blogdejjpazevedo

BlogdeJJPAzevedo.com

Escrito por José Joaquim

NOTA 1- NOVE PERSONAGENS FUGINDO DA DEGOLA

* A luta contra dos clubes contra a degola no atual Brasileirinho será mais emocionante do que a do título. Sem duvida uma demonstração da decadência latente do futebol brasileiro, fato esse que a nossa altaneira imprensa não enxerga. Nove clubes tem chances de serem degolados pela foice da Caetana.

Um campeonato paralelo da mediocridade.

A maioria desses personagens desde o inicio do competição já namoravam com  zona perigosa. Nos 12 jogos iniciais que foram realizados antes da paralização da Copa do Mundo da Rússia, Vasco, Chapecoense, Vitória, Bahia, América-MG, Paraná e Ceará, ou estiveram no Z4 ou bem próximo desse.

No Pós Copa chegaram mais dois componentes dessa caravana, Sport e Botafogo. Alguns melhoraram as performances no segundo período, como o tricolor baiano e o Coelho Mineiro, enquanto, o alvinegro carioca e o rubro-negro pernambucano rolaram na ladeiras do Corcovado e da Sé em Olinda.

O time pernambucano terminou a fase Pré-Copa com 19 pontos (52,7%), enquanto o alvinegro carioca estava na 9ª colocação, 17 pontos (47,2%). No Pós-Copa conquistam apenas 4 (13,3%) e 8 pontos (26,6%) respectivamente.

Os percentuais de chances de degola desses nove clubes são os seguintes: PARANÁ- 99,5%, SPORT- 63,2%, CEARÁ- 46,0%- CHAPECOENSE- 42%, BOTAFOGO- 39%, VITÓRIA- 37%, VASCO- 28,2%, AMÉRICA-MG- 17% e, BAHIA- 7,8%.

Para que se tenha uma ideia exata da realidade, o Sport nos 10 jogos que foram realizados após a Copa, conquistou 4 pontos (13,3%), o Paraná somou apenas 5 (8,33%), a Chapecoense, 7 (23,33%), Botafogo, 8 (26,6%) e, Vasco, 9 (30,0%). O Ceará ficou entre os sete melhores dessa fase, com 15 pontos (50%). Se continuar com essa sustentabilidade poderá fugir da degola.

Na realidade somente o time paranista está praticamente rebaixado, enquanto os demais poderão fugir da foice, inclusive o Sport, cujo time não merece confiança, mas apesar disso tem 36,8% de chances para conseguir esse objetivo.

NOTA 2- O NOVO PONTO DE CORTE DA SÉRIE A

* Um fato que está passando despercebido está relacionado ao ponto de corte para o rebaixamento.

Foram realizadas 22 rodadas e até o presente momento o percentual para lutar contra a queda é de 36%, com uma projeção de 41 pontos, com alguns clubes empatados, e com uso dos critérios técnicos para o desempate.

É relevante lembrar que esse limite para que uma equipe permaneça na Série A muda de rodada em rodada, mas persiste com 58% dos jogos realizados no mesmo aproveitamento.

Como a luta deverá terminar com a aplicação de critérios técnicos, as vitorias do Sport, Vitória e Ceará foram importantes. Já Vasco, Paraná, Chapecoense, Bahia, Botafogo e América MG foram derrotados e sentiram a queda de suas chances.

Tais resultados aumentaram a relevância dos três pontos.

De uma coisa temos a plena certeza de que os 45 pontos antes projetado não serão necessários, e segundo nossas projeções esse ponto de corte ficará em 43, que já está acontecendo com o Vasco o primeiro de fora da zona da degola. 

Tudo caminha para que isso aconteça, desde que a competição está nivelada por baixo. 

NOTA 3- O ICASA VENCE O CIRCO NA JUSTIÇA

* O Icasa, um pequeno clube de Juazeiro do Norte , terra do Padre Cicero, teve a coragem de enfrentar a poderosa Rede Globo, dona de nosso futebol, algo que os chamados grandes não tem coragem de fazê-lo. Se ajoelham perante o dinheiro.

O clube conseguiu uma vitória não nos gramados, mas nos tribunais.

O Circo foi condenado pela Justiça do Rio de Janeiro, a pagar uma indenização ao clube cearense no valor de R$ 21 milhões, por danos morais e materiais.

Motivo, no ano de 2013, o Figueirense (SC) escalou irregularmente um jogador na Série B do Brasileiro. O Icasa protestou, mas a entidade não detectou o erro e o assunto foi arquivado.

Depois de algum tempo quando essa irregularidade foi comprovada o Brasileirinho já estava em andamento, com a presença da equipe catarinense, que terminou em 4º lugar, com o time cearense em 5º.

Os clubes devem ter o sentimento de que devem lutar por seus direitos, mesmo contra poderosos agentes.

Obvio que cabe recurso à tal decisão, mas a vitória inicial é o ponto de partida para que as outras instancias possam acompanhar.

Com as bênçãos de Padre Cicero certamente o clube terá sucesso.

NOTA 4- UMA RODADA COM BOM PÚBLICO E POUCOS GOLS

* Muitos jogos e poucos gols é a realidade do futebol brasileiro. A busca de um gol foi substituída pelos ônibus biarticulados, que fecham as defesas de times.

A 22ª rodada foi trágica com relação as bolas nas redes, quando em 10 jogos essas só foram vazadas por 19 vezes, com uma média ridícula de 1,90 por jogo.

Na contrapartida o publico dessa rodada foi de 236.234 pagantes, com uma excelente média para os padrões brasileiros de 23.623 torcedores por jogo.

Pela primeira vez na era dos pontos corridos a média geral suplantou o limite de 18 mil pagantes.

Nessa rodada que foi encerrada no último domingo, essa passou de tal faixa, com 18.083 por jogo.

Futebol sem gols, mas com um bom público.

Houve um equilíbrio entre os mandantes (114), visitantes (41) e empates (63).

O placar de 1x0 aconteceu por 40 vezes.

NOTA 5- AS LOUVAÇÕES AO FUTEBOL EUROPEU

* Sem duvida o futebol europeu tem uma distancia para o brasileiro igual a da Terra para o Planeta Marte.

Maiores recursos, jogadores de alto nível, de todos os rincões, fazem parte do sistema.

Apesar disso os jogos das primeiras rodadas estão bem longe da qualidade de anos anteriores, embora as nossas mídias façam um estardalhaço de algo bem diferente da realidade.

Na Espanha o próprio torcedor que sempre lotava os estádios, está deixando-os na ociosidade, inclusive nas partidas do Barcelona e Real Madrid.

Assistimos os últimos jogos desses dois times, contra adversários tão fracos como o nosso Íbis. O Real goleou o Laganés por 4x1, em uma partida insossa e sem o menor gosto. Foi elogiada pelos analistas brasileiros.

A capa de nossos sites esportivos foram dedicadas ao brilhantismo de Lionel Messi, com dois gols na goleada por 8x2 contra um time igual aos piores do Brasil, o Huesca.

Se o portenho não marcasse gols contra um time mequetrefe deveria se aposentar.

Na Premier League poucos são os jogos com qualidade técnica como outrora. O público continua excelente, mas o futebol é mediano.

O Manchester City ainda não apresentou o que jogou na temporada anterior. No último jogo derrotou na bacia das almas o Newcastle por 2x1. Pep Guardiola sofreu no banco.

O Manchester United de José Mourinho penou para ganhar do frágil Burnley por 2x0. Uma pelada inglesa.

Um clube mediano, o Wattford derrotou um dos invictos, Tottenham, por 2x1. O melhor da partida foi a presença de Elton John, que já foi presidente desse clube.

Jogos bem aquém do que é na verdade o futebol da Premier League.

Na Itália apesar de Cristiano Ronaldo, que ainda não marcou gols pela Juventus, tudo continua como dantes.

Falar do Campeonato Frances não é necessário, desde que é o mais fraco de todos, e quem está salvando-o é o futebol de Mbappé, que perdeu a cabeça no seu último jogo quando foi expulso.

Parece que o futebol europeu foi inoculado pelo vírus do futebol de nosso país. Obvio que irá melhorar pelo que tem, mas hoje está concorrendo com o Brasil com seus jogos mequetrefes.

Não adianta se elogiar algo que não merece, desde que aqueles que assistem os jogos dos times do Velho Continente em nosso país não são torcedores alienados, e sabem reconhecer o que é bom e ruim.

NOTA 6- A FAVELIZAÇÃO DO ARRUDA

* Um artigo do blog do jornalista Claudemir Gomes deve ser lido por todos os que acompanham o futebol de nosso estado, e que tem um título assustador, mas real: ¨A FAVELIZAÇAO DO ARUDA¨.

Esse relata uma visita às dependências do tricolor pernambucano, e mostra a triste realidade em que essas se encontram.

Um texto excelente, que caracteriza muito bem a vida de um clube tradicional de nosso estado que vem rolando a ladeira.

Vale a pena acessar o blog desse jornalista que sem duvida é um dos últimos dos moicanos na sua profissão.

Comentários   

0 #1 RE: NOTAS AVULSASCLOVIS ARRUDA 04-09-2018 13:27
jj; Hoje com 41 pontos iremos ter ter uma decisão pelos critérios técnicos. Os 43 pontos garantem 95% de possibilidades. O Vasco tem 38% de aproveitamento e está isolado na 16ª colocação.
Citar

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar