blogdejjpazevedo

BlogdeJJPAzevedo.com

Escrito por José Joaquim

O futebol brasileiro teve uma ótima juventude com diversos craques desfilando nos gramados. Nesse período conquistou três Copas do Mundo.

Na vida biológica de um ser humano, quando esse sai da juventude passa para a fase adulta. No futebol aconteceu um fenômeno muito estranho, quando houve um salto da fase inicial para a da terceira idade, sem passar pela fase adulta para o amadurecimento.

Os reflexos estão sendo sentidos, e em especial nos gramados.

Na última rodada do Brasileirinho que encerrou-se no dia de ontem, foram 958 minutos de jogos nos estádios brasileiros, com 474 de bola rolando, e no máximo em 170 desses conseguimos desfrutar de um bom futebol.

Os minutos restantes fizeram parte de tudo que estamos assistindo nesse campeonato desde o seu início. Sentimos a falta de qualidade e de bons jogadores.

Com quase 460 atletas na competição, os destaques são ínfimos, e aquém das necessidades. Apesar de bons públicos em alguns jogos a média de ociosidade dos estádios é de 60%.

Estamos assistindo uma longa série de partidas dessa divisão maior, e  a grande maioria dos clubes está longe do bom futebol, são fracos, sem nada de novo na parte tática. Vivemos de uma correria, de bolas aéreas como fosse a salvação da lavoura, dai o bom número de gols de cabeça, e para complementar uma marcação violenta, e o sangue jorrando. 

Na era da imbecilidade em que estamos vivendo, o futebol criou a sua própria, a dos brucutus.

Aqueles clubes melhores entre os piores estão no topo da tabela, mas com algumas exceções o futebol é mediano. O torcedor está se acostumando, desde que o título de campeão na verdade é o que importa, mesmo que o ofertado não tenha o carimbo de qualidade.

Por conta desse baixo nível, a dança dos treinadores passou dos limites, e com um recorde que deverá ser inscrito no Guinness, e a cada semana aparece uma novidade. Dezenove cabeças já foram degoladas, e pelo andar da carruagem, vai chegar ao ponto de que na última rodada iremos ter um desses profissionais demitido.

Como não vamos mais aos estádios, obviamente por termos juízo, assistimos as partidas nas poltronas, muitas vezes sem o som da televisão por conta de narradores e comentaristas que analisam um jogo diferente daquele que chega à nossa casa. Ficamos mudando de canal na busca de algo que pelo menos tenha a aparência de um jogo de futebol.

A falta de um amadurecimento que é feito na fase adulta, que não aconteceu nesse esporte, provocou uma queda vertiginosa em sua qualidade. Chegou a terceira idade de forma despreparada. 

Enquanto o sistema não for mudado, para que tenhamos uma linha de vida normal, com infância, juventude e adulto, continuaremos a viver do que temos, inclusive sem escondermos a realidade, como a maioria da imprensa o faz, criando um clima do faz de conta, de fingimento e ilusório, quando a realidade é muito clara e totalmente diferente daquela que nos é apresentada, com clubes com baixa qualidade técnica, e com jogos sem emoções.

A necessidade da implantação da fase adulta é fundamental para o retorno do antigo futebol brasileiro, desde que estamos correndo para um momento em que todos irão se acostumar com a porcaria. 

Comentários   

0 #4 RE: O FUTEBOL QUE NÃO TEVE A FASE ADULTAPLINIO ANDRADE 03-09-2018 17:47
JJ: O blog tem uma analise critica da melhor qualidade. Não encontramos isso nas mídias de nosso estado. Como os demais comentários já referiram, esse site é dirigido para aqueles que observam o futebol em um outro patamar, não aquele com entrevistas de técnicos, jogadores e dirigentes que não levam a nada. O artigo está perfeito.
Citar
0 #3 RE: O FUTEBOL QUE NÃO TEVE A FASE ADULTACLOVIS ARRUDA 03-09-2018 14:25
JJ: Uma analise perfeita e que mostra a clara realidade do futebol brasileiro. Concordamos com os dois comentários anteriores.
Citar
0 #2 RE: O FUTEBOL QUE NÃO TEVE A FASE ADULTAANTONIO CORREIA 03-09-2018 13:50
JJ: O Rubro-Negro foi muito feliz em seu comentário em relação ao blog. Esse artigo foi elaborado para os que pensam e tem um conteúdo perfeito.
Citar
0 #1 RE: O FUTEBOL QUE NÃO TEVE A FASE ADULTARUBRO-NEGRO 03-09-2018 12:26
JJ: O mais importante do seu blog é a manutenção da qualidade dos artigos. Dirigidos à pessoas que pensam acertam o alvo. Este artigo faz uma perfeita analise do que aconteceu com o futebol brasileiro.
Citar

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar