blogdejjpazevedo

BlogdeJJPAzevedo.com

Escrito por José Joaquim

NOTA 1- O NOVO CAMINHO DO FUTEBOL MUNDIAL

* O jornalista Jamil Chade do jornal Estado de São Paulo, em uma matéria publicada na última terça-feira, mostrou que a UEFA está encerrando na Europa os amistosos polêmicos entre seleções, que muitas vezes serviram para encobrir algumas ações fora da curva, inclusive comissões estranhas pagas a terceiros e depositadas em paraísos fiscais, ao implantar a LIGA DAS NAÇOES, que foi iniciada na última quarta-feira.

No lugar das famosas datas FIFA haverá uma competição europeia com a duração de um ano.

Sem duvida trata-se de uma revolução no esporte da chuteira, e que irá afetar os outros continentes que só irão enfrentar as seleções da Europa durante a Copa do Mundo.

O recado dado pela UEFA a todos os que dirigem o futebol, inclusive a FIFA é que a Europa irá ditar o seu calendário internacional.

O novo torneio que ocupará as datas FIFA durante um ano, deixará o Brasil sem amistosos contra a França, Espanha, Itália e Alemanha, e terá que atuar contra as seleções do Sul e do Norte da América, ou das asiáticas, árabes e africanas.

O Circo do Futebol fez um protesto junto a FIFA, que não pode fazer nada, a não ser o de implementar uma Liga Mundial que é uma ideia do seu presidente.

Vamos e convenhamos o desespero da cartolagem brasileira não é a parte técnica, e sim financeira, desde que as cotas que são vendidas para os jogos contra os times da Europa são maiores com relação as dos outros Continentes, inclusive para os patrocinadores.

Jogar com uma seleção asiática é bem diferente do que enfrentar a Alemanha.

Por conta disso os amistosos que serão realizados nas datas FIFA de setembro, serão contra os times dos Estados Unidos e El Salvador, que tecnicamente são fracos.

NOTA 2- O SEIS PELO MEIA DÚZIA

* O Corinthians resolveu trocar o seis, Osmar Loss, pelo meia dúzia, Jair Ventura, técnico que dançou no comando do Santos após um semestre trágico.

O time alvinegro como não tinha tempo suficiente para a definição da contratação de um novo técnico que era urgente, optou por um que certamente não terá tempo  nem as mínimas condições de mudar o atual panorama.

O problema do Corinthians é de gestão, e tal fato está levando o time Mosqueteiro para uma situação bem delicada.

O presidente do clube Andrés Sanches se ufana de ser um bom gestor e que entende muito bem os caminhos do futebol.

Se isso fosse verdade não teria esperado para tirar do comando o técnico Loss, quando há sete rodadas o time só conheceu uma única vitória, contra o potencial rebaixado, Paraná, que é o time que faz a festa como um saco de pancadas para os demais disputantes.

Se esse fosse um bom gestor já terá observado que tem jogadores no seu time sem a menor condição física, no caso de Jadson e Ralf, que estão acima do peso, e isso repercute em suas participações.

O interessante é que vimos isso nas transmissões pela televisão, e é obvio que pessoalmente fica muito mais fácil de ser detectado.

A derrota contra a equipe do Ceará, foi o pano de fundo para a cena de uma tragédia anunciada.

O Corinthians foi um dos clubes que mais perdeu jogadores durante a janela de transferência sem contar com reposições, e o resultado está na tabela de classificação, com 30 pontos conquistados distando de 16 do líder Internacional, e com 9 derrotas e 8 vitorias.

Essa é a realidade de um clube de um potencial gigantesco por conta de sua torcida, mas sem uma boa gestão.

São coisas do futebol brasileiro.

NOTA 3- LISCA E O CEARÁ

* A vitória do Ceará sobre o Corinthians por 2x1, na última quarta-feira no Castelão, deixou a equipe com 23 pontos em 23 jogos, e na 18ª colocação da competição.

Esse foi o 14º jogo do time na Série A sob o comando de Lisca, que assumiu o lugar que era de Jorginho que tinha substituído Marcelo Chamusca.

O primeiro jogo sob o seu comando foi o do empate de 1x1 contra o Botafogo.

A sua performance em 14 rodadas, é boa com relação a situação anterior. Foram cinco vitórias, cinco empates e 4 derrotas, conquistando 20 pontos dos 42 que foram disputados, com um aproveitamento de 47,6%.

O desempenho colocaria o Ceará no TOP 10, no 7º lugar que hoje é ocupado pelo Cruzeiro com 32 pontos.

Segundo uma analise do Jornal O POVO, de Fortaleza, o trabalho de Lisca está dando resultados, ao levar a equipe cearense à ser a 6ª melhor após a Copa do Mundo.

O grande trunfo do trabalho desse treinador tem sido a defesa, que está bem formatada e conseguindo segurar os ataques adversários.

O ataque é grotesco, marcando nesses 14 jogos apenas 11 gols, o segundo pior da competição.

A melhora do Ceará sob o comando de Lisca é retratada nas chances de rebaixamento, quando chegou a ter mais de 90%, e hoje essa foi reduzida para 45%, ou seja tem 55% de fugir da Caetana.

De doido esse treinador não tem nada, é apenas um marqueteiro na busca de publicidade.

NOTA 4- A BELEZA DOS PONTOS CORRIDOS

* O sistema de pontos corridos é como uma corrida de cavalos, que provoca grandes emoções, surpresas na sua reta, e armadilhas em suas curvas.

Alguns competidores largam na frente, e perdem o folego, outros se sustentam por estarem mais bem preparados, ou mancam durante o percurso.

Seria bem mais interessante se tivéssemos uma melhor distribuição das receitas, aumentando a competitividade dos jogos.

Do topo até a zona da degola os jogos tem validade, desde que alguns sonham com o título, uma vaga na Libertadores ou na Sul-americana, e outros lutam contra o rebaixamento.

Os torcedores brasileiros começaram a entender o sistema após 12 anos do seu inicio com a presença de vinte clubes, e a média de público do atual campeonato está demonstrado esse fato.

Cinco clubes disputam a conquista do título, e pelo menos oito lutam contra o rebaixamento, ou seja, a cada jogo aumenta o estresse.

Há um bom tempo estamos discutido o aprimoramento do sistema dos pontos corridos, para que o campeonato tenha dois turnos, e uma partida final contemplando os dois vencedores.

Certamente a competição pegaria fogo no seu returno, desde que as chances ficariam iguais para os disputantes, e evitaria o abandono de alguns competidores por não terem mais objetivos. 

Os brasileiros gostam de emoções.

NOTA 5- A DEBANDADA

* Uma lista com 62 jogadores que estiveram à disposição de seus clubes na primeira rodada do Brasileirinho, e que foram transferidos para o exterior mostra a fragilidade de nosso futebol.

O Calendário Esportivo diferente do europeu, é o responsável pela debandada que prejudicou em muito a competição.

O São Paulo foi o que mais sofreu, com a saída de 8 jogadores.

RANKING 

SÃO PAULO- 8,

CORINTHIANS- 7,

ATLÉTICO-PR- 5,

PALMEIRAS-5,

PARANÁ- 5,

ATLÉTICO-MG- 4,

BAHIA- 4,

SANTOS-3,

VASCO-3,

CHAPECOENSE- 3,

FLAMENGO- 3,

FLUMINENSE- 3,

GRÊMIO-3,

CRUZEIRO- 2,

CEARÁ- 1,

SPORT- 1,

VITÓRIA- 1,

ITERNACIONAL- 1,

AMÉRICA-MG- 0 e,

BOTAFOGO- 0.

NOTA 6- O AMÉRICA NO TOP 10 DO BRASILEIRINHO

* A 23ª rodada do Brasileirinho foi encerrada na noite de ontem com três jogos.

O Santos enfrentou no Pacaembu a equipe do Grêmio e o placar de 0x0 confirma o que aconteceu, com uma pelada de fraca qualidade. Nenhum dos dois times merecia a vitória.

O segundo jogo foi ruim quanto o primeiro, envolvendo o Fluminense e Vitória.

No primeiro tempo o tricolor dominou a partida de maneira falsa, desde que não teve nenhum bom momento de gol.

No segundo a partida entrou na melancolia do 0x0, cujo resultado foi justo. Os goleiros dos dois times não sujaram as luvas.

No último encontro da noite, o América-MG no Horto, foi o único a vencer, e com um primeiro tempo brilhante amassando a equipe do Vasco, terminando com o placar de 1x0, que na verdade poderia ter sido maior.

Na segunda etapa o time da Colina melhorou um pouco, pressionou o adversário e recebeu um pênalti de presente do zagueiro do Coelho, Matheus Ferraz, que foi convertido em gol.

A alegria do empate durou muito pouco, quando a equipe mineira saiu da letargia, acordou, e desempatou, fechando o placar final por 2x1.

O Vasco da Gama está ficando bem próximo da sua quarta queda na era dos pontos corridos.

Com o futebol que está apresentando dificilmente escapará da foice da Caetana.

Enquanto isso o América-MG de Adilson Batista continua evoluindo na competição, e ficando longe da ZR.

Com essa vitória de ontem assumiu a 9ª colocação com 29 pontos, ingressando no TOP 10. 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar