenhos nas oitavas.

Obvio que não se pode afirmar a morte da posse de bola, desde que numa Copa o numero de partidas é pequeno, e o mata-mata é o tudo ou nada, mas na verdade pode ter sido iniciado um novo ciclo, sem a posse de bola.

Vamos aguardar.

NOTA 4- A FORÇA DE CRISTIANO RONALDO

* O jornal ¨Marca¨ da Espanha publicou uma matéria mostrando que com uma semana da presença de Cristiano Ronaldo na Juventus, o retorno financeiro já começa a aparecer.

O atleta é uma máquina de jogar futebol, como também uma máquina de marketing.

Desde o anúncio de sua contratação pelo clube de Turim, esse já está colhendo os impactos financeiros que o jogador proporciona, tais como o aumento nas vendas das camisas e nas suas ações na Bolsa.

O primeiro lote de camisas com o nome do jogador foi esgotado em um dia. Na verdade o lucro com essas vendas não é tão significante, desde que apenas 20% fica com o clube.

A vinda do craque impulsiona outros indicativos.

Segundo o jornal, estima-se que o clube italiano tenha um lucro 30% maior do que o da temporada anterior. As ações da Juventus no mercado aumentaram. No inicio de julho o titulo tinha um valor de 0,67 euros. Após a assinatura subiu para 0,80, chegando a atingir 0,90 euros.

Outro ponto que irá evoluir em boa proporção é o da receita de bilheteria, cujos ingressos foram majorados.

Um investimento milionário em um profissional da bola terá sem duvida um grande retorno, dentro  e fora do gramado.

NOTA 5- BRASILEIRÃO ASSAÍ- SÉRIE A 2018

* Há muito tempo que definimos o futebol brasileiro como surreal.

Depois do rato desfilando no gramado do São Januário, o Circo que comanda esse esporte em nosso país, comunicou ontem que a nossa maior Divisão Nacional passou a ter um nome oficial- Brasileirão Assaí- Série A 2018.

A parceria foi firmada com a Assaí Atacadista até o final de 2019.

A marca vai acompanhar os jogos do Brasileirinho, a divulgação de conteúdos oficiais e nas propriedades comerciais da competição.

Nada contra a empresa, mas quem não tem cão caça com gato.

Na Inglaterra temos a Barclays- Premier League, na Alemanha, a Bundesliga, na Itália, a Série A-TIM, e no Brasil teremos o Brasileirão Assaí.

Esse é o nosso futebol.

Comentários   

0 #4 Nota 1André Ângelo 18-07-2018 14:09
Não estou tão certo dessa vitória do Sport.
Primeiro, porque o time não fez nenhum jogo durante a intertemporada.
Segundo, porque não se reforçou durante a paralisação da Copa do Mundo.
Terceiro, porque o Ceará vem bastante motivado, coisa que não sinto hoje no Sport, principalmente com salários atrasados.
Quarto, porque, historicamente, o Sport sempre teve dificuldades quando enfrenta os lanternas do campeonato.
Vamos aguardar.
Citar
0 #3 Asilos de MendicidadeBeto Castro 18-07-2018 12:40
Nota 2 - Os clubes dos países sem administração viraram pastos de veteranos para engorda e lavagem de dinheiro sujo. Nota 3 - Na próxima fase depois da enceradeira contra os blocos de gelo (icebergs), serão distribuídas facas, faquinhas e facões para uma facção eliminar a outra - igual aos presídios - cada jogo será uma chacina. Nota 4 - Esta negociação só me lembra o caminhão de aposentados comprado pelo NY Cosmos no final da década de setenta, que faliu num "flash" e foi extinto logo em seguida. Nota 5 - A venda de frangos de televisão de cachorro e picanha aumentará sem limites - O cliente chega e diz "Assaí".
Citar
0 #2 RE: NOTAS AVULSASBLOGDEJJ 18-07-2018 11:49
Citando guilardo:
Assaí caminha a humanidade...

Citando guilardo:
Assaí caminha a humanidade...


Prezado Guilardo:
Com poucas palavras o amigo disse tudo.
Citar
0 #1 RE: NOTAS AVULSASguilardo 18-07-2018 10:07
Assaí caminha a humanidade...
Citar

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar